Bem vamos lá,
abrir um arquivo proprietário nunca vai ser 100%, pois quem desenvolve o filtro para que isto seja possível faz engenharia reversa, que é o mesmo que tentar construir uma televisão sharp sem poder abrir uma como referência, a coisa rola em tentativa e erro. Ainda mais falando dos famigerados .cdr que a cada nova versão do programa o padrão muda. Não existe time de programadores que aguente.
Bem, expliquei o problema, agora vamos as possíveis soluções.
A primeira seria se possível a pessoa lhe mande um arquivo .ai (Adobe Illustrator) para isto ela abre nosso amigo Corel vai em arquivo/salvar como e na tela de dialogo de salvar seleciona o filtro de AI. Pois o modulo de importação de .ai do Inkscape é bem maduro.
A segunda é igual a primeira, só que em vez de salvar com o filtro de AI, salva com o filtro de .svg, mas já aviso que o risco de vir um aquivo nada completo é grande, não é culpa do formato, mas da Adobe que não implementa o filtro direito. (porque será?)
A quarta solução é mais trabalhosa, peça para a pessoa gerar uma imagem bem grande da arte, seja em .jpg, .tif ou .png (eu prefiro esta), dali vc importa pro Inkscape e reconstrói a arte.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida é só chamar.

Carlos Eduardo
Design Livre
http://cadunico.wordpress.com/http://cadunico.art.br/
Faça parte do GNUGRAF !
http://gnugraf.org/


AGORA É LEI: 5978 de 24/05/211
"Os órgaõs e entidades da administração pública direta, indireta,
autárquica e fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos
autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão preferencialmente,
formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e
disponibilização digital de documentos".