Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos Habacuque 3.2b

626 views
Skip to first unread message

Rosembergue Rocha

unread,
Feb 14, 2010, 3:00:25 PM2/14/10
to undisclosed-recipients

Clique em mim!

Aviva,  ó  Senhor, a tua obra no meio dos anos

Habacuque 3.2b

 

Haaaabacuque 3.2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra  no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

 

Habacuque foi o 8º dos profetas menores. Seu livro contém 3 cap. E  56 vers.  Enquanto que o livro do profeta Jeremias  contém  52 cap. 1364 vers. O livro do profeta Ezequiel contém  48 cap. 1.273  vers. O livro do profeta Isaías contém 66 Cap. e 1.292 vers.

Habacuque profetizou no período aproximadamente de  612 a 589 a.C  23 anos. Final do reinado  de Josias, nos últimos 3 anos  - Reinado de Joacaz, 3 meses. Reinado do rei Jeoaquim 11 anos. Reinado do rei Rei  Joaquim 3 meses e no reinado do rei Zedequias 9 anos. Não podemos afirmar com exatidão se estas datas são corretas,  existem algumas dúvidas.

Este profeta dialogou com Deus, a respeito do quadro crítico que se  encontrava o reino sul, Judá.

Não sabemos a genealogia do profeta Habacuque, seu nome aparece somente duas vezes na Bíblia. Habacuque 1.1 e Habacuque 3.1

 

Na época  do profeta  Habacuque, ISRAEL  O Reino Norte  já havia sido levado cativo  para Assíria   por Salmaneser  em 722 a.C

II Reis 17.1-23

      1 No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.

2  E fez o que era mal aos olhos do SENHOR; contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele.

3  Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele e dava-lhe presentes.

4  Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava presentes ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então, o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.

5  Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.

      6  No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e fê-los habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos.

7 E sucedeu assim por os filhos de Israel pecarem contra o SENHOR, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.

8  E andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel e nos costumes dos reis de Israel.

9  E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o SENHOR, seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade forte.

10  E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes.

11  E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o SENHOR transportara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o SENHOR.

12  E serviram os ídolos, dos quais o SENHOR lhes dissera: Não fareis estas coisas.

13  E o SENHOR protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.

14  Porém não deram ouvidos; antes, endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR, seu Deus.

15  E rejeitaram os estatutos e o concerto que fizera com seus pais, como também os testemunhos com que protestara contra eles; e andaram após a vaidade e ficaram vãos, como também após as nações que estavam em roda deles, das quais o SENHOR lhes tinha dito que não fizessem como elas.

16  E deixaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.

17  Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.

18  Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá.

19  Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus; antes, andaram nos estatutos que Israel fizera.

20  Pelo que o SENHOR rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença.

21  Porque, depois que o Senhor rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o SENHOR e os fez pecar um grande pecado.

22  Assim, andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles.

23  Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos,

 

O Profeta estava diante de um quadro muito triste.  Judá, o reino Sul, vivendo em total desobediência a Deus; praticando a idolatria, avareza, contenda, violência. Israel,  o reino norte já havia sido levado para Assíria em cativeiro no ano 722.a.C.  Conseqüência do seu pecado. Idolatria, prostituição e todo tipo de violência.

 

Estes dois reinos se dividiram após a morte dO REI  Salomão

I Reis 11.43 -  E adormeceu Salomão com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.

 

Roboão seu filho  foi o causador dA divisão  do reino,

até então denominado Reino Unido

I Rs. 12.1-11  E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.

2  E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),

3  enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:

4  Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

5  E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.

6  E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?

7  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.

8  Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.

9  E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

10  E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

11  Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

 

Israel -  as dez  tribos  que formaram  o reino norte, seguem a Jeroboão

Ruben – Issacar – Aser  -   Efraim – Manasses – Zebulon – Naftali – Dã – Simeão – Gade

 

I Rs. 12.16-25 - Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas.

17  No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.

18  Então, o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou com pedras e morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao seu carro para fugir para Jerusalém.

19  Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje.

20  E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá.

21  Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, ajuntou toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.

22  Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo:

23  Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao resto do povo, dizendo:

24  Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do SENHOR e voltaram segundo a palavra do SENHOR.

25 E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali, e saiu dali, e edificou a Penuel.

 

A IDOLATRIA DE JEROBOÃO – ELE  mandou construir dois  bezerros de ouro, um colocou em Betel e outro em Dã, para Israel adorar, assim eles não iriam a Jerusalém adorar a Deus.

 

I Rs. 12.26-33

26  E disse Jeroboão no seu coração: Agora, tornará o reino à casa de Davi.

27  Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá, e me matarão e tornarão a Roboão, rei de Judá.

28  Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.

29  E pôs um em Betel e colocou o outro em Dã.

30  E este feito se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um a adorar.

31  Também fez casa dos altos e fez sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.

32  E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente, fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.

33  E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, do mês que ele tinha imaginado no seu coração, assim fez a festa aos filhos de Israel e sacrificou no altar, queimando incenso.

 

QUARENTA REIS REINARAM EM ISRAEL E JUDÁ – OS 20 Reis   QUE reinaram em  Israel reino norte, todos fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, foram idólatras, PERVERSOS, VIOLENTOS  E  MAUS.

DOS 20 REIS QUE REINARAM NO REINO SUL, 14 FORAM MAUS, NÃO OBEDECERAM A DEUS, e 6  combateram a idolatria.

1- Asa  -  2 -   Josafá – 3 -  Uzias – 4 - Jotão  -  5 – Ezequias – 6- Josias -

Então de 40 reis, 34 foram maus  e  6 andaram nos caminhos do Senhor. Portanto somente 15% agradaram a Deus

 

O profeta habacuque pergunta para Deus:

Habacuque 1.2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?

 

Deus responde para o profeta :

Habacuque 1.6-10 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.

7  Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.

8  Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.

9  Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.

10 E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.

 

 

CUMPRIMENTO DO  QUE DEUS FALARA PARA O PROFETA HABACUQUE:

II Reis 24.1-4Nos dias de Jeoaquim, subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra ele, e Jeoaquim ficou três anos seu servo; depois, se virou e se revoltou contra ele.

2  E Deus enviou contra Jeoaquim as tropas dos caldeus, e as tropas dos siros, e as tropas dos moabitas, e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra que o SENHOR falara pelo ministério de seus servos, os profetas.

3  E, na verdade, conforme o mandado do SENHOR, assim sucedeu a Judá, que o tirou de diante da sua face, por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera,

4  como também por causa do sangue inocente que derramou, enchendo a Jerusalém de sangue inocente; por isso, o SENHOR não o quis perdoar.

II Reis 25.1-13 -  E sucedeu que, no nono ano do reinado de Zedequias, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e levantaram contra ela tranqueiras em redor.

2  E a cidade foi sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias.

3  Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, nem havia pão para o povo da terra,

4  então, a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta que está entre os dois muros junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade em redor); e o rei se foi pelo caminho da campina.

5  Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou.

6  E tomaram o rei e o fizeram subir ao rei de Babilônia, a Ribla; e procederam contra ele.

7  E aos filhos de Zedequias degolaram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos a Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia.

8 E, no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia, a Jerusalém.

9  E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; todas as casas dos grandes igualmente queimou.

10  E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda derribou os muros em redor de Jerusalém.

11  E o mais do povo que deixaram ficar na cidade, e os rebeldes que se renderam ao rei de Babilônia, e o mais da multidão, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levou presos.

12  Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores.

13  Quebraram mais os caldeus as colunas de cobre que estavam na Casa do SENHOR, como também as bases e o mar de cobre que estavam

 

II Cr.36.14-21

4  Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam de mais em mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a Casa do SENHOR, que ele tinha santificado em Jerusalém.

15  E o SENHOR, Deus de seus pais, lhes enviou a sua palavra pelos seus mensageiros, madrugando e enviando-lhos, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação.

16  Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor do SENHOR subiu tanto, contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

17  Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens, nem das moças, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos os deu nas suas mãos.

18  E todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, e os tesouros da Casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para a Babilônia.

19  E queimaram a Casa de Deus, e derribaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos.

20  E os que escaparam da espada levou para a Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia,

21  para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

 

A derrota de Judá foi o castigo divino contra um povo obstinado e (impenitente) NÃO ARREPENDIDO, CÍNICO que continuou nos pecados terríveis de Manasses.

 

A  mentira, imoralidade e prostituição, injustiça e violência, repúdio a palavra de Deus, sacrifício dos filhos  no fogo, violência com as mulheres grávidas, idolatria, apostasia, avareza, chegara ao seu extremo.

Até os  sacerdotes e profetas  falavam mentiras,

MENTIRA

Jr. 5.30-31Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.

Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; e que fareis no fim disso?

Jr.9.3 –E estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o SENHOR.

Jr.6.13-14-Porque, desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e, desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade.

14- E curam a ferida da filha do meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.

Jr.29.8-9 –Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais.

9  Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.

 

Imoralidade e prostituição:

Jr.5.7-9-Como, vendo isso, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; depois de os eu ter fartado, adulteraram e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos;

8  como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu companheiro.

9  Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta?

Jr.9.2 -  Eu gostaria de ter um lugar para ficar no deserto, onde pudesse estar longe do meu povo. Todos eles são adúlteros, são um bando de traidores.

Ez.16.28-29 -  Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e, prostituindo-te com eles, nem ainda assim ficaste farta;

29  Antes, multiplicaste as tuas prostituições na terra de Canaã até à Caldéia e nem ainda com isso te fartaste.

Ez.22.15- E espalhar-te-ei entre as nações, e espalhar-te-ei pelas terras, e porei termo à tua imundícia.

Ez.23.14- E aumentou as suas impudicícias,(sem-vergonhismo, despudoramente) porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho;

Os.6.10- Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel: ali está a prostituição de Efraim; Israel é contaminado.

 

OS CHEFES DOS SACERDOTES CONTAMINARAM A CASA DO SENHOR

II Cr. 36.14 - Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam de mais em mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a Casa do SENHOR, que ele tinha santificado em Jerusalém.

Injustiça e violência ;

2 Reis 15:16  Então, Menaém (17º de Israel) feriu a Tifsa e todos os que nela havia, como também seus termos desde Tirza, porque não lha tinham aberto; e os feriu, pois, e todas as mulheres grávidas fendeu pelo meio.

Jr. 6.7-8 - Como a fonte produz as suas águas, assim ela produz a sua malícia; violência e estrago se ouvem nela; enfermidade e feridas diante de mim continuadamente.

Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada.

Os. 6.8-9 -  Gileade é a cidade dos que praticam a iniqüidade, calcada de sangue.

9  Como hordas (bando de marginais) de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho para Siquém; sim, eles têm praticado abominações.

 

Repúdio a Palavra de Deus

Jr.2.13-Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Jr.17.13-Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.

Jr. 8.9 Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria, pois, teriam?

Infidelidade

 

SACRIFICAVAM SEUS FILHOS NO FOGO

II Reis 16.1-4 -  No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá.

2  Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, seu Deus, como Davi, seu pai.

3  Porque andou no caminho dos reis de Israel e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios, que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.

4  Também sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo arvoredo.

II Cr.28.3 -  Também queimou incenso no vale do Filho de Hinom, e queimou os seus filhos, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR tinha desterrado de diante dos filhos de Israel.

II Reis 17.17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.

 

II Reis 21.6 Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da Casa do SENHOR.

6  E até fez passar a seu filho pelo fogo, e adivinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituiu adivinhos e feiticeiros, e prosseguiu em fazer mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.

 

VIOLÊNCIA COM AS MULHERES GRÁVIDAS

II Reis 15.16 -  Então, Menaém (17º rei de Israel) feriu a Tifsa e todos os que nela havia, como também seus termos desde Tirza, porque não lha tinham aberto; e os feriu, pois, e todas as mulheres grávidas fendeu pelo meio.

Amós 1:13  Assim diz o SENHOR: Por três transgressões dos filhos de Amom e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam as grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos.

 

IDOLATRIA

II Reis 17.16 -  16  E deixaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.

II Reis 21.2-7- 2  E fez o que era mal aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR desterrara de suas possessões de diante dos filhos de Israel.

3  Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu.

4  E edificou altares na Casa do SENHOR, de que o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém, porei o meu nome.

5  Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da Casa do SENHOR.

6  E até fez passar a seu filho pelo fogo, e adivinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituiu adivinhos e feiticeiros, e prosseguiu em fazer mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.

7  Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o SENHOR dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre.

Jr.7.17-18- Não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?

Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para fazerem bolos à deusa chamada Rainha dos Céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

 

II Cr.29.16- E os sacerdotes entraram dentro da Casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da Casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom.

DEUS USOU O PROFETA JEREMIAS PARA ALERTAR  O SEU POVO, O REINO SUL- JUDÁ -  SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO SEU PECADO

Jr.22.5-9- Mas, se não derdes ouvidos a estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz o SENHOR, que esta casa se tornará em assolação.

6  Porque assim diz o SENHOR acerca da casa do rei de Judá: Tu és para mim Gileade e a cabeça do Líbano; mas por certo que farei de ti um deserto e cidades desabitadas.

7  Porque prepararei contra ti destruidores, cada um com as suas armas; e cortarão os teus cedros escolhidos e lançá-los-ão no fogo.

8  E muitas nações passarão por esta cidade, e dirá cada um ao seu companheiro: Por que procedeu o SENHOR assim com esta grande cidade?

9  Então, responderão: Porque deixaram o concerto do SENHOR, seu Deus, e se inclinaram diante de deuses alheios, e os serviram.

 

Jr.25.8-10 -  Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras,

9  eis que eu enviarei, e tomarei a todas as gerações do Norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e pô-los-ei em espanto, e em assobio, e em perpétuos desertos.

10  E farei perecer, entre eles, a voz de folguedo, e a voz de alegria, e a voz do esposo, e a voz da esposa, e o som das mós, e a luz do candeeiro.

 

Jeremias profetizou que Judá iria para o cativeiro , e lá ficaria um período de 70 anos.

Jr.25.11  E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.

Jr.25.12. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo.

Jr. 29:10  Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.

 

O severo castigo que Deus impôs ao seu povo do ANTIGO TESTAMENTO,

serve de advertência aos crentes de hoje.

Hc. 1.6-7  Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.

7-Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.

 

CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS

Esdras 5:12  Mas, depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa e transportou o seu povo para Babilônia.

 

Jr. 32:28  Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade nas mãos dos caldeus, e nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia; e ele tomá-la-á.

 

Jr. 39:1,8  No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no mês décimo, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, e todo o seu exército contra Jerusalém e a cercaram.

8-E os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém.

 

Jerusalém  é invadida por Nabucodonosor o caldeu

II Rs. 24:2  E Deus enviou contra Jeoaquim as tropas dos caldeus, e as tropas dos siros, e as tropas dos moabitas, e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra que o SENHOR falara pelo ministério de seus servos, os profetas.

II R. 25:4  então, a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta que está entre os dois muros junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade em redor); e o rei se foi pelo caminho da campina.

II Rs. 25:5  Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou.

II Rs. 25:10  E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda derribou os muros em redor de Jerusalém.

II Rs. 25:13  Quebraram mais os caldeus as colunas de cobre que estavam na Casa do SENHOR, como também as bases e o mar de cobre que estavam na Casa do SENHOR; e levaram o seu bronze para Babilônia.

II Rs. 25:26  Então, todo o povo se levantou, desde o menor até ao maior, como também os capitães dos exércitos, e vieram ao Egito, porque temiam os caldeus.

IICr.36:17  Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens, nem das moças, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos os deu nas suas mãos.

OS CALDEUS FIZERAM INJUSTIÇA TAMBÉM COM JÓ – POVO MAL E PERVERSO

Jó 1:17  Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.

 

ATRAVES DESTE ESTUDO, ENTENDEMOS QUE O PROFETA HABACUQUE CLAMAVA A DEUS  POR SOCORRO, PORQUE  ELE ESTAVA CONTEMPLANDO EM JUDÁ:

Violência, idolatria, prostituição, contenda, avareza, mentira, falsidade  e muito mais.

 

O REINO NORTE JÁ  HAVIA  SIDO LEVADO CATIVO, PARA ASSÍRIA. E JUDÁ,

EM  BREVE SERIA LEVADO CATIVO PARA BABILÔNIA.

 

Amado (a) irmão (ã), estudando sobre este assunto, o que aprendi, desejo passar para você. O versículo, o qual referimos no início deste estudo:

Habacuque  3.2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra  no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

 

Concluímos que a obra de Deus para ser avivada, é necessário, altar arrumado, altar edificado, altar sem imundícia, sem idolatria, sem mentira, sem falsidade, altar onde o fogo só poderá arder continuamente, se for usado nas lamparinas o azeite puro, batido da oliveira verdadeira.

 

O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE

Lv.6.13- O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

 

AZEITE PURO

Ex.27.20-Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.

Lv.24.1-2- E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2  Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para acender as lâmpadas continuamente.

 

EXEMPLOS DE HOMENS NO PASSADO QUE REPARARAM O ALTAR

O Reis Asa tirou os ídolos e os rapazes escandalosos e removeu do trono sua mãe ou vó Maaca

 I Rs.15.11-13 E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai,

12  porque tirou da terra os rapazes escandalosos, e tirou todos os ídolos que seus pais fizeram,

13  e até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Aserá; também Asa desfez o seu ídolo horrível e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

 

O profeta Elias  reparou o altar

I Rs. 18.30 -  Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado.

I Rs.18.37-38 -  Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.

38  Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

 

O rei  Ezequias destruiu a serpente de metal- Purificou o templo, tirou para fora toda a imundícia

II Rs.18.3-6 -  E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.

4  Este tirou os altos, e quebrou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.

5  No SENHOR, Deus de Israel, confiou, de maneira que, depois dele, não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.

6  Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou de após ele e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.

 

II Cr. 29.16-18 -  E os sacerdotes entraram dentro da Casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da Casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom.

17  Começaram, pois, a santificar ao primeiro do mês primeiro, e, ao oitavo dia do mês, vieram ao alpendre do SENHOR e santificaram a Casa do SENHOR em oito dias; e, no dia décimo sexto do primeiro mês, acabaram.

18  Então, entraram para dentro, ao rei Ezequias, e disseram: Já purificamos toda a Casa do SENHOR, como também o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a mesa da proposição com todos os seus objetos.

 

O rei  Josias  reparou as fendas  -   extirpou os adivinhos,feiticeiros, ídolos e abominaçãos da Casa do Senhor.

II Rs.22.5 -  E que o dêem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do SENHOR; para que o dêem àqueles que fazem a obra que na Casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa:

II Rs.23.25-  Porém, no ano décimo oitavo do rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao SENHOR, em Jerusalém.

24  E também os adivinhos, e os feiticeiros, e os terafins, e os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR.

25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.

 

O profeta Habacuque  já não suportava mais ver  tantas abominações NA CASA DO SENHOR e ele pergunta se Deus não está vendo?

 

Sabemos que o nosso Deus VÊ E SABE DE TODAS AS COISAS.

 

HEBREUS 4.13-E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Ec.12.14 -  Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Mt.10.26 - Portanto, não os temais, porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.

 

DEUS EXIGE DE MIM E DE VOCÊ SANTIDADE, ASSIM COMO EXIGIU DO PATRIARCA ABRÃO

Gn.17.1 -  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.

 

Lv.20.26 – E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.

 

I Pedro 1.16 -  Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

 

DEUS NOS PROMETEU UMA COROA INCORRUPTÍVEL, MAS  SE FORMOS FIÉIS ATÉ AO FIM

Ap. 2:10  Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida

Ap. 3:11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

 

AO QUE VENCER DEUS PROMETEU:

Ap. 2:17  Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Ap. 3:5  O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

 

Ap. 3:12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

 

Conclusão:

A obra de Deus será avivada no meio dos anos, se estivermos vivendo uma vida santa, se o nosso altar  estiver limpo, purificado, sem brechas, sem imundícias.

O fogo arderá continuamente sobre o altar, se o azeite  for puro, batido da oliveira verdadeira.

 

 

 

APROVEITANDO A OCASIÃO PARTICIPA DO MEU SITE, TEMOS ENQUETE ESTUDO BÍBLICO, TESTEMUNHO E NOTICIAS DO DIA.
É SÓ DA UM CLICK NO LINK ABAIXO.
OBRIGADO!!!
 
 
 
ASS: MISSIONÁRIO ROSEMBERGUE

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!
background.jpg
SENDER_EMAILsilvarocha7@gmail@@com.png
right.jpg
top_right_2.jpg
bottom_left_2.jpg
bottom_right_2.jpg
bottom_left.jpg
bottom_right.jpg
imstp_animation_butterflies_pt_030908.gif
left_margin.jpg
top_left.jpg
hitarea.gif
top_right.jpg
right_margin.jpg
left.jpg
top_left_2.jpg
center.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages