Prezado Thiago Menezes, bom dia!
O que você está tentando fazer se chama “acesso remoto assistido” e pode sim ser configurado no Windows, pois a partir do Windows XP todos os sistemas operacionais da Microsoft possuem um software nativo para acesso remoto.
Em versões mais antigas do Windows também é possível acessar, mais será necessário instalar o Remote Desktop Connection (baixar do site da MS).
A forma padrão de utilização do TS em estações de trabalho consiste no uso por apenas um usuário por vez, mas isto pode ser configurado. Em ambiente servidor o TS cria uma nova sessão para cada nova conexão, por isso você não visualiza os arquivos que estão abertos, para acessa-los você teria que fechar a conexão sem fazer logoff.
Existe uma forma de acesso assistido onde você gera um convite (Iniciar > Ajuda e Suporte) e encaminha para outro computador, de posse deste arquivo (*.msrcincident) você pode visualizar o que o computador remoto está fazendo e pode até controlar o computador.
Se os computadores estiverem funcionando ligados a um controlador de domínio fica mais fácil esta administração, pois você pode configurar nas políticas de segurança de grupo a não necessidade de gerar o convite para acessar, bastando apenas fornecendo o IP do computador remoto.
Se você quiser “Auditar” (
Acessar remotamente sem o conhecimento do usuário) vai ter que configurar mais um pouquinho, por padrão os softwares da Microsoft não fazem isso, pois no mínimo pedem uma confirmação.
Existem alguns tutoriais no TechNet Brasil ensinando a fazer isso (com telinhas e tudo mais), dê uma pesquisada.
http://www.technetbrasil.com.brSe você quiser resolver de forma rápida basta instalar outro software, como o PcAnywhere, o TeamViewer, LogMeIn, GoToMyPc, VNC entre outros. Mas lembre-se de pesquisar sobre as fragilidades de segurança do software que você escolher, pois alguns deles como o VNC já deram muita dor de cabeça para algumas pessoas.
O ideal é não instalar este tipo de sistema em servidores críticos, mas se você estiver em uma rede segura (se é que existe isso) pode fazer.
Att.
Adson Gomes