Olá a todos !!....
Desculpem a demora em postar sobre o encontro. Aconteceu, sim !! Da forma que previsto, pois cancelamos antecipadamente a parte social, devido a seca. Apenas deveriam ir os mais interessados em história e genealogia. No dia 7 estiveram lá na Caroba a Florzinha (Teolinda Spinola Costa), a Lia e o Evandro, parentes que moram em Brumado e que pertencem à família Spinola Costa. No sábado seguinte eles retornaram, juntamente com o Sr. Djalma Spinola Costa, esposa e um rapaz, filho de Teolinda. Foi muito proveitoso, pois através da Florzinha conhecemos este ramo muito bem organizado da família que fará em janeiro/2014 o seu 14º encontro. Nos mostraram uma publicação (livro ilustrado dos encontros) e muitas fotos. Conversamos sobre nossas origens em comum e fizemos anotações. Os Spinola Costa nos dão um exemplo de como ramos (ou raminhos) da família Spinola que se formaram com a união de outras podem organizar os seus encontros segmentados com mais facilidade, pois a consanguinidade é mais próxima. A Rosa, prima que mora em Caetité, também esteve presente por mais de uma semana e ajudou muito nos
preparativos.
Foto - A Jaqueline (Kilú) e o seu esposo, o Pio (um lindo amor de companheirismo, mesmo nos dias mais difíceis !!)
Os primos que moram na Caroba fizeram uma pequena reforma na casa e em seus móveis. Todos de lá, crianças, jovens e adultos (umas 20 pessoas) também participaram, inclusive com um violeiro casado com a Cássia Spinola, para animar. Foi muita alegria para todos, com comidas e bebidas especiais providenciadas pelo Chico e a Kilú, embora eu lhes tivesse dito para não se preocuparem com a parte social. Acabou acontecendo a parte social para os "carobeiros", como são chamados amigavelmente por lá. Eles mereciam !!...Poucos dias antes do encontro, choveu bastante lá na Bahia e .continua até hoje. Que bom !!
Foto - Esse é o filhinho da Cida e do João. Ele é muito inteligente e bonzinho. A Cida é filha do querido primo falecido recentemente, Godofredo Spinola.
Contratei com a prefeitura de Lagoa Real uma oficina de Hermeticultura, a qual preparei com uma semana de antecedência. O "canteiro que chove dentro" e o "berço de germinação de sementes que não precisa regar" foram apresentados na sexta, dia 13, em uma das escolas. O projetinho terá continuidade e será uma introdução a técnicas importantes para eles, pois economiza muita água....
Foto - Entre Caetité e Guanambi já estão instalados centenas de enormes geradores eólicos de eletricidade. A nova via férrea que atravessa a Bahia, desde Goiás até o litoral, passa a 500 metros da casa grande da Caroba (sem foto)
Fiquei de retornar em 2014. Então, quem desejar, poderá aproveitar para ir lá conhecer. O resultado mais importante do encontro foi esse : QUE UMA FAMÍLIA DE MAIS DE MIL ANOS PODE DISPOR DE ALGUMAS DÉCADAS PARA ORGANIZAR OS SEUS ENCONTROS.
Foto - Alguns parentes Spinola da Caroba e de Brumado
Também tivemos outra consciência : QUE A CAROBA PARECE SER A ÚNICA PROPRIEDADE DO BRASIL QUE ESTÁ EM MÃOS DE SPINOLAS HÁ SETE GERAÇÕES. Este fato faz dela um local físico ideal para conectar história com presente, futuro e encontros, principalmente os de caráter cultural. ABRAÇOS A TODOS !!
Foto - Três lindas flores da Caroba !! 
Foto - O tronco do umbuzeiro Carapina (os umbuzeiros ganham nomes), em namoro permanente com os troncos de duas outras árvores. Os umbus atrasaram por causa da seca, mas, nos últimos dias, antes de voltar a São Carlos, colhi saborosos umbus "inchados" para trazer a amigos e parentes. Fica no tempo o desejo de oferecer a cada primo e prima do Brasil um umbu do Carapina !!
OBS : Ainda estou tirando fotos com um celular muito ruim. Muitas até se perdem. Que pena. Logo isso terá uma solução !!
Abraços e beijos a todos e todas....Luiz