ramo Sousa Spinola da Bahia

65 views
Skip to first unread message

Eduarda Quartin

unread,
Mar 9, 2014, 6:45:51 PM3/9/14
to familia...@googlegroups.com
Boa noite!
descobri que tenho provável ascendência Spinola, porém não consigo encontrar meus parentes na genealogia citada na internet. minha tataravó Elisa Dias Larangeira era baiana. sua irmã Adélia Flora Larangeira nasceu em Mucugê-BA e casou em 1886 no RJ com seu primo Urbano Duarte, famoso jornalista e escritor nascido em Lençóis-BA. Joaquim Dias Larangeira, irmão de Elisa, casou em 1895 no RJ com Felisbella de Sousa Spinola, filha de Timotheo de Sousa Spinola (Spindola / Espindola), também baianos.
no obituário de Timóteo cita que é tio de Urbano.
acredito que Anna Flora (mãe de Elisa), Felismina Amélia de Sousa (mãe de Urbano) e Timótheo sejam irmãos.
nãoo tenho os nomes de solteira de Anna e Felismina, mas por exclusão, só me resta esta hipótese.
você tem algum dado?
obrigada
Eduarda

luiz

unread,
Oct 17, 2014, 11:43:22 AM10/17/14
to familia...@googlegroups.com

Olá Eduarda !!

Pelo que entendi, Anna Flora seria a sua tetravó e que ocorreu um casamento entre primos (muito comum antigamente na Bahia e ainda um pouco hoje). O seu tio-trisavô, Joaquim Dias Laranjeira, casou-se com uma Spinola. Este seria um liame indireto. Porém, se Anna Flora, Felismina e Thimóteo forem irmãos, provavelmente teriam origem em Lençóis (origem de Urbano, filho de Felismina) ou Caetité, e, neste caso, a ligação seria direta. Neste link : http://tabernadahistoriavc.com.br/deocleciano-pires-teixeira/ , no 7 e 8 parágrafos, há citações de Deocleciano casando-se com Spinolas de Lençóis, filhas de Antonio de Souza Spinola. Se Timóteo é tio de Urbano, então Timóteo deve ser irmão de Antonio Spinola. Vamos ver.... :
Não confere, pois achei neste link (25 a 28 parágrafos) http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro10/chama_capitulo2.html que Joseph, Francisco e Timóteo foram os primeiros dizimeiros do rei. Antonio era filho de Joseh. Há nomes iguais em casamentos e gerações diferentes.
No entanto, sobre Lencóis, pode-se concluir que a família de Joseph foi lá residir e não sendo afeitos ao garimpo, plantavam café em sua fazenda. Antonio de Souza Spinola, filho de Joseph,  teve filhas citadas em : http://www.uesb.br/anpuhba/anais_eletronicos/Napoliana%20Pereira%20Santana.pdf , na nota 1. É afirmado neste documento que a herança de Antonio de Souza Spinola fora destinada a seus 8 herdeiros, embora apenas cite três filhas.
Se Urbano Duarte nasceu em Lençóis, então há possibilidades fortes de ter ascendentes Spinola.

Desculpa, não sou estudioso da genealogia, apenas incursionei-me a fazer deduções e se não ajudei com dados consistentes, espero ter inspirado outras pesquisas.

Esperemos que pesquisadores colaborem.

Grande abraço....Luiz Spinola






Em domingo, 9 de março de 2014 19h45min51s UTC-3, Eduarda Quartin escreveu:

Boa noite!
 
descobri que tenho provável ascendência Spinola, porém não consigo encontrar meus parentes na genealogia citada na internet. minha tataravó Elisa Dias Larangeira era baiana. Sua irmã, Adélia Flora Larangeira, nasceu em Mucugê-BA e casou em 1886 no RJ com seu primo Urbano Duarte, famoso jornalista e escritor nascido em Lençóis-BA. Joaquim Dias Larangeira, irmão de Elisa, casou em 1895 no RJ com Felisbella de Sousa Spinola, filha de Timotheo de Sousa Spinola (Spindola / Espindola), também baianos.
No obituário de Timóteo cita que é tio de Urbano.
acredito que Anna Flora (mãe de Elisa), Felismina Amélia de Sousa (mãe de Urbano) e Timótheo sejam irmãos.
Não tenho os nomes de solteira de Anna e Felismina, mas, por exclusão, só me resta esta hipótese.
Você tem algum dado?
obrigada
Eduarda
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages