I Jornada "Universidade, Reforma Agrária e Projeto de Nação: Novos Horizontes de Mobilização Social"

1 view
Skip to first unread message

Raíssa Dourado

unread,
Apr 21, 2014, 2:46:29 PM4/21/14
to
Olá, gostaria de convidá-las/los para este evento que acontecerá na UnB nesta semana, começando amanhã.

Abraços


I Jornada "Universidade, Reforma Agrária e Projeto de Nação: Novos Horizontes de Mobilização Social"

No mês de Abril de 2014, mais de quarenta universidades públicas brasileiras realizarão atividades acadêmicas, políticas e culturais, em apoio à luta dos movimentos sociais do campo brasileiro. Desde o massacre de Eldorado dos Carajás, em que dezenove trabalhadores rurais sem terra do MST foram assassinados, o dia 17 de abril é considerado o dia internacional de luta pela Reforma Agrária. Portanto, há dezoito anos o mês de abril tem sido marcado por intensas mobilizações, organizadas pelos movimentos sociais do campo, sobretudo o MST, exigindo o fim da impunidade pelos crimes do latifúndio e o avanço da Reforma Agrária.

As universidades públicas compreendem que não podem ficar alheias ante essa realidade que persiste no campo e impede o avanço das transformações sociais. Acreditamos ser papel da universidade debater e refletir a Reforma Agrária no Brasil num contexto em que os novos horizontes de mobilização social exigem elaboração de um projeto para o país que tenha como protagonista a classe trabalhadora brasileira.  O fim do latifúndio e das desigualdades no meio rural, a prática de uma agricultura sustentável, e a redistribuição da terra deverão fazer parte deste novo projeto.

Com o intuito de reconhecer a relevância das pautas do MST e demais movimentos do campo para a consolidação da democracia brasileira, os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Agrário (Neagri), Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS), Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CTEC), Literatura e Modernidade Periférica (Poslit/TEL) e Núcleo de Estudos para a Paz (NEP), vinculados à UnB, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promovem esta Jornada de debates e a feira da produção e cultura da Reforma Agrária.

Quando: de 22 (terça-feira) a 25 (sexta-feira) de abril de 2014
Onde: Debates - Auditório 01 do Instituto de Biologia - UnB Campus Darcy Ribeiro
          Feira da Reforma Agrária - Entrada Norte do ICC (Ceubinho)
jornada I.jpg
jORNADA II.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages