I Encontro Popular do Governo de Brasília com Movimentos Sociais

3 views
Skip to first unread message

Mateus Guimarães

unread,
Oct 20, 2015, 6:03:22 PM10/20/15
to Mateus Dounis
I Encontro Popular Governo de Brasília Movimentos Sociais
Pauta: Debater projeto de Participação Popular
Data: 24 de outubro de 2015 (sábado), das 9h às 19h
Local: Auditório da CLDF - Câmara Legislativa do Distrito Federal
As inscrições podem ser feitas clicando aqui, nos telefones 3312-9918 e 3312-9922 ou no próprio local do encontro.

Mateus Guimarães

unread,
Oct 20, 2015, 6:05:30 PM10/20/15
to
Imagem inline 1

Fábio Borges da Silva

unread,
Oct 20, 2015, 8:48:58 PM10/20/15
to extens...@googlegroups.com
Oi Mateus,

boa noite.

estou escrevendo tese, em BH. Devo concluir em fevereiro. Só depois é que vou ver o que fazer, se fico em BH, em BSB, outra cidade, outro país (um pós-doc, por exemplo).

se te ajuda, uma sugestão despretenciosa (como sempre fui contigo, mesmo não percebendo):
se o estado quer reconhecer a participação popular não basta criar, por exemplo, nem o conselho de cultura, nem as setoriais de cultura. 

Se eles (conselho e setoriais) não tiverem poder político decisório, de nada valem. 

Aqui em MG, em Belo Horizonte, no governo do PSB, tá surgindo uma nova modalidade de conselho, o que chamaram de "conselho-plateia" que nem tem poder consultivo, nem deliberativo, nem nada. Coisa prá inglês ver.

Vejo que a única maneira de forçar os governos a darem o poder decisório ao povo é através da câmara distrital criando um PL que regulamente a coisa. Só depois do reconhecimento político e jurídico do poder popular sobre as decisões do estado em suas políticas é que talvez a coisa mude, e para melhor. Caso contrário continuarão a usar a boa vontade do povo, dos artistas, dos produtores culturais, dos consumidores de cultura.

No dia que uma setorial de cultura puder decidir onde o GDF vai gastar grana, e tiver poder para controlar e denunciar o estado por não fazer o que devia, a coisa será melhor.

até.
F.



--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "extensao_unb" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para extensao_unb...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para extens...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/extensao_unb.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Fábio Borges da Silva

unread,
Oct 20, 2015, 9:12:58 PM10/20/15
to extens...@googlegroups.com, Mateus Guimarães
E mais engraçado ainda é ver você enviar mensagem a um grupo, onde quem o controla, é herdeiro daqueles que são responsáveis pelo desaparecimento do seu tio. E que bota gente para espionar outras dentro das moradias de estudantes.

Você deve ser platônico em demasia, a ponto de achar que existe felicidade aliando-se a tiranos e covardes.

Fábio Borges

Mateus Guimarães

unread,
Oct 23, 2015, 5:01:57 PM10/23/15
to Fábio Borges da Silva, Extensão UnB
Fábio,

Não entendo qual é teu prazer em fazer um comentário tão leviano e maledicente como este, cara. Meu foco no envio do e-mail foi que chegasse a estudantes extensionistas, somente.

Sobre o teor do encontro, para o qual convidei todos os grupos do DF cujos contatos tenho neste e-mail (sem exceção) não se trata de um colegial de cultura, mas da criação de instrumentos propulsores da participação popular no DF, como o Comitê Distrital de Movimentos Sociais, o Fórum Social de Participação Popular e a Política Distrital de Participação Popular. Uma iniciativa de Acilino Ribeiro, nacionalmente reconhecido por seu engajamento e militância pela democracia direta e atual subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Social do DF. Agora, se tudo isso virá para o bem ou não, creio que depende da participação massiva daquelas/es que lutam pela democratização do Estado e pela ampliação dos direitos políticos da população.

Sem dúvida, concordo contigo que é importante que a participação popular exista de fato, com poder decisório e efetivo nas ações do Estado.

Passar bem!
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages