Mas, que ajustes são estes? Foram erros cometidos? Não! Deixei algumas configurações de fora de propósito para que todos os que estivessem acompanhando, pudessem perceber a importância de certos aspectos que devemos dar atenção quando programamos.
Se observarem, o exemplo anterior aceita que se cadastre o mesmo nome de 'Usuário' mais do que uma vez. Para ajustar isso, acrecentei o seguinte (parte destacada em vermelho na figura ao lado). O comando If (Se), verifica na lista de nomes se há algum nome igual ao nome digitado no campo 'nome'. Se encontrar um nome igual, é exibida uma mensagem, o campo nome é selecionado e o processo é abortado (Exit Sub).
Perceberem como um fato simples mas muito importante pode fazer a diferença quando programamos?!
Outro ponto importante a ser observado, é a uma solicitação para confirmação da alteração da senha do uruário. Este ponto também se encaixa na questão de eliminar ou não um usuário. Para ajustar isto, basta acrescentar algumas linhas de comandos ao código:
pergunta = MsgBox("Deseja alterar a senha do usuário?", vbYesNo, "Informação")
If pergunta = vbNo Then
Exit Sub
End If
Esta parte do código deve ser inserida bem no início da macro que executa a alteração da senha do Usuário (bastar dar dois cliques com o mouse no botão 'Alterar'). Obs. Deve ser acrescentada antes de lin = 2.
Para ajustar esta opção no botão 'Excluir', é só acrescentar o mesmo conteúdo alterando apenas a mensagem.
Outra coisa que deve ser feita é ocultar a planilha 'Cadastro_Usuários' pois a mesma contém o nome dos usuários e as suas respectivas senhas. Depois de ocultar, a pasta de trabalho deve ser protegida com senha para que os outros usuários não possam reexibir a planilha. Existe outras maneira de proteger/ocultar a planilha com os dados, que são mais seguros do que o mencionado. Se tiverem dúvidas ou quiserem saber outras maneiras mais "fortes" de proteger a base com as senhas, solicite pelos comentários do Blog.
Até a próxima!!!