Bobikíxh II - Novo prazo para a submissão

7 views
Skip to first unread message

Luca Ciucci

unread,
Sep 16, 2022, 8:25:09 PM9/16/22
to etnolin...@googlegroups.com
Prezad@s,
A comissão organizadora de Bobikíxh II - Encontro de Línguas e Culturas Originárias da Ecorregião Chiquitana decidiu estender o prazo para a submissão de resumos até o 30 de setembro de 2022.


BOBIKÍXH II – ENCONTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS ORIGINÁRIAS DA ECORREGIÃO CHIQUITANA

10–11 de novembro de 2022

O encontro tem como propósito reunir virtualmente pesquisadoras(es) e estudantes interessadas (os) em línguas e culturas originárias da ecorregião chiquitana. São bem-vindas as propostas que abordem sobre as línguas e ou as culturas dos povos originários da região não apenas no âmbito linguístico, mas em qualquer perspectiva teórica relacionada, em uma abordagem interdisciplinar. 

A Chiquitania historicamente ostenta um alto grau de diversidade étnica e linguística. Além das línguas originárias ainda faladas nesse território e em suas adjacências, tais como o bésɨro/chiquitano (com suas variantes geográficas, que são ainda pouco estudadas), o paunaka, o ayoreo, o guarayu e o guarasugwe, o cenário etnolinguístico da região foi ainda mais diverso no passado, graças à presença de falantes de napeka, kitemoka, txapakura, zamuco antigo, saraveca, chané, otuke, kovareka e kuruminaka, dentre outras línguas.Como o idioma está ligado à uma cultura, esta lista dá uma ideia, por mais superficial que seja, da riqueza cultural da ecorregião chiquitana.

Cabe explicitar que a maioria destas línguas e culturas não foram amplamente pesquisadas e algumas estão em riscos de desaparecer e portanto, é necessária  redobrar a atenção e a pesquisa sistemática sobre o patrimônio cultural imaterial  (memória oral e línguas, entre outros) com perspectiva de resguardar o patrimônio cultural imaterial. A perda progressiva dos idiomas originários e de importantes aspectos culturais relacionados às línguas em perigo de extinção, constituem um problema que a UNESCO tentou chamar a atenção,  proclamando 2022–2032, o Decênio Internacional das Línguas Indígenas.

Como pesquisadores do patrimônio cultural imaterial convocamos que apresentem breves propostas que abordem aspectos linguísticos, históricos e culturais da ecorregião chiquitana. Os temas da conferência são:

1) Arqueologia

2) Direitos

3) Línguas

4) Sociologia

4) Temas socioambientais.

As propostas serão apresentadas em videoconferência e terão a duração de até 20 minutos. Os idiomas oficiais da conferência são: castelhano, bésɨro/chiquitano, guarayu e português. A participação do encontro será gratuita e aberta a todas(os) interessadas(os).

https://investigacion.ucsc.cl/bobikixh/

Instruções para a entrega dos resumos das propostas

Os resumos das propostas não devem apresentar o nome das(os) autoras(es) e devem ser entregues como arquivo .doc ou .pdf  enviadas como anexo por e-mail e conter no máximo uma página com espaço simples e fonte 12. As referências bibliográficas podem ser entregues enviadas em uma página separada. 

Favor de incluir no e-mail a seguinte informação:

     ·      Título da proposta

·      Nomes e sobrenomes das(os) autoras(es) e suas respectivas entidades acadêmicas a que pertencem.

·      Idioma ao qual apresentará a comunicação: castelhano/espanhol, bésɨro/chiquitano, guarayu ou português.

Novo prazo de envio: 30 de setembro de 2022

E-mail de envio: encuentroc...@outlook.com

Resultado e prazo para comunicado de aceite das propostas:  5 de outubro de 2022

Comissão organizadora: Lourdes Villar, Claudia Vaca, Ignacio Tomichá, Gillian Sepúlveda, Sandra Salazar, Paula Peña, Andrey Nikulin, Brenda Marques Pena, Suzana Mancilla, Brittany Hause, María Pia Franco, Swintha Danielsen, Luca Ciucci, José Chuvé, Gabriel Arriagada. 

Instituições organizadoras: Carrera de Lenguas Modernas Y Filología Hispánica de la Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (Santa Cruz, Bolivia), Museo de Historia de la Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (Santa Cruz, Bolivia), Universidad Católica de la Santísima Concepción (Concepción, Chile), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus do Pantanal, Corumbá, Brasil), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica (Minas Gerais/ Brasil) e Voces Indígenas Urbanas (Santa Cruz, Bolivia).



--
Luca Ciucci (Ph.D.)
Adjunct Research Fellow
Language and Culture and Research Centre
The Cairns Institute
James Cook University

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages