Dia do Índio - 19 de abril de 1983 (Juruna 1983)

Biblioteca Digital Curt Nimuendaju

to nimue...@googlegroups.com, etnolin...@googlegroups.com, GTINDIOSNAHISTORIA
A propósito do 19 de abril, divulgamos mais uma vez um livrinho de grande significado na história do País (incluído há alguns anos em nosso acervo como parte da nossa excelente Coleção Nicolai):

Dia do Índio - 19 de abril de 1983 (Juruna 1983)
http://www.etnolinguistica.org/biblio:juruna-1983-dia

Primeiro discurso do deputado Xavante no plenário da Câmara, com intervenções de outros deputados, é um documento histórico de apelo, em muitos aspectos, atual:

✓ Sobre a saúde indígena:

"Quero denunciar aqui e agora que os índios no Brasil continuam morrendo de sarampo, de gripe, de febre e de fome e de outras doenças evitáveis e transmitidas pelo não-índio."

✓ Sobre os militares no governo:

"Que retornem para os quartéis, ou para os seus pijamas, o mais rápido possível, os militares reformados que se encontram refugiados na administração da FUNAI."

✓ Sobre solidariedade de classe:

"Então, primeiro eu quero falar em nome do companheiro trabalhador, porque vocês é a mesma coisa como índio, é a mesma coisa como posseiro, é a mesma coisa como lavrador e é a mesma coisa como a tribo."

---
Divulgue nossos recursos nas redes sociais:
https://linktr.ee/nimuendaju

juruna.jpg