A água e a culpa

15 views
Skip to first unread message

Leonardo Montes

unread,
Jun 27, 2012, 10:52:35 PM6/27/12
to

A água e a culpa

Uma pesquisa publicada pelo WWF sobre o consumo de água no Brasil aponta dados assustadores. Entre os que me chamaram mais atenção, destaca-se a agricultura, que consome sozinha 70% da água e é a maior responsável pelo desperdício da mesma.

Outra questão revelada pelo estudo é o baixo conhecimento sobre o consumo de água no país. Para 81% da população, residências e indústrias são os grandes usuários e apenas 16% avaliam – corretamente – que a agricultura é a grande consumidora de água no Brasil. A produção agrícola é responsável por 70% do uso do insumo e pelo maior gasto sem controle.

A população divide com a indústria, portanto, os outros 30% disponíveis. Contudo, alguma vez você já viu algum comercial na televisão incentivando as indústrias ou a agricultura a diminuírem seu consumo ou, pelo menos, empregar meios mais eficientes de consumo e gerenciamento? – Se sua resposta for não, fará coro comigo.

Eu certamente apoio qualquer iniciativa inteligente de melhor gerenciamento dos nossos recursos. Um dado curioso, por exemplo, aponta que a poluição doméstica, em muitas cidades, ultrapassa os níveis industriais. Certamente as pessoas precisam estar mais conscientes sobre o desperdício e procurar maneiras de evitá-lo.

Não é inteligente escovar os dentes com a torneira aberta, deixar a torneira “aberta” enquanto lava o carro, enquanto lava as louças, etc. Contudo, isso é apenas uma pequena fração do problema. Os grandes vilões continuam gastando e, pior, desperdiçando sem nenhum incomodo.

Cabe lembrar, ainda, que não há desperdício de água, a menos que a mesma seja poluída e, mesmo assim, ainda há ressalvas. A água que escorre enquanto você escova os dentes será reciclada, seja pela ação do homem, seja pela ação da natureza. O que há, efetivamente, é apenas um encarecimento dos serviços que fazem a água sair de um rio e chegar à sua casa. Repito: Não é inteligente desperdiçar havendo meios de se evitar, mas é muito menos lógico fazer campanhas massivas e dramáticas para quem, no fim das contas, é responsável pelo menor consumo.

Entretanto, fazem ou não fazem a gente se sentir culpado (quando não multam) por jogar água na calçada ou lavar um carro, enquanto àqueles que mais desperdiçam (e muito provavelmente, pagam menos pelo alto consumo) não são sequer importunados?


http://leonardomontes.wordpress.com/2012/06/28/a-agua-e-a-culpa/



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages