Carta de avaliação do Coletivo Ceará para a Comissão Organizadora do ERECOM Theresina 2011.
Nós do Coletivo ENECOS Ceará fazemos uma avaliação unânime do ERECOM Theresina 2010: positivo e renovador.
O sentimento de renovação e instiga permeou todas as falas de avaliação do Ceará (renovação de quem já caminha na ENECOS há algum tempo ou já está saindo, instiga de quem está entrando).
A avaliação do ERECOM nos fez refletir sobre alguns espaços dos nossos encontros e a necessidade que temos de repensar algumas coisas. A estrutura das nossas grades, por exemplo, que hoje são superlotadas e acabam sobrecarregando os/as encontristas, prejudicando o andamento dos encontros. As culturais, como o próprio termo sugere, não se tratam apenas de festas. Podemos realizar atividades verdadeiramente culturais (como teatro e intervenções artísticas) que sejam mais leves, além de rever os horários em que se encerram. Afinal, como esperar a participação ativa dos encontristas e o cumprimento dos horários se existe apenas 4 horas de descanso por noite em nossos encontros?
Um dos desafios que se apresenta é encaixar ainda, nesta já superlotada grade, espaços para reuniões de brigada, delegação e regional.
Outros elementos apontados na avaliação seguem sistematizados abaixo:
1- Avaliamos que a escolha do tema foi acertada e muito acrescentou à regional, que já mostrava a necessidade de debatermos Movimento Estudantil.
2- Todos os painéis foram avaliados como positivos com destaque para o de Educação, que trousse muitos elementos e informações de forma didática, e para o de ME, que, apesar de ter atrasado e de Léozinho ter falado bem mais que a Camilinha, contou com bons perfis, metodologia e local muito oportunos.
3- A escolha dos
NEs no início da grade foi um acerto, tanto por ser uma atividade cansativa que quando deixada para o final do encontro acaba sendo muito esvasiada, quanto pela qualidade dos NEs, que várias vezes foram lembrados em outros espaços e suas discussões trousseram elementos que contribuiram com todo o encontro.
4- Os GETs funcionaram e conseguimos traçar alguns encaminhamentos e os mini-cursos foram apontados como excelentes espaços de acúmulo.
5- Avaliamos como ruim o horário dos
GD's - entre o jantar e a cultural -, o que ocasionou a queda de alguns e o esvaziamento de outros, embora as discussões também tenham sido apontadas como muito proveitosas.
6- As brigadas acabaram não funcionando como deveriam (não nas discussões pós espaços, mas na realização das tarefas), mas avaliamos que a idéia de dividi-las por NE é muito válida pela relação de afinidade que se cria dentro do núcleo.
7- Reconhecemos a atuação da CO de
finanças, mas ressaltamos que as finanças do encontros foram um pouco desorganizadas (todo encontro que depender do bar está desorganizado financeiramente) e centralizadas em uma só pessoa, o que dificultou o processo. As finanças dos nossos encontros precisam ser repensadas e apontadas como uma tarefa política, pois não podemos sempre depender do bar.
8- A unificação com o EREL foi politicamente ruim para nós. Quando formos unificar nossos próximos encontros precisamos ter o cuidado de unificarmos politicamente e durante outros espaços que não só a culturais.
9- A estrutura (espaço físico) da UFPI foi avaliada como muito boa.
10- A comida, claro, muito ruim.
11- Nossos acordas devem mesmo acontecer por estados, pois nas brigadas ele não funciona.
12- Sobre a atuação da CO, apontamos como gratificante constatar a tamanha apropriação e cuidado com o encontro (e com a ENECOS).
Para finalizar é importante pontuarmos que esse ERECOM foi bastante significativo e certamente ficará marcado na história da Executiva. Nossos novos militantes nunca haviam se apropriado tanto dos espaços e debates como agora e a postura do Coletivo Imperatriz foi um presente para todos/as nós. O ERECOM Theresina veio para nos renovar e fortificar.
Coletivo ENECOS Ceará