E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 03/11/2010
Cada vez
que a minha fé é provada,
Tu me dás a chance
De crescer um pouco mais.
As montanhas e vales,
Desertos e mares que
atravesso
Me levam pra perto de Ti.
Minhas provações não são
Maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar.
Se diante de mim, não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé,
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé,
Com ousadia vou
movendo o
sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher,
A cada dia vou viver Rompendo em fé.
Ola irmãos, tudo bem com todos? Graças a Deus estou bem. Ok, vamos para mais uma rodada de considerações. Vou partir dos seguintes pressupostos: 1) que os cânticos devem ser teologicamente ricos, 2) ressaltando as perfeições de Deus, 3) exaltando a obra redentora de Cristo, 4) cânticos e Hinos que nos encham de coragem e disposição para servirmos a Deus, 5) cânticos e hinos que nos faça a aprender mais, da graça de Deus, e das implicações que ela têm em todas as esferas de nossa vida. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo exaltados. Resumindo, os cânticos deveriam exaltar as profundidades do caráter de Deus, as perfeições e grandeza de suas obras e a proclamação da obra redentora de Cristo Jesus.
Bem quanto ao cântico em discussão, percebo um tom meio que egocêntrico nele encontramos 14 referências(eu as coloquei em vermelho) a quem canta (ao eu), e apenas 5 referências a Deus (marquei em azul). E nas referências o foco é Deus ajudando, a pessoa a conseguir seus objetivos, sem se importar com a glória de Deus ou não. O tom de pessoalidade é meio preocupante, pelo fato que Deus se torna nosso servo, e nós senhores de Deus. Também não vejo uma preocupação de exaltar a Deus, mais apenas como um cântico estilo auto-ajuda.
Outro ponto a ser observado é que as Escrituras nos ensinam que a fé vem pelo ouvir e o ouvir da palavra de Deus, precisamos elencar aqui que provações não aumentam a fé, ela apenas confirma quem Deus é e nos faz ver quem somos, se de fato, demos atenção sincera aquilo que Deus disse em sua Palavra, se de fato cremos, em suas promessas e ameaças. Se cremos mesmo que Ele é suficiente para nós em toda e qualquer situação, que assim ele nos aprouver colocar. Então repetindo o que aumenta fé são as Escrituras e não as provações, estas, nos aperfeiçoa, nos purifica, e revela-nos o caráter de Deus, e o nosso caráter. Mas, parece que o cântico sugere que as provações aumentam a fé.
Rompendo em fé, entendo como alguém que esta transbordando de confiança em Deus, tudo bem até aqui, acho que isso é possível, mas não veja que o romper em fé, signifique ausência de problemas, ou que o fato de eu crer em Deus, fará com que eu não morra, perca meu trabalho, tenha a saúde restaurada, que meu ente querido não morra ou sofra, que meu carro seja roubado, que minha vida seja sempre tranqüila. Pois, em meu entendimento parece-me o texto sugere isso.
Quanto a frase movendo o sobrenatural, para mim não esta muito clara, se o autor esta falando, de problemas, ou se ele esta se referindo a uma vida cristã em desenvolvimento. Isso pode ser outro problema também, mas vou ouvir outros irmãos sobre o assunto.
E uma ultima consideração: não vejo menção da obra de Cristo, nem menção das perfeições ou atributos de Deus, de seu caráter, não vejo uma clara exaltação da pessoa e das obras do Deus triuno, de sua glória e grandeza. Apenas uma idéia de que Deus ajuda “eu”, a derrubar as barreiras. Depois darei outras considerações mais para o momento seriam estas. Abraços a todos.
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 11/11/2010
Cada vez
que a minha fé é provada,
Tu me dás a chance
De crescer um pouco mais.
As montanhas e vales,
Desertos e mares que atravesso
Me levam pra perto de Ti.
Minhas provações não são
Maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar.
Se diante de mim, não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé,
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé,
Com ousadia vou movendo o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher,
A cada dia vou viver Rompendo em fé.
Olá Irmãos, em minha primeira consideração sobre o cântico “Rompendo em fé”, procurei dar uma visão bem crítica do mesmo. Salientei a ênfase que a música dá ao “eu”, entendo que existe um tom de auto-ajuda na letra, embora não descarte a existencia de conceitos bíblicos, como bem citado pelo Pr. Clodoaldo, no caso de Tiago 1.2-3, creio sim que Deus usa das aflições para nos aperfeiçoar, e amadurecer nossa fé. Outro ponto que gostaria de esclarecer, creio que não o fiz com clareza, foi a parte que disse que aflições ou provações não aumentam a fé e sim a palavra de Deus. Bem continuo com essa posição, esclarecendo apenas que, quer para a conversão, como para o crescimento dá fé em Deus, o aprender da palavra é o principal.
As provações nos fazem ver que Deus estava certo, por exemplo: Jesus disse aos discípulos que no mundo tereis aflições, bem para o crente que entendeu essa verdade, quando acontecer ele não ficará surpreso,pois a Bíblia disse que seria assim mesmo, contudo, ele também terá a garantia de que Deus estará com ele, como ensina o salmo 46.1 que Deus é “nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na angustia ou tribulação”. Penso que Deus usa das aflições para provar se de fato entendemos e aplicamos o que sua palavra nos disse.
Gostaria agora de destacar os pontos positivos do cântico: 1)Deus de fato prova nossa fé, 2)Ao sermos provados e aprovados de fato crescemos mais, 3)Toda a ação de Deus é para nos levar para mais próximo dele, 4) Creio sim que enfrentamos desertos, mares e montanhas na vida e com certeza Deus os usa para nos educar, corrigir e manifestar seu poder. 5) Também é verdade que não há poder maior que Deus, nem nossas provações, até porque é Deus quem as envia,6) E de fato se somos cristãos autênticos nada pode nos impedir de caminhar, pois, as Escrituras diz que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou, e ainda, se Deus é por nós quem será contra nós, diz ainda, que, O Espírito Santo intercede por nós, Cristo intercede por nós e que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. Romanos 8.26-39. Também creio que quem nos carrega sobre as ondas é Deus Isaías diz isso em Is 41.10 e 43.2. Penso e creio que essas promessas estão sobre todos os que crêem fielmente no Senhor. Creio também que vida Cristã é uma vida sobrenatural, pois, somos mesmos revestidos do poder de Deus, Jesus disse isso aos discípulos, em João 15.5 “sem mim nada podeis fazer”, acredito que sem Cristo não podemos realizar o menor ato Cristão, como por exemplo: dar um copo com água a alguém aponto de agradar a Deus. Só podemos agradar a Deus mediante a pessoa e a obra de Cristo. 7)E se romper em fé, envolve o crer em tudo o que Deus diz em sua palavra, de fato, ao crer nas Escrituras de todo o coração, vamos realmente mover montanhas.
Minhas considerações finais são as seguintes: 1) Não estou certo se o compositor pensou em tudo isso que elenques acima, 2)Creio que existem elementos bíblicos no cântico, 3) Não encontro heresia na música, 4) O que percebo é que existe uma preocupação muito grande com o “eu”, 5)Não percebo uma exaltação clara do poder de Deus, de suas obras de seu caráter, nem menção da pessoa e da obra de Cristo, e de sua graça maravilhosa. Bem diante disso minha preocupação é que cânticos pobres de Deus, de Cristo, cânticos que pouco exaltam a Deus, produzirá mais ouvintes presos a seus problemas e menos zelosos pela glória de Deus. De fato temos problemas e provações, mas, estes devem nos levar a refletir e glorificar a Deus, e não apenas solucionar nossas dificuldades. Penso que todos os cânticos e todos os hinos deveriam nos levar sempre a pensar e vivenciar mais as profundezas e as maravilhas do ser de Deus. E não apenas dar aquela impressão que se eu crer em Deus ele vai me fazer andar por sobre as águas. Ainda que isso seja verdade não é o principal.
O cântico em consideração embora não contenha heresia, é um cântico teologicamente fraco. Tem implicações? Sim, creio que pessoas desavisadas não irão aprender muito da pessoa e da obra de Deus e seu Filho Jesus nosso salvador, mas terá apenas aquela impressão que estou sentindo bem, pois cantei ao Senhor que estou rompendo em fé. Abraços a todos aqui deixo minhas considerações.