Palestra VARIABILIDADE DA RESISTÊNCIA DE ESTACAS E INOVAÇÃO NO ENSAIO SPT

27 views
Skip to first unread message

Anna Caroline

unread,
Nov 4, 2013, 7:17:20 AM11/4/13
to eng_civil_...@googlegroups.com, brand...@gmail.com

































From: anna....@exeengenharia.com
To: aninha_...@hotmail.com
Subject: ENC: Palestra VARIABILIDADE DA RESISTÊNCIA DE ESTACAS E INOVAÇÃO NO ENSAIO SPT
Date: Mon, 4 Nov 2013 08:56:09 -0200

 

 

Anna Caroline Fermino de Souza

eXe Engenharia LTDA

anna....@exeengenharia.com

www.exeengenharia.com

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 603 – 3º Andar.

CEP 80430-180 – Centro – Curitiba/PR – Brasil

Tel/ Geral: +55 41 3014-3515

C:\Users\Sergio\Desktop\MODELOS\LOGO EXE\LOGO EXE JPG.JPG

 

 

 


De: Anna Souza [mailto:anna....@exeengenharia.com]
Enviada em: segunda-feira, 4 de novembro de 2013 08:55
Para: 'eng_civil_...@googlegroups.com'
Cc: 'brand...@gmail.com'
Assunto: Palestra VARIABILIDADE DA RESISTÊNCIA DE ESTACAS E INOVAÇÃO NO ENSAIO SPT

 

Prezados colegas,

 

Segue abaixo informações sobre uma palestra que ocorrerá no dia 12/11. Apesar de ser no horário da aula, acho de extrema importância comparecermos, pois é com o conceituadíssimo Prof. Dr. Nelson Aoki! Sim, ele mesmo, o próprio!

 

 

VARIABILIDADE DA RESISTÊNCIA DE ESTACAS E INOVAÇÃO NO ENSAIO SPT

Prof. Dr. NELSON AOKI

Curitiba, 12 de novembro de 2013 – 19:30 hs

PUCPR Auditório Jonh Henry Newmann

 

O Curso de Engenharia Civil da PUCPR em conjunto com o CREA-PR, a ABMS Núcleo Regional PR/SC, a ABEF e o Sinduscon promovem palestra apresentando conceitos inovadores em Projeto e Execução de Fundações a ser proferida pelo Professor Dr. Nelson Aoki.

 

Resumo: A Norma NBR 6122 :2010 de Projeto e Execução de Fundações mostra como determinar a resistência característica que representa a variabilidade espacial do solo no local da obra. A palestra discute como determinar o risco da fundação associando-se este valor à solicitação característica informada pela projetista da estrutura. O tema complementar da palestra é a determinação da variabilidade da resistência do solo que é normalmente efetuada com o centenário ensaio SPT. A inovação consiste na simples medida do “comprimento de recuperação ou embuchamento” do solo dentro do amostrador. A palestra mostra como avaliar o comportamento, a resistência do solo e a capacidade de carga de uma estaca, a partir desta medida simples, inovadora e de custo irrisório.

 

Breve currículo do palestrante:

Engenheiro Civil (1963) pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro. Recém-formado ingressou na Estacas Franki Ltda. onde adquiriu experiência em projeto e execução de fundações e na qual chegou a diretor técnico (1981). Transferiu-se para São Paulo como diretor de fundações da SCAC Fundações e Estruturas Ltda. (1982-1996). Foi professor de Equações Diferenciais e Complementos de Matemática no Instituto de Matemática da UFRJ e de Fundações na atual Escola Politécnica da UFRJ (1968 e 1972). Foi professor de Fundações no IME - Instituto Militar de Engenharia - RJ (1973-1996). Em 1996 ingressou no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia da USP/São Carlos onde se doutorou em engenharia na área de geotecnia (1997) e foi professor até aposentar-se (2009). Participou na área de pesquisa em fundações ao longo dos anos e com a parceria de diversos colegas, da criação, desenvolvimento e aplicação de:

a) determinação da capacidade carga de estacas a partir de ensaios CPT e SPT;

b) aplicação do princípio da conservação de energia de Hamilton na cravação de estacas e impacto no ensaio SPT;

c) integral de Green de forças aplicadas em meio elástico ao longo de superfícies prismáticas e cilíndricas; d) conceito de prova de carga dinâmica de energia crescente;

e) controle in situ da capacidade de carga de estacas por nega e repique;

f) determinação do risco no projeto e execução de fundações.

Atualmente é consultor de fundações de obras de engenharia civil.

 

Obs.: o auditório fica no prédio da Biblioteca, próximo à arquibancada do antigo Prado. Para o público externo recomenda-se utilizar o Estacionamento 4 (antiga pista de atletismo da PUC).

 

Está disponível no site do CREA-PR o link de inscrição para a palestra do dia 12 de novembro a ser proferida pelo Prof. Dr. Nelson Aoki.

 

http://creaweb.crea-pr.org.br/webpublica/procrea/cursos/inscricao_curso.aspx?CODCURSOPROCREA=2507

 

 

 

Anna Caroline Fermino de Souza

eXe Engenharia LTDA

anna....@exeengenharia.com

www.exeengenharia.com

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 603 – 3º Andar.

CEP 80430-180 – Centro – Curitiba/PR – Brasil

Tel/ Geral: +55 41 3014-3515

C:\Users\Sergio\Desktop\MODELOS\LOGO EXE\LOGO EXE JPG.JPG

 

 

 

 

image003.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages