Complete com o Máximo de informações que tiver
Nome completo: Joaquim Roque De SantanaData de nascimento e/ou idade:
Nome completo da mãe: Maria Cecilia De Santana
Cidade onde morava:IlhabelaLocal onde desapareceu: JacareíData do desaparecimento:BO (Boletim de ocorrência do desaparecimento): número do BOOutras informações importantes:Características físicas que possam identificá-lo: cicatriz, tatuagem, problema físico, etcCaracterísticas psicológicas: depressão, dependente químico, Alzheimer etc)Delegacia: Cidade e telefone da delegacia onde foi feito o boletim de ocorrência:
Filhos separados de pais por ocasião da internação destes para o tratamento da hanseníase, entre as décadas de 1920 e 1970, se reunirão em São Paulo neste fim de semana para discutir sobre a possibilidade de receber uma indenização do Estado por alienação parental. Ex-alunos do Educandário de Jacareí, local para onde eram levadas as crianças filhas de portadores da doença, devem comparecer a reunião que acontecerá no próximo domingo, dia 21.
Membros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em conjunto com representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) elaboraram um relatório, que explanou sobre a realidade vivida pelas crianças que, entre a década de 1920 e 1970, foram separadas de seus pais portadores de hanseníase e levadas a educandários.
O documento defende o direito dos milhares de brasileiros que passaram por esta situação, de receberem uma indenização do Estado por alienação parental. O relatório argumenta que a maior parte dos pacientes foi capturada ainda na juventude, separada de suas famílias de forma violenta, fazendo com que crescessem sem nenhuma lembrança ou informação sobre sua origem e de seus familiares.
Ex-alunos dos educandários relatam no documento que muitas vezes eram maltratadas e obrigadas a realizar tarefas, pois o trabalho infantil era considerado um importante instrumento disciplinador nos preventórios.