Considerações sobre o Elgg para grande aplicações

Kaléu Puskas Diedrich Caminha

to Elgg Brasil
Olá pessoal, há pouco tive uma experiência com o Elgg e gostaria de compartilhar algumas impressões:
  • Modularidade x Performance : Apesar de extremamente modular, a performance do elgg é muito ruim quando utilizamos muitos plugins. É muito código executado a cada ve que os sistema roda. Além disso, o uso de metatabelas para dados dos objetos é interessantes mas também degride muito o desempenho já que as consultas para recuperar informações simples ficam altamente complexas.
  • A maioria dos plugins existentes são incompletos e fracos: Apesar de muitos plugins eles ainda são muito amadores, com pouca preocupação com segurança, experiência do usuário e consistência das informações.
  • Consistência dos dados: Como as tabelas são de metadados é muito difícil fazer consistência dos dados dos objetos, de modo que o sistema fica muito propício a erros o desenvolvimento, pois não há como definir campos "not null" no banco de dados nem restrições de chave estrangeira pois as relações são feitas também com metatabelas.
Sem dúvida, são problemas naturais para uma plataforma com o audacioso objetivo de servir de forma genérica para construção de redes sociais, porém, me fazem não recomendar o Elgg para grandes projetos.

Essas questões me fizeram definir algumas regras para adoção do elgg:
  • Usar apenas os plugins essenciais para sue projeto (blogs já tem no wp, microblog já tem o twitter, apenas deixe os usuários linkarem os sites que já possuem);
  • Usar apenas para pequenos e médios projetos que não venham a ter um grande número de usuários (pois o sistema vai ficar lento se o servidor não for bem parrudo);
  • Crie uma boa home para seu projeto deixando claro os recursos disponíveis;
  • Ao desenvolver plugins, dar muita atenção à consistência de dados.
  • Se for po Elgg para criar uma comunidade como as do orkut e facebook, não vejo nenhuma vantagem em usá-lo. Acho que só compensa quando serão desenvolvidos recursos especificos para um determinado nicho, como uma associação que tem um controle de pagamento de mensalidades por exemplo. E é bom avaliar se vale a pena desenvolver um site novo ou criar uma app para o facebook.
Então, o que acham?

--
Kaléu Caminha | Sistemas de Informação - UFSC
Educador e Desenvolvedor para Internet

Douglas Romero

to elgg-...@googlegroups.com
Kaléu,

Excelentes observações!
Verificando os plugins do elgg, não achei nenhum interessante e parecem que não são funcionais.
Concordo plenamente que a utilização do elgg tem que ser para um nicho especifico...
Mas pelo que eu percebi, será necessário realizar diversar otimizações na plataforma do elgg.
Com quantos usuários você percebeu a queda de performance no Elgg?
Utilizou somente os plugins padrões?

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Elgg Brasil" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para elgg-...@googlegroups.com.

intr...@gmail.com

to Elgg Brasil
Gostei muito das suas observações. Estou testando o Ellg...

> [...]
>    o desempenho já que as consultas para recuperar informações simples ficam

== Meus conhecimentos técnicos são poucos e não tenho muita
experiência com o ELGG para confirmar... Mas, já ouvi falar que muitos
plugins atrapalha mesmo

>    - *A maioria dos plugins existentes são incompletos e fracos*: Apesar de
>    muitos plugins eles ainda são muito amadores, com pouca preocupação com
>    segurança, experiência do usuário e consistência das informações.

== Isso eu já percebi... mas avaliação vinda de alguém com maior
conhecimento técnico é importan te

>    - *Consistência dos dados*:

== Falou grego para mim....

.

> Sem dúvida, são problemas naturais para uma plataforma com o audacioso
> objetivo de servir de forma genérica para construção de redes sociais,
> porém, me fazem não recomendar o Elgg para grandes projetos.

== Eu estou começando a testar paralelamente o Commity Builder
(Joomla).....

Você conhece? Pode dizer algo sobre essa extensão do Joomla?

> [...]
>    wp, microblog já tem o twitter, apenas deixe os usuários linkarem os sites

== Eu, no meu teste, já tinha decidido por não por blog....

>    - Usar apenas para* pequenos e médios projetos* que não venham a ter um
>    grande número de usuários (pois o sistema vai ficar lento se o servidor não
>    for bem parrudo);

== Pequenos e médios projetos? 10 mil usários é o que? e 100 mil? Dá
pra quantificar o que é pequeno e médio projeto?

> [...]
>    bom avaliar se vale a pena desenvolver um site novo ou criar uma app para o

=== Essa de desevolver nova app para o Facebook é novidade para mim.
Sou presidente de uma ONG estou pesquisando CMS para redes sociais
(vamos lançar mais de uma).
O problema é que estou tendo dificuldade e decidir....
Já vi também o Noosfero, mas muito superficialmente, sem testar. Ele
me pareceu ainda muito imaturo.....

Não sua opinião, qual o melhor cms de rede social do momento?

Fabrício Valle

Kaléu Puskas Diedrich Caminha

to elgg-...@googlegroups.com
Olha, para Redes Sociais, pelo que estou vendo todos são "imaturos".
Mas também acho que é isso aí..faz parte.

Acredito que deve-se escolher uma opção e batalhara para fazer o melhor possível com ela.
Acho que deves escolher a que o pessoal que for trabalhar tiver mais facilidade. se você não tiver equipe e quiser fazer uma rede social assim como podemos fazer com blogs, não recomendo e particularmente acredito que vale mais a pena pagar pelo ning.

E sobre desempenho, na verdade tenho que admitir que não tenho números, minha observação se baseia no fato das consultas serem muito pesadas para recuperar a informação de um único objeto. Para cada ítem inserido em um objeto é feita uma inclusão no bamco de dados, por exemplo, para inserir no banco "telefone, cidade e estado" de um usuário são feitas três inclusões no banco. A recuperação de dados também é complicada já que para cada ítem é preciso buscar as informações em uma metatabela. Então, não tenho métricas é verdade, não sei quantos usuários, mas eu só usaria para projetos com mais de 2 mil usuários ativos se tivesse uma boa equipe analisando a performance e implementando ações para melhorá-la.

acho que até 500, mil não há motivo para preocupação.

Sobre plataformas, dizem que o buddypress tá vindo com tudo.

Uma ação que podemos fazer enquanto coletivo é uma pesquisa em todas as ferramentas disponíveis com alguns critérios definidos por nós..teríamos pelo menos uma diéia de qual é o melhor.

[...]

bitetti

to Elgg Brasil
O Elgg tem coisas bem simples mas usando um caminho bem graande, deu
pra perceber.
Mas estou acostumado com Zend Framework que é um elefante!
Infelizmente essas aplicações totalmente baseadas em metatabelas estão
ficando na moda, justamente pela necessidade que não tinhamos antes
foi aparecendo.
Oque é dificil mesmo é você pegar um banco desses e casar com
performance. Parece que a realidade real que vejo é que os
profissionais que usam a desculpa "o caminho mais fácil é escalonar o
hardware" são felizardos, pois nem sempre o cliente investe nisso.
E não se enganem o povo fala beeem dese Budypress, mas fala porque
esta na moda porque a base de dados dele é praticamente igual à do
Elgg.
Cedo ou tarde teremos que migrar para um CouchDB da vida.

Enquanto isso essa pode ser uma solução
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Otimizando-seu-web-server-com-Apache2-+-Lighttpd