carlosiramina
unread,Jul 6, 2012, 3:48:41 PM7/6/12Sign in to reply to author
Sign in to forward
You do not have permission to delete messages in this group
Either email addresses are anonymous for this group or you need the view member email addresses permission to view the original message
to eja...@googlegroups.com
Reuniao EJA Unicamp 06/07/12
Nortes:
- Metodologia: Pensar em processos práticos e teóricos de alfabetização. Já temos diretrizes, mas falta saber como fazer.
- Formação do grupo: Necessidade
do grupo se conhecer melhor, criar uma identidade própria ao grupo do
EJA. (É interessante que todos que dêem aula participem da construção
conjunta do projeto)
- Conhecer melhor os alunos: Construir um projeto coletivamente com os estudantes,
Desafios:
-
Variação de nível de alfabetização entre os alunos (alguns já chegaram
ao ensino médio, outros só sabem escrever o próprio nome)
- As aulas tem de durar apenas uma hora
- Pouco tempo para o início do projeto (setembro)
Propostas de organização e de atividades
Organização das aulas:
- Os próprios alunos trazerem coisas
- Relacionar música e matemática
- Lição de casa para os fins de semana
- Aula por todos os dias da semana (Português e Matemática com a sexta em aberto)
-
Aula da sexta em aberto para revisão, amarrar as aulas, realizar
atividades lúdicas, reuniões que podem ser realizadas neste dia
- Articular as aulas da semana, mas mantê-las independentes (isto é, uma aula não depender da outra).
Organização do grupo:
- Reuniões semanais a partir de agosto (sugestão de data: Sexta-feira, após a aula aberta)
- Reuniões mensais mais gerais (É interessante compartilhar as experiências de cada um com o ensino)
- Construção de um projeto para todo o segundo semestre
Atividades nas férias e em Agosto:
- Pesquisar estudos e práticas de alfabetização (compartilhando as leituras no grupo de email)
- Reunião com a escola em São Paulo que realiza alfabetização pelo método freiriano (EDA?)
-
Ver os espaços físicos disponíveis (O CAECO no horário do almoço é
movimentado. Pode ser em salas de reunião do IE. Se for em salas de
aula, seria interessante um armário fixo para o EJA, além de uma lousa
paralela)
-
Reunião no primeiro fim de semana de agosto para compartilhar as
leituras individuais e aprofundar o projeto em conjunto (pode ser em um
sítio)
Propostas a longo prazo:
- financiamento por meio de projetos de extensão via CAECO
- financiamento por edital via IE (tal como existe na Medicina como o PET)