Escola inclusiva
Para se construir uma sociedade inclusiva e democrática como se pretende que seja a sociedade do século XXI é fundamental uma escola inclusiva (Porter,2001).E escola inclusiva significa aceitação das diferenças do ser humano, quer sejam fruto de realidades sociais, económicas ou culturais díspares , quer seja ao nível da própria realidade física e psíquica. Inclusão é um problema de atitudes das pessoas face às outras. E é esta mudança de mentalidades que tem que ser "ensinada" , na escola inclusiva.
O sucesso desta escola deriva do favorecimento dum ambiente propício à igualdade de oportunidades e à plena participação e depende de um esforço conjugado da escola, família e comunidade .
Mas a inclusão é um processo complexo que ele próprio produz modificações profundas na escola, contribuindo para a flexibilidade curricular.
Digamos que a escola de hoje é o espelho de uma sociedade multifacetada , em que há uma integração daquela na comunidade, num sistema de co-responsabilidade com vários agentes. Num sistema inclusivo , para que o aluno tenha um bom desenvolvimento académico, sócio emocional e pessoal é necessária, a acção conjugada, do Estado,( através de legislação, financiamento, autonomia, apoio, sensibilização), da Comunidade (pela participação, apoio e formação), da Família (pela formação, participação e apoio)e da escola, responsável pela planificação, sensibilização e apoio, flexibilidade curricular e formação.(responsabilidades num sistema inclusivo adaptado de Correia, 1997:35 e citado por Santos, A.B. -2007).
Teresa Oliveira
Santos,A.R.B.(2007).Comunidade escolar e inclusão .Lisboa:Instituto Piaget