Eleição do Conselho Tutelar
É necessário escolhermos conselheiros(as) com historia já comprovada na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, pesquise a vida pregressa dos candidatos ao Conselho Tutelar e consultem aqueles que o conhecem. É preciso saber escolher e isso exige conhecer a história dos candidatos e votar estando seguro de que o seu candidato será o melhor para a defesa dos direitos das crianças e adolescente de nossa cidade.
Votar na eleição do Conselho Tutelar é um meio de participar, influir e assumir responsabilidade na vida das crianças e adolescentes da cidade, é instrumento de luta pela consolidação do ECA Estatuto da Criança e Adolescente.
O Conselho Tutelar tem prerrogativa legal de fiscalizar e cobrar da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público que assegure, com absoluta prioridade, a todas as crianças e adolescentes a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária e agir quando qualquer criança ou adolescente for objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, ou qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
É hora de São José dos Campos avançar nas políticas públicas destinadas ao público infanto-juvenil, para tal devemos escolher conselheiro (a) que:
· Defenda a proteção integral de crianças e adolescentes como previsto no ECA;
· Defenda a prioridade do OCA – Orçamento Criança e Adolescente na elaboração do orçamento público (LDO e PPA);
· Defendam a sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento;
· Organizem a participação popular na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
· Repudiem a redução da idade penal;
· Impeçam que escolas continuem expulsando criança e adolescente, respeitando o ECA e a LDB;
· Cobrem a prioridade de atendimento de especialidades da saúde e que os atendimentos do CAPS/i sejam portas abertas como determina Portaria nº 130 de 26/01/2012 - Ministério da Saúde;
· Lutem para que as vagas em creche sejam garantidas a todas as crianças que dela precisam.
· Exijam que os direitos fundamentais sejam garantidos pela simples condição de serem crianças e adolescentes e não em virtude de necessidades;
· Denunciem os abusos de policias e funcionários do Estado.
Os Conselheiros/as Tutelares, são representantes da sociedade para a defesa do direitos previsto nas leis, têm a obrigação de participar dos fóruns da sociedade civil organizada, contribuir para a formulação das resoluções do Conselho de Direitos e organizar a população para consolidar a conquista e defesa dos direitos de criança e adolescente.
Os direitos de criança e adolescente devem estar associados à luta por uma profunda transformação social, em defesa dos direitos e da civilidade.
Votem no dia 4 de outubro, pelo bem de tantas crianças e adolescentes que precisam de defensores dos seus direitos básicos.
Faça a sua parte! Ajude a divulgar a eleição! Participe!