----- Mensagem encaminhada -----De: "Adunimontes" <sindicatoa...@gmail.com>Para:Cc:Enviada: seg, 23 23e nov 23e 2020 às 15:49Assunto: Mobilização em Defesa da FAPEMIG, UEMG e UNIMONTESMobilização em Defesa da FAPEMIG, UEMG e UNIMONTES
A Lei Orçamentária Anual (LOA) que definirá os orçamentos do Estado de Minas Gerais para o ano de 2021 será votada em breve na Assembleia Legislativa do Estado. Quinta-feira, dia 26/11 é o último dia para a apresentação de propostas de emendas. A deputada Beatriz Cerqueira (PT), representando reivindicações de representações sindicais e outras organizações de professores e pesquisadores do Estado, apresentará propostas de emendas a essa lei que possam garantir um orçamento mínimo para a pesquisa e o Ensino Superior em Minas Gerais.A proposta é de que 1% do orçamento do Estado seja destinado à Fapemig, 1% seja destinado à Unimontes, e 1% seja destinado à UEMG. É essencial que neste momento em que a pandemia dificulta as manifestações nas ruas, que nos mobilizemos em nossas redes sociais e nas redes sociais de nossos deputados e deputadas, pressionando para a aprovação dessas emendas. O corte de investimentos na pesquisa no Estado tem colocado em risco nosso desenvolvimento científico e tecnológico, e a Fapemig tem um papel central no financiamento público de pesquisa.
A Unimontes e a UEMG são instituições essenciais para a formação profissional, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, e para o desenvolvimento da pesquisa no Estado, com grande capilaridade, inclusive em cidades menores e mais afastadas dos grandes centros. Garantir um orçamento mínimo para essas instituições é garantir educação e desenvolvimento mais equitativos e melhor distribuídos regionalmente. Além disso, essas duas instituições, com suas dezenas de unidades espalhadas pelo interior, são um patrimônio da população do Estado de Minas Gerais que vêm sofrendo diversas ameaças nos últimos anos, com dificuldades orçamentárias, instalações precárias, não terminadas e necessitando de reformas ou ampliação, professores sem reajustes salariais e planos de carreira adequados, falta de servidores e servidores com salários baixos e planos de carreira pouco atrativos, quase ausência de políticas efetivas de assistência estudantil etc. Esse patrimônio precisa ser fortalecido!
Compartilhe essa mensagem. Faça chegar em seus deputados e deputadas. A pesquisa e a Educação Superior pública de Minas precisam de você!
Diretoria Executiva Adunimontes
Gestão Vozes da Resistência