atividade sobre memes

Lilian Starobinas

to edublo...@googlegroups.com
Olá gente bonita, como vão, turma?
saudades de conversar com vocês.
Estou querendo elaborar uma atividade com os meus alunos (2o ano do  E Médio) ao redor de memes.
Temos uma semana de atividades especiais em maio na qual posso propor oficinas totalmente desvinculadas do currículo, de 1h30 cada.
Fiquei com vontade de propor algo que nos ajude a observar e refletir sobre o lugar dos memes em nossa comunicação hoje, e pensar nos diferentes sentidos que ele pode ter, dependendo da intenção de quem produz e da apropriação que se faz deles nas redes.
Pensei em algo que tivesse mais uma cara de gincana do que palestra.
Alguém se anima a me dar uma mão para pensar na estratégia?
Depois podemos colocar à disposição para quem mais quiser utilizar!
bjs
Lilian

--
Lilian Starobinas
http://discursocitado.blogspot.com

Rodrigo Gonzatto

to edublo...@googlegroups.com
Olá Lilian! Já dei uma palestra sobre memes: http://www.slideshare.net/gonzatto/comoeumesinto-quando-o-assunto-meme fique a vontade para usar o material.

Junto com meu colega, Frederick van Amstel, elaboramos um artigo (ainda não publicado) em que defendemos os memes como uma criação colaborativa, coletiva, distribuída, assíncrona de Design Gráfico que permite uma estética que envolve amadores e profissionais com desenho, o digital e re-significação.

Também trabalhei com memes em aulas de graduação, foi um pouco complicado, mas tentamos trabalhar com a o remix para resignificação dos sentidos das 'mensagens'. Foi mais ou menos assim: 10 minutos para pegar um meme e resignificar e passar para um colega. Repete. Outra atividade foi a de criar um novo meme. Nessa, enfocamos mais como os memes se focam em comportamentos e esse novo meme deveria refletir um comportamento social/individual com o qual as pessoas se identificassem.

Rodrigo Freese Gonzatto
~ (41) 9925 3113

Para gerenciar a sua participação neste grupo, visite
http://groups.google.com/group/edublogosfera?hl=pt-BR

Para ver as últimas nos blogues dos assinantes
http://www.google.com/reader/shared/user/01876136484329457703/label/edublogosfera

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "edublogosfera" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para edublogosfer...@googlegroups.com.

Lilian Starobinas

to edublo...@googlegroups.com
Obrigado, Rodrigo, bacana conhecer o teu trabalho.
Estou querendo brincar um pouco com os contextos dos mêmes e seus usos, pois queremos discutir formas de comunicação na Rede e o tipo de possibilidades que os mêmes trazem.
Gostaria que eles pudessem olhar e conseguissem identificar um même que faz apologia à discriminação, outro que é sexista, outro que difunde solidariedade, outro que ironiza uma situação política, etc. Será que é de risco?
Sobre a produção de mêmes, me ocorreu propor como uma atividade final, mas temo que o tempo curto dificulte a identificação de um tema que mereça um même, e uma mensagem verdadeira que possa torná-lo relevante e/ou divertido. Mas gostaria de ter esse espaço também.
abço
Lilian