MONONUCLEOSE - alerta

14 views
Skip to first unread message

Frederico Viegas

unread,
Sep 1, 2013, 6:39:24 AM9/1/13
to edn-c...@googlegroups.com
Pessoal, 

sobre as recentes notícias de autuação de estabelecimentos divulgadas, gostaria de alertar sobre os riscos do consumo de alimentos deteriorados, muito além daquelas eventuais dor de barriga e diarréia daquilo "que comemos e nos fizeram mal".
Trata-se da severa MONONUCLEOSE. Pesquisei no WIKIPEDIA o que é isso e obtive o seguinte resultado, transcrito abaixo.

"Pode ter várias causas, sendo a mais comum delas a infecciosa, em geral causada por vírus. Geralmente, as infecções mais comuns são as provocadas pelo vírus Epstein-Barr (EBV), seguida pelo citomegalovírus (CMV).
A mononucleose pode ser contraída com a ingestão de alimentos; carnes mal passadas, sushi e por frutas, legumes e verduras não lavadas corretamente. Louças mal lavadas também podem provocar tal doença.
Embora os sintomas mais expressivos e que exigem cuidado durarem algumas semanas, outros sintomas podem perdurar por diversos meses ou, em alguns casos, por mais de um ano. Entre eles estão o sono em excesso, falta de apetite, de fome e de sede, febres acima dos 39º. O indivíduo que sofreu com a doença deve prestar atenção nesses fatos e procurar se alimentar e se hidratar bem. Entre esses fatores, os meses que se seguem à mononucleose podem vir acompanhados de leves tonturas, principalmente se seguidas de alimentação ou hidratação deficientes."

Ontem ouvi um relato pessoal de um cara que passou por isso. Recebeu uma carga de CITOMEGALOVIRUS. Os sintomas foram avassaladores. Ele pensou que ia morrer... No protocolo médico de diagnóstico, inclusive, os sintomas são pesquisados como se FOSSE O DOENTE UM PORTADOR DE HIV (AIDS).

Parece que a causa mais provável no caso dele foi o consumo muito frequente de comida japonesa, especialmente sashimi (peixe cru).

Sem querer causar paranoia, as causas da inoculação do vírus podem ser as mais diversas possíveis: relação sexual, beijo, louça mal lavada, alimentos deteriorados ou mal manipulados, não dá para prever de onde virá isso. O médico do cara disse ainda que TODO MUNDO UM DIA será inoculado, mas se a carga de vírus não for grande, o sistema imunológico reage e cuida bem do problema. No caso do meu interlocutor, o que pegou foi uma carga muito grande de vírus  O corpo só reage depois de um mês ou dois. Dai ele ficou uns dois meses com febre alta, prostrado, sem trabalhar e sem querer se alimentar, perdendo peso.

Portanto, muito cuidado com a higiene de louça, talheres e utensílios,  bem como principalmente a manipulação dos alimentos,  nos locais frequentados. Os problemas estão onde menos esperamos.

Para mais informações acessem o link do Dr Drauzio Varela sobre o assunto.

Abcs, FV

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages