Assinatura digital de PDFs

Gilberto Dessbesell Jr

to dug...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal!

O que vocês têm usado para assinatura digital de PDFs?

Att.,
--
Gilberto Dessbesell Jr.

"Simplicidade--a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado--é essencial."

Daniel Franzini

to dug...@googlegroups.com
OpenSSL? PGP? Ou é programaticamente, no Delphi? Programaticamente eu nunca vi nada parecido, mas sempre se pode usar algum wrapper da OpenSSL para Delphi e gerar um arquivo com assinatura digital no formato desejado.

Ainda, usando os recursos de assinatura digital disponíveis no próprio formato PDF eu também nunca vi nada parecido em termos de API. Deve ter, mas tem que procurar.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no "DUG-RS -
Delphi Users Group Rio Grande do Sul" em Grupos do Google.
Acesse o nosso BLOG em http://www.dug-rs.org e contribua com a comunidade Delphi do Rio Grande do Sul
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dug...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
http://groups.google.com.br/group/dug-rs?hl=pt-BR

Twitter: @dugrs
http://www.facebook.com/groups/dugrs/
http://www.Vimeo.com/dugrs

---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul" group.

Daniel

"Let us change our traditional attitude to the construction of programs. Instead of imagining that our main task is to instruct a computer what to do, let us concentrate rather on explaining to human beings what we want a computer to do." (Donald Knuth)

"Yes, technogeeks can be funny, even if only to each other." (http://www.boogieonline.com/revolution/science/humor/)"

"Man is driven to create; I know I really love to create things. And while I'm not good at painting, drawing, or music, I can write software." (Yukihiro Matsumoto, a.k.a. ``Matz'')

Elazar Dornelles Ceza

to dug...@googlegroups.com
Olá

BrySigner até onde recordo realizou uma implementação utilizando a capicom, eles possuem uma api que facilita a implementação.

[...]

Atenc
Elazar Dornelles Ceza

Gilberto Dessbesell Jr

to dug...@googlegroups.com
Olá!

Daniel: No Delphi mesmo. Geramos um laudo técnico em PDF, que agora precisa ser assinado de forma digital.
A estrutura do PDF prevê este tipo de informação e existem sim APIs para Delphi, tanto para gerar a assinatura quanto para inclui-la no PDF.
Fiz a pergunta para saber se alguém já teve alguma experiência positiva ou negativa com alguma delas.

Elazar: Não encontrei menção à tal API no site, mas vou tentar entender melhor.

Obrigado pessoal.

[...]

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Bom dia Gilberto,

Eu uso o Gnostice eDocEngine VCL (US$ 350,00) que, permite gerar diversos tipos de aquivos (XLS, DOCx, XTML, etc.) e também PDFs (assinados).

Como você gera os laudo técnicos?  Você utiliza algum gerador de relatórios como ReportBuilder, Quick Report, Fast Report, etc.?

Se usar gerador, esse componente pode exportar os relatórios de modo muito simples:  basta incorporar o componente no seu projeto, ativar a propriedade que assina o PDF e, é claro, informar o nome do aquivo que contém seu certificado:

Se não usar gerador de relatórios (isto é, você monta o relatório "na unha"), o eDocEngine também possui recursos para gerar PDFs assinados através de codificação. Abaixo está exemplo do help que mostra como gerar PDFs assinados:

program Digital_Signature_Demo;

{$APPTYPE CONSOLE}

{$R *.res}

uses
  System.SysUtils, VCL.Graphics,
  gtPDFEng, gtCstPDFEng;

var
  gtPDFEngine1: TgtPDFEngine;
  tNow: TDateTime;
  gtDigitalSignature1: TgtDigitalSignature;
begin
  try begin
    // Create a new PDF document
    gtPDFEngine1 := TgtPDFEngine.Create(Nil);

    with gtPDFEngine1 do begin
      Preferences.ShowSetupDialog := false;
      FileName := 'sample_doc.pdf';
      // Create a hidden digital signature
      with DigitalSignature do begin
        Enabled := true;
        FieldProperties.Visible := false;  // hidden signature
        // Specify signature options
        with SignatureProperties do begin
          CertFileName := 'example-com.pfx'; // assumes current directory
          CertPassword := 'password';
          Location := 'Bangalore';
          Reason := 'Just for this demo';
          DateTime := Now;
        end;
      end;

      BeginDoc;  // Creates a page in the document
        // Render some text on the document
        Font.Size := 16;
        TextOut(1,1,'Long long ago, so long ago, nobody knows how long ago...');
      EndDoc;   // Saves document
    end;
  end
    except on E: Exception do begin
      Writeln('Error - ' + E.ClassName, ': ', E.Message);
      Readln;
    end;
  end;
end.

Você poderá obter uma versão trial dessa VCL no endereço:  https://www.gnostice.com/eDocEngine_VCL.asp.

Lembre-se que você também terá que adquirir um certificado digital de uma empresa certificadora (Comodo, Certisign, Tawte, etc.).

[ ]s

Samuel

[...]

Gilberto Dessbesell Jr

to dug...@googlegroups.com
Bom dia Samuel,

uso o Fast Report para gerar os documentos e estou justamente analisando as ferramentas da Gnostice.

Obrigado pele comentário. Provavelmente seguirei por este caminho.

Att.,
Gilberto.

Samuel Carvalho

to DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul
Boa tarde. Depois de muita pesquisa encontrei esse grupo e é exatamente o que necessito.
Preciso assinar pdf com certificado digital A1.
Baixei o componente da Gnostice trial. Fiz como no exemplo que vc (Samuel) deixou e deu certo, mas eu gero meus relatórios no FastReport e já exporto para pdf. Como faço para carregar esse pdf no componente pra poder assinar?
Eu estou testando com o Trial. Vc comprou o componente? Caso sim, qual sua opinião?

Obrigado.
Samuel Carvalho

Samuel Carvalho

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Boa noite, Samuel,

Você tentou utilizar o drive para o FastReport que acompanha o eDocEngine? Não conheço esse driver para o FastReport, mas se for como o do QuickReport (ou o do ReportBuilder), é possível exportar o PDF usando o Gnostice.

Não sei se com o eDocEngine é possível abrir um PDF existente e apenas assiná-lo, mas a Gnostice tem outro componente chamado PDFToolKit que deve lhe atender.

Veja um exemplo dele:
program TgtPDFDocument_AddSignature_Hidden;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils,
  gtPDFDoc, gtExPDFDoc;

var
  gtPDFDocument1: TgtPDFDocument;
begin
  // Create a document object
  gtPDFDocument1 := TgtPDFDocument.Create(Nil);

  try
   begin

    // Load input document
    gtPDFDocument1.LoadFromFile('to_be_signed_doc.pdf');
    Writeln('Document opened.');

    // Add a hidden signature field to a page
    gtPDFDocument1.AddSignature(
        'F:\Downloads\sub...@gnostice.com-2010-03-04',
        '-- snipped --',
        'To demonstrate digital signing',
        'Bangalore',
        '+91.80.41.726.529',
        5,
        'fld_sig1');
    Writeln('Document signed.');

    gtPDFDocument1.SaveToFile('signed_doc.pdf');
    Writeln('Document saved.');

   end
  except on Err:Exception do
   begin
     Writeln('Sorry, an exception was raised. ');
     Writeln(Err.Classname + ':' + Err.Message);
   end;
  end;

  // Free resources
  gtPDFDocument1.Reset;

  // Destroy document object
  FreeAndNil(gtPDFDocument1);

  Writeln('Press Enter to exit.');
  Readln;
end.
O link desse componente é: https://www.gnostice.com/PDFtoolkit_VCL.asp

Sim, eu comprei o eDocEngine faz alguns anos e ele funciona bem, porém o suporte da Gnostice é um bem "lento".

[ ]s

Samuel  N. Jr.

Adilson B. Cápua Jr.

Apr 8, 2024, 10:25:23 AM (11 days ago) Apr 8
to DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul
Opa Samuel!
Sei que é uma thread antiga, mas talvez o povo ainda ajude...

Adquirir o PDFToolKit e segui o exemplo aí. Só que ele adiciona uma assinatura escondida.
Como fazer para que a assinatura apareça no documento? Vi que tem que adicionar um form field e o componente até tem um método para adicionar.
No entanto, fiquei meio perdido nisso, pois o PDF que vou assinar é gerado pelo FAST REPORT. Ele gera e logo depois o componente vai assinar!
Quero colocar um quadrado e dentro colocar a assinatura. Poderia fazer isso dentro do próprio Fast Rerpot?
Como eu poderia fazer isso? Tem algum exemplo simples aí que possa ajudar a comunidade? :)

Agradeço desde já...

Adilson B. Cápua Jr.

Apr 8, 2024, 10:25:28 AM (11 days ago) Apr 8
to DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul
Opa Samuel. Boa tarde!

Como fazer para a assinatura aparecer no documento? Vi que ele assina, mas a assinatura fica invisível.
Estou precisando que a mesma apareça em um quadrado embaixo no documento!

[]'s

Samuel N. Junior

Apr 8, 2024, 10:35:28 AM (11 days ago) Apr 8
to Adilson B. Cápua Jr., dug...@googlegroups.com
Bom dia, Adilson,

Não sei se o PDFToolKit permite fazer isso que você deseja (até hoje só precisei assinar todo o PDF para garantir que ele não foi alterado após a geração).

Sugiro entrar em contato com a Gnostic e perguntar para eles.

Atenciosamente,

Samuel

Acesse o nosso BLOG em e contribua com a comunidade Delphi do Rio Grande do Sul

dug-rs-un...@googlegroups.com
[...]

Samuel Carvalho

Apr 8, 2024, 4:47:00 PM (11 days ago) Apr 8
to dug...@googlegroups.com, Adilson B. Cápua Jr.
Bom dia !

No final das contas o que eu precisei também fui atendido com o PDFToolKit que é exatamente o que o Samuel também precisava.
Apenas assinar o doc PDF para não ser alterado.
Pelo o que entendi o Adilson quer assinar o doc e criar uma chancela de assinatura digital.
Isso realmente eu não consegui fazer e também pelo o que pesquisei em Delphi não achei nenhum norte pra ter uma base e desenvolver.
Caso tenha um norte pode compartilhar aqui que também tento olhar e ajudar.

Att !

Adilson B. Cápua Jr.

Apr 8, 2024, 4:47:06 PM (11 days ago) Apr 8
to Samuel Carvalho, dug...@googlegroups.com
Pois é ...
Estou precisando assinar laudos médicos e a assinatura deve estar visível no documento.
Estou buscando uma solução nativa dentro do meu próprio software. Existem vários serviços on-line que fazem isso.
Usando métodos da API deles, você faz uma requisição REST enviando o documento via JSON e ele te retorna o mesmo devidamente assinado. No entanto, o custo ficou muito alto para meu cliente.
Vai ter necessidade de aproximadamente 10.000 assinaturas por mês!

Estou buscando uma solução. Em um outro fórum, um colega desenvolveu para DLL para o Delphi que faz assinatura, usando a biblioteca CAPICON do Windows. Entrei em contato e estou aguardando
uma resposta. Quando responder, eu posto aqui para o grupo!

Adilson B. Cápua Jr.

Main Programmer

Development

ABC Software

junio...@gmail.com

+55 (27) 9 9964 0014

dellas_capua

Av. Prefeito Samuel B Cruz - 2025
Linhares - ES Brasil

abcsoftware.com.br

O conteúdo deste e-mail é confidencial e destina-se apenas ao destinatário especificado na mensagem. É estritamente proibido compartilhar qualquer parte desta mensagem com terceiros, sem o consentimento por escrito do remetente. Se você recebeu esta mensagem por engano, responda a esta mensagem e prossiga com sua exclusão,
para que possamos garantir que tal erro não ocorra no futuro.

Samuel Carvalho

Apr 8, 2024, 4:47:11 PM (11 days ago) Apr 8
to Adilson B. Cápua Jr., dug...@googlegroups.com
Bacana, será bem interessante compartilhar sim. Obrigado !

Samuel Carvalho

Apr 8, 2024, 4:47:15 PM (11 days ago) Apr 8
to Adilson B. Cápua Jr., dug...@googlegroups.com
Uma outra idéia seria a seguinte.
Com o PDFToolKit consegue adicionar páginas e juntar dois arquivos PDF.
Vc poderia criar sua chancela (não sei a forma) com algum report, exportar pra PDF e depois com o PDFToolKit vc junta esse arquivo no final do laudo médico !

Secaio

Apr 8, 2024, 7:05:35 PM (10 days ago) Apr 8
to dug...@googlegroups.com

Oi pessoal, tudo certo?

Ansioso aqui também pelo desfecho deste tópico. Eu atendo a uma clínica onde tive também essa questão de assinatura em laudos/prescrições médicas. Mesmo caso que esse, mais de 250 prescrições médicas diárias, fora todos os laudos, evoluções e todo o blablabla que o médico tinha que carimbar e assinar todas no final.

Bom, por falta de tempo na época eu usei uma POG haha, tínhamos coisas muito mais importantes para resolver e o que eu fiz foi salvar uma imagem monocromática com o carimbo com a assinatura dos médicos, e eu enfio essa assinatura de cada médico no final do relatório, no caso das nossas prescrições, além de ter as medicações variáveis, ela tem Observações que podem ou não constar na prescrição e também tem um texto de evolução do paciente no final o que tornava difícil usar apenas a imagem da assinatura do médico, pois a posição onde ela vai na prescrição muda de prescrição para prescrição.

Assim, a solução que achei foi salvar a imagem da assinatura no carimbo junto com o cadastro de cada médico. No anexo tem uma prescrição de exemplo, com a primeira solução onde eu tinha só a imagem da assinatura. Agora troquei essa imagem da assinatura com a imagem do carimbo todo, assim não tem problema de qto cresce nossa prescrição, a assinatura vai duas linhas abaixo da última linha da prescrição sempre.

Depois com o relatório montado, é só usar o PDFToolKit para assinar, já que ela não aparece no documento mesmo, mas com ele podemos assinar o documento PDF para não ser alterado ou pelo menos para descobrir se alguém alterou algum bit desse documento depois hehe.

--
Romeu C. Junior
PRESCRIPTION.pdf

Samuel Carvalho

Apr 9, 2024, 7:11:43 AM (10 days ago) Apr 9
to dug...@googlegroups.com
Boa noite.
Muito bacana, isso seria para uma assinatura eletrônica o PDFToolKit faz a assinatura com certificado digital.
Não sei se conhece mas compartilho esse link
https://youtu.be/SToq8eVpAEM?si=rtPE3VGI-wGmDp87 que é o Heber do canal 99 Coders e é ótimo. No vídeo ele ensina como coletar uma assinatura eletrônica, nesse caso vc pode usar para coletar a assinatura do médico ou até mesmo paciente por mobile !

Adilson B. Cápua Jr.

Apr 9, 2024, 7:11:47 AM (10 days ago) Apr 9
to dug...@googlegroups.com
Pessoal, só mantendo o tópico atualizado ...

Depois de ler o relato do Romeu, alguma coisa me chamou a atenção sobre os componentes da Genostic. Eu lembro de ter visto alguma coisa sobre "assinatura visível" e então entrei em contato com o suporte dos caras relatando o meu problema. Me indicaram dar uma olhada no eDocEngine VCL!
 Ainda estou no período de "garantia de compra, ou como dizem os americanos, o tal do money back guarantee  do componente. Resumindo, posso devolver e terei meu dinheiro de volta ou até efetuar uma troca. E lá nas gringa isso é levado muito a sério. Tipo, não me atendeu, devolve o produto e a grana é creditada no cartão em até 10 dias úteis.
Antes de solicitar um re-embolso, eu peguei um trial do eDocENGINE VCL e comecei a fazer testes.  Ele cria a assinatura (baseado no certificado) e possui propriedades para exibir ou não a mesma. Código exemplo aqui  -> https://www.gnostice.com/nl_article.asp?id=268&t=Generating_Digitally_Signed_PDF_Documents_In_Delphi !
Fui seco, peguei o Trial e comecei meus testes. Consegui assinar um documento criado na unha (usando a própria interface) e assiná-lo e ficou do jeito que queria. A assinatura foi feita e apareceu a "marca" ou o carimbo indicando que o cara foi assinado!
Só que o meu problema é que já tenho esse documento pronto em PDF, o meu software já cria o cara baseado no Fast Report. Vi que ele tem um conversor que pega o arquivo FP3 do Fast Report diretamente e gera um PDF.
Já consegui fazer. Muito simples, por sinal. A ideia agora é usar o mesmo motor com a assinatura já carregada para criar o PDF assinado.
Estou nesse passo agora. E, caso não consiga por limitações, vou tentar fazer tudo diretamente com ele, ou seja, criar o PDF diretamente pelo componente na unha e aí então o cara já vai assinado e fica tudo certo.
Vou ter um certo trabalho para adaptar meus modelos para esse novo formato. Hoje eu deixo o usuário "desenhar" do jeito que ele precisa o relatório e ainda por cima colocar várias TAGS no mesmo, substituindo dados como nome do paciente, nome do médico, exame, etc... Vou precisar limitar um pouco isso e gerar relatórios mais secos, até pegar a manha e passar a usá-lo para criar os documentos.

O problema vai ser criar um documento igual a esse aí em anexo! 😒

[...]

Em seg., 8 de abr. de 2024 às 20:05, Secaio <sec...@gmail.com> escreveu:
Laudo.pdf

Secaio

Apr 9, 2024, 8:18:14 AM (10 days ago) Apr 9
to dug...@googlegroups.com
Sim, eu moro no Canadá e aqui esse troço de Money back funciona mesmo, até para coisas que você compra no mercado.. haha é incrível o que devolvem de coisas aqui, até salgadinho, comprou, abriu não gostou, leva lá e devolve.... Eles nem pedem nota ou porque hahaha é muiito estranho prá nós brasileiros.