Comunidade Drupal Brasileira, a quanto anda?

85 views
Skip to first unread message

Pedro Rocha

unread,
Jun 21, 2011, 8:40:37 PM6/21/11
to drup...@googlegroups.com
Estava vendo minha inscrição no FISL, quando percebi 2 coisas:
  • tem grupos de usuários de tudo lá, mas não tem de Drupal.
  • tem 1(UMA, SÓ UMA) palestra sobre Drupal, que será do Paulino Michelazzo, para salvar a pátria
Dentro disso, me bateu uma frustração enorme, ao ver que o Drupal está ganhando status mundo afora, todo mundo querendo usar em projetos cada vez maiores, mas aqui, a comunidade é parada que só, praticamente todas as tentativas de eventos morrem na praia e a colaboração é escassa.
  • Aonde estão os centros de Drupal? (creio ter alguns focos maiores no RJ, SP, RS, SC e CE)
  • Quem é o Drupal-br? (eu sei que tem uma página com isso, não é o link que eu estou perguntando)
  • O que está se tentando fazer em relação ao Drupal-br?
  • Que eventos acontecem, periodicamente(se é que existe algum periódico)?
Quem sabe respostas, acho que seria de grande valia compartilhar, e quem não sabe, quais sugestões tem para incrementar essa comunidade?

Vamos discutir pessoal.. não é possível que tudo fique tão parado assim, em termos de comunidade, com uma ferramenta que tem enfatizada justamente a comunidade internacional como seu ponto que desequilibra.

Como podemos alavancar isso?

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Rafael Ferreira Silva

unread,
Jun 21, 2011, 9:45:35 PM6/21/11
to drup...@googlegroups.com
Pedro,

Eu tenho exatamente a mesma sensação que você. Como criador do Drupal Brasil, me desapontei muito com a comunidade (também tenho minha parcela de culpa, no que tange ao Drupal Brasil).

Recentemente (nem tanto) eu escrevi um post com a minha visão de como anda a comunidade Drupal no Brasil (http://diminua.me/combr).

A questão de eventos, o Fabiano (wundo) já tentou (e viabilizou) 2 Drupal Camp em Campinas. O Leonardo Silva (xulispa) realizou uma em SP (há muito tempo). Há alguns anos houveram algumas palestras sobre Drupal no FISL (o Ferrari sei que já deu palestra lá).

Os focos de usuários são, como sempre, SP, RJ, BH, RS e um pouco aqui no PR. Mas tem gente em tudo quanto é lugar.

O Drupal Brasil (drupal-br) hoje é um fórum para debater Drupal em pt-br. Só isso. Eu tive algumas idéias, o Thiago (hoje mantenedor do site) tb teve algumas idéias e o Fabiano (wundo) tb deu várias idéias. Tudo ficou parado por vários motivos: falta de gente, falta de gente interessada, falta de iniciativa, falta de tempo e tantas outras faltas... (umas faltas minhas tb hehe)

Sobre o que está se tentando fazer com o Drupal-br vou deixar o Thiago responder.

Não existem eventos da comunidade regulares. Ao menos não até o momento. Eu dou treinamentos períodicos em SP (o Thiago no RJ), mas isso não é evento da comunidade...

A minha análise da comunidade de Drupal no Brasil é uma, e simples: a maioria dos usuários (até o momento) é composta de iniciantes. Quando essas pessoas se tornam mais experientes somem de listas e fóruns. Com raras exceções ninguém toma iniciativa de criar eventos. Quando alguém cria um evento o pessoal fura...

Por fim, eu continuo (como sempre) disposto a fomentar o Drupal no Brasil. Não estou entre os que vão tomar outra iniciativa para criar eventos etc., mas conte comigo no que eu puder ajudar (divulgação, palestras, treinamentos, etc.)

Escrevi meio na correria, mas o que eu quero dizer é: a coisa tá feia, mas estou disposto a ajudar, caso alguém tome a frente.

Abraços

2011/6/21 Pedro Rocha <pedrogo...@gmail.com>
--
Ao responder um tópico, reproduza apenas a parte relevante da mensagem original, apagando demais partes e assinaturas.
 
Para cancelar a inscrição deste grupo: drupal-br+...@googlegroups.com
Para ver mais opções: http://groups.google.com/group/drupal-br?hl=pt-BR_BR?hl=pt-BR



--
Rafael Ferreira Silva - Desenvolvedor Web
http://rafaelsilva.net
http://drupal-br.org
http://twitter.com/rfsbsb

Felipe Duardo

unread,
Jun 22, 2011, 9:19:54 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
"...e um pouco aqui no PR..."

onde?
sou de londrina, e estou iniciando no drupal e queria participar de eventos...
mas mesmo SP sendo relativamente perto as vezes fica difícil.

agora vou falar algo que eu sempre tive em mente, 'drupal é melhor que joomla"
sempre tive isso em mente e posso estar errado mas enfim, e esses dias eu vi na School of Net, curso para desenvolvimento
de templates com joomla, no imaster também...

sempre faço workshop na SoN, é um preço acessível e os workshop sempre são feitos por pessoas com um bom
conhecimento, ai fui procurar cursos e workshop de drupal no brasil.. 
não achei nada... não procurei muito também, mas acho que isso também
é uma coisa do mercado, baixa procura por cursos assim.. sei la

Felipe Duardo

Pedro Rocha

unread,
Jun 22, 2011, 9:22:29 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Ai que é mais estranho Felipe... a demanda é grande sim. Muito gente/empresa procura profissionais e treinamentos em Drupal. Falta oferta.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services



2011/6/22 Felipe Duardo <felipe...@gmail.com>

Felipe Duardo

unread,
Jun 22, 2011, 9:29:59 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
então e a quantidade de workshops e cursos para joomla e wordpress
é bem mair que drupal e esse tipo de cursos online para drupal, 
são bem difíceis de se achar.. pelo menos eu não tenho visto muito por ai...

fugindo um pouco da thread, nao sei se vocês viram esse texto do paulino...

"Ronald B. Falcão"

unread,
Jun 22, 2011, 9:42:44 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Pessoas,...

Trabalho com Joomla faz algum tempo, e a pouco migrei (por necessidade na carreira) para o Drupal. Estou bem animado com a ferramenta, apesar de ainda achar que ela tem mais vantagens para mim desenvolvedor do que para o usuário final (sem pedras, não estamos no Irã..rs..).

Não quero criar polêmica, e sim entender um pouco mais da comunidade como organismo. Por isso me questiono em dois quesitos:

1) Quem conhece Drupal, por uma questão de demanda de mercado, é bem valorizado e prefere guardar o conhecimento para si? Aumentando ainda mais seu valor no mercado. Isso no que tange os profissionais no Brasil. Não vou generalizar, até mesmo pq acompanho a lista e o empenho de alguns em compartilhar conhecimento.

2) A curva de aprendizado da ferramenta é um pouco maior do que outras ferramentas CMS o que afasta uma massa maior de novatos, ou causa a desistência dos mesmos em pouco tempo.

Abraços.

Logo BBKO Consulting.png Ronald Bolsoni Falcão
Desenvolvedor Open Source PHP/CMS - Internet (Fábrica Livre)

Tel:  55 11 3528-9001 (Escritório Panamérica - São Paulo)
Cel:
55 11 8437-7219
MSN: ronald...@hotmail.com
Gtalk: ronald...@fabricalivre.com.br
www.bbko.com.br


CONFIDENCIALIDADE DO CORREIO ELETRÔNICO
Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Caso você tenha recebido este e-mail por engano, não utilize, copie ou divulgue as informações nele contidas. E, por favor, avise imediatamente o remetente, respondendo ao e-mail, e em seguida apague-o.

DISCLAIMER
This message, including its attachments, may contain confidential and/or privileged information. If you received this email by mistake, do not use, copy or disseminate any information herein contained. Please notifyus immediately by replying to the sender and then delete it.

Helal Ferrari Cabral

unread,
Jun 22, 2011, 10:14:52 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
O fato dessa curva de aprendizado ser maior é por que o estigma do brasileiro é não saber inglês. Se comparar a documentação em português que tem do wordpress e joomla, dá um banho no Drupal.

Eu acho que isso é o principal ponto.

Fora também é a falta de pessoal que sabe organizar eventos, vejo que no joomla e no wordpress tem muitas pessoas que entendem disso. Acredito que isso aconteça por que o Drupal ainda é uma ferramenta que assusta muita gente por conta da sua flexibilidade e a falta de usabilidade (drupal 5 a 6). Acredito agora que com a entrada do Drupal 7 neste ano isso tende a diminuir. Mas por enquanto é o que eu acho que está acontecendo. Está faltando aparecer essas pessoas ou empresas que poderiam ajudar a fazer esses eventos. (hj temos só a chuva que infelizmente não é o suficiente para um pais do tamanho do brasil).

Helal Ferrari Cabral
Analista de sistemas

ferrar...@gmail.com
+55 48 9122 6677
www.helalferrari.com

logo.jpg

Thiago Régis

unread,
Jun 22, 2011, 10:25:16 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Bom dia, pessoal.

Depois vou fazer um comentário completo sobre este tópico, mas eu acho que os 2 principais motivos de muitos problemas como esses são:
  1. Em geral, as pessoas não tem a visão de colaboração. Entram sem saber nada, e quando aprendem, saem sem ajudar nada.
  2. Os que já tem um conhecimento razoável de Drupal, e não são egoistas a ponto de sair sem ajudar nada, ficam naquela de: "vamos fazer 1000 coisas", mas quando chega a hora de fazer, eles não se "apresentam". Conheço muitos casos de pessoas que "falam demais", mas quando são solicitados eles dizem que "não podem ter compromisso"
Quero deixar claro que não estou falando isso diretamente para ninguem. Mas essa é a situação em que vivemos no Drupal Brasil hoje, e acredito que o Rafael Silva também teve boas (ou más) experiências como essa.

Estou num cliente agora, trabalhando. Quando chegar em casa eu faço um comentário mais completo, abordando os outros pontos mencionados.


Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org
logo.jpg

"Ronald B. Falcão"

unread,
Jun 22, 2011, 10:35:38 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Caros,...

Por questões culturais-políticas-educacionais não defendo o inglês como língua padrão, principalmente para aprendizado. Numa primeira etapa de vida de uma comunidade como a de Drupal concordo que isso é inevitável, pois os primeiros desbravadores terão que ir buscar na língua inglesa informações. Fomento muito a criação de manuais e tutoriais em português, legendas em videos e traduções de livros. Isso faz parte de um processo de amadurecimento não só pessoal, mas do país. Acesso à informação não deve parar na barreira da língua, e cá estamos nós para ajudar em não sabe inglês, precisamos traduzir e divulgar desesperadamente.

Sei, é muito mais fácil pegar e acessar o drupal.org e ler em inglês. Mas será que isso é mais fácil para todos?

Eu, mesmo em Joomla e Wordpress, raramente procurava soluções na língua portuguesa. Mudei isso para sentir como andam as comunidades aqui, e não tenho me arrependido. Principalmente quando falamos de fóruns de discussão. E isso é o que fará crescer a comunidade, trazer novas pessoas, trazer novos interesses. Uma comunidade que pretende crescer dentro de um ambiente limitado (das pessoas no Brasil que sabem bem inglês) tende a consumir seus recursos e deixar de crescer, ou morrer.

Empresas só vão apoiar a comunidade quando sentirem que ela é madura e poderá gerar algum tipo de lucro. O que não é nada feio na minha opinião.

Abraços.



Em 22/06/2011 11:14, Helal Ferrari Cabral escreveu:
O fato dessa curva de aprendizado ser maior é por que o estigma do brasileiro é não saber inglês. Se comparar a documentação em português que tem do wordpress e joomla, dá um banho no Drupal.

Eu acho que isso é o principal ponto.

Fora também é a falta de pessoal que sabe organizar eventos, vejo que no joomla e no wordpress tem muitas pessoas que entendem disso. Acredito que isso aconteça por que o Drupal ainda é uma ferramenta que assusta muita gente por conta da sua flexibilidade e a falta de usabilidade (drupal 5 a 6). Acredito agora que com a entrada do Drupal 7 neste ano isso tende a diminuir. Mas por enquanto é o que eu acho que está acontecendo. Está faltando aparecer essas pessoas ou empresas que poderiam ajudar a fazer esses eventos. (hj temos só a chuva que infelizmente não é o suficiente para um pais do tamanho do brasil).



Em 22 de junho de 2011 10:42, "Ronald B. Falcão" <drosop...@gmail.com> escreveu:
Pessoas,...

Trabalho com Joomla faz algum tempo, e a pouco migrei (por necessidade na carreira) para o Drupal. Estou bem animado com a ferramenta, apesar de ainda achar que ela tem mais vantagens para mim desenvolvedor do que para o usuário final (sem pedras, não estamos no Irã..rs..).

Não quero criar polêmica, e sim entender um pouco mais da comunidade como organismo. Por isso me questiono em dois quesitos:

1) Quem conhece Drupal, por uma questão de demanda de mercado, é bem valorizado e prefere guardar o conhecimento para si? Aumentando ainda mais seu valor no mercado. Isso no que tange os profissionais no Brasil. Não vou generalizar, até mesmo pq acompanho a lista e o empenho de alguns em compartilhar conhecimento.

2) A curva de aprendizado da ferramenta é um pouco maior do que outras ferramentas CMS o que afasta uma massa maior de novatos, ou causa a desistência dos mesmos em pouco tempo.

Abraços

aleagi

unread,
Jun 22, 2011, 10:47:04 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Ronald, concordo em gênero, número e grau!

Sou defensor da criação de ambientes onde o usuário mediano se sinta
confortável e, infelizmente, nem todos dominam o inglês para haver uma
unificação da comunidade.

Sei que há muitas pessoas aqui que defendem que todos os ovos devem
ficar na mesma cesta, independente da língua que falam, mas se nõs já
temos ciência que nossos usuários (os brasileiros) não possuem o
inglês como atributo mínimo para poder sanar suas dúvidas, temos que
trazer o conteúdo para o ambiente que o usuário se sinta confortável!

Como estou dentro da parte de documentação da nova fase da comunidade
no Brasil e, para isso sei que temos que nos organizar e termos MUITOS
voluntários, estou colocando-me a disposição para discutirmos quais
seriam as melhores estratégias a adotarmos para preencher as lacunas
(maiores primeiro e menores depois) no sentido de deixar o usuário
confortável o suficiente para aprender!

Abraços,
ø¤º°`°º¤ø,¸
,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸
°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`
Luiz Gustavo Aleagi Nunes `°º¤ø,¸¸,
Desenvolvedor Drupal | Padrões W3C | Acessibilidade
http://aleagi.com | http://eopen.com.br | http://drupal-br.org
¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` Nosce te ipsum...¸,ø¤º°``°º¤ø,¸¸,

2011/6/22 "Ronald B. Falcão" <drosop...@gmail.com>:

Rafael Ferreira Silva

unread,
Jun 22, 2011, 11:06:04 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Pessoal,

Há algum tempo atrás (2 anos, mais exatamente) tive a idéia de mudar o Drupal Brasil para um foco de produção de conteúdo em português. Não fazer uma tradução do que existe no drupal.org, isso seria um trabalho insano. A idéia era criarmos, no Drupal Brasil, área para colunistas com artigos semanais (segmentado por assunto, tipo Views, Temas, criação de módulos etc.). Também foi pensado em manter-se o fórum como é ainda hoje. Além de outras melhorias.

Tudo isso nunca foi pra frente pois como eu falei antes e o Thiago ressaltou, as pessoas não se comprometem. E não estou falando de uma pessoa ou outra, mas da grande maioria. Muita gente falou "conta comigo" e na hora do "vamos fazer" vieram as desculpas... isso foi o que aconteceu.

Minha sugestão seria pensermos em algo nessa linha, de criação de conteúdo periódico e comprometido. Pessoas que realmente querem fazer algo e não somente dar idéias (e quantas idéias foram dadas nesses 7 anos de Drupal Brasil!).

Da minha parte eu posso (como já tenho feito), gravar screencasts, escrever colunas semanais, e disponibilizar o material que elaborei para os meus treinamentos (o que tb já faço, no meu site).

Apontar culpados acho que não vai resolver, o importante é ouvir propostas. E digo mais, acho que quem dá sugestões deveria estar disposto a participar delas, pois só assim as coisas vão acontecer (na minha opinião).

Abraço

2011/6/22 aleagi <ale...@gmail.com>

"Ronald B. Falcão"

unread,
Jun 22, 2011, 11:12:11 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Até mesmo pq não há culpados (nesse caso) individuais em uma comunidade, o problema não é que alguém não escreve e sim que ninguém escreve.

Abraços.

Danillo Nunes

unread,
Jun 22, 2011, 11:13:45 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
2011/6/22 Helal Ferrari Cabral <ferrar...@gmail.com>
O fato dessa curva de aprendizado ser maior é por que o estigma do brasileiro é não saber inglês. Se comparar a documentação em português que tem do wordpress e joomla, dá um banho no Drupal.

Não é, a curva de aprendizado do Drupal é considerada íngreme mesmo em países que têm inglês como língua nativa.



--
[ ]'s
Marcus Danillo M. Nunes

Desenvolvedor Web na Chuva Inc.


logo.jpg

Danillo Nunes

unread,
Jun 22, 2011, 11:27:43 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com


2011/6/22 Thiago Régis <tregis...@gmail.com>

Bom dia, pessoal.

Depois vou fazer um comentário completo sobre este tópico, mas eu acho que os 2 principais motivos de muitos problemas como esses são:
  1. Em geral, as pessoas não tem a visão de colaboração. Entram sem saber nada, e quando aprendem, saem sem ajudar nada.
  2. Os que já tem um conhecimento razoável de Drupal, e não são egoistas a ponto de sair sem ajudar nada, ficam naquela de: "vamos fazer 1000 coisas", mas quando chega a hora de fazer, eles não se "apresentam". Conheço muitos casos de pessoas que "falam demais", mas quando são solicitados eles dizem que "não podem ter compromisso"
Quero deixar claro que não estou falando isso diretamente para ninguem. Mas essa é a situação em que vivemos no Drupal Brasil hoje, e acredito que o Rafael Silva também teve boas (ou más) experiências como essa.

Isso não é um problema das pessoas de Drupal. IMHO as pessoas não gostam de se comprometer em projetos comunitários onde quer que seja, ao menos que elas tenham algum benefício por isso.

Talvez a falha esteja em valorizarmos muito o "vamos fazer 1000 coisas" ao invés de "vamos fazer 1 coisa que incentive 1000 pessoas a fazerem 1 coisa cada".



--
logo.jpg

Paulino Michelazzo

unread,
Jun 22, 2011, 11:28:23 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Pedro (e demais):

Vou comentar sua mensagem e também as dos outros colegas que já escreveram, dando uma visão mais ampla.

Como a maioria aqui sabe, tenho boa navegação tanto em Drupal quanto em Joomla! Nos dois CMS's já desenvolvi algumas soluções e me sinto confortável em ambas. De algum tempo para cá, ando me dedicando bem mais ao Drupal por algumas questões pessoais e outras técnicas (que não vem ao caso neste momento) mas que passam próximo ao que comentou.

Quanto falamos de "comunidade", estamos mexendo em um vespeiro complexo, com egos, desejos, necessidades e claro, resultados. Colocar tudo isso em sinergia é das tarefas mais complicadas que posso ver e que por motivos diversos, não dá liga dentro da comunidade brasileira. 

Entretanto isso não é somente para a comunidade Drupal. Se você, vendo outras comunidades, pensa que o Drupal é "órfão de pai e mãe", ledo engano. Joomla! e WordPress possuem seus problemas tão crônicos quanto nós e isso advém daquilo que chamo de "DNA podre" em nossa história. O brasileiro, via de regra, é pessoa que adora a lei de Gérson e espera que tudo caia do céu, infelizmente. Então, se puder não contribuir com absolutamente nada, melhor. Se tiver que contribuir, que seja com algumas migalhas monetárias, mas de suor, bem longe disso. Não estou aqui dizendo que "A" ou "B" é culpado ou dando nome aos bois (pois não saberia o nome de todos), mas sim dizendo que a esmagadora maioria está nessa situação.

Um outro fator que ajuda neste meu ponto de vista do DNA é a dificuldade de contribuição. Nós, nerds de carteirinha, conhecemos as ferramentas de compartilhamento, conhecemos Git, conhecemos fóruns e assim por diante. Mas para o usuário iniciante ou intermediário que tem desejo em colaborar, estas ferramentas são tão estranhas quanto um cockpit de um Airbus e com isso, aquele resquício de chama que existia, se apaga e o camarada simplesmente "broxa" pois um mísero texto que ele poderia ter escrito não é divulgado, não é lido e tampouco comentado. Existe coisa que gera mais frustração que isso?

E o DNA tem mais uma "culpa no cartório". O Ronald comentou sobre a curva de aprendizagem, que é mais extensa no Drupal que em outros CMS's. A verdade não é esta, mas sim que para ser um cara muito bom em Drupal, Joomla!, WordPress ou em pilotar fogão, requer tempo, dedicação, prática e muita paciência. Infelizmente a grande maioria não possui estes atributos em suas personalidades, esperando que tudo na vida (e nas ferramentas) seja imediato. Existe uma complexidade maior? Sim, para projetos maiores. Mas para projetos simples, a curva de todas elas é a mesma, sendo que aquilo que muda realmente é a pessoa estar interessada, necessitada ou desejosa de um resultado. Dirigir na mão inglesa é um tormento nos primeiros dias mas depois torna-se fácil, se a pessoa realmente quiser.

O Rafael comentou dois pontos interessantes. O primeiro deles é que nossa comunidade (BR) é formada por uma pirâmide oca. No topo dela, meia dúzia que conhecem bem a ferramenta e em sua base, uma enorme massa de iniciantes. No meio, um buraco negro, nada mais que isso. Os que estão no topo da pirâmide pouco fazem por causa de sua base. Como a quantidade de pessoas que realmente conhecem é pequena, normalmente estão atolados até a tampa com projetos que precisam atender para poder comer e pouco tempo sobra para ajudar os que estão embaixo. De outro lado, os que estão embaixo se frustam porque não recebem apoio dos que estão em cima e com isso a espiral ruim começa a girar: sem apoio, sem resultado e com isso perpetua-se este desenho com este buracão no meio. Isso também responde a questão do Ronald sobre guardar o conhecimento para si. Não é um desejo, mas sim uma consequência do processo.

O segundo ponto são eventos. Não sei quantos aqui já organizaram um evento mas eu posso dizer com muito conhecimento de causa que é um inferno, mesmo que seja uma "churrascada com o Druplicon". Quem poderia fazer os eventos são os que estão no topo da pirâmide mas, como já dito, possuem os motivos já descritos para não fazer. Os que estão embaixo, não fazem a mínima idéia de como isso pode acontecer e voltamos a questão da espiral.

A solução para estes dois pontos do Rafael, em minha opinião, é estreitar o laço entre as duas pontas hoje desconexas e ajudar a clarear o meio. Sem isso, nem uma, nem outra coisa vão ser solucionadas.

No tocante ao idioma, ponto comentado por vários, não vejo isso como um problema tão grave. Claro que a esmagadora maioria não domina o inglês mas aqui entra também a questão do DNA. Se a pessoa realmente precisa de uma informação, qquer ferramenta como o Google Translator resolve e não somente para o inglês. Eu mesmo não suporto francês, tenho asco de ouvir alguém falando esta língua e não conheço mais que 10 palavras neste idioma. Entretanto já obtive solução para problemas com Drupal e outras ferramentas em sites franceses (ou de idioma francês) usando o Google. O mesmo já aconteceu com alemão, algo que só sei ler "sim" e "não". 

Soluções?
Alguns vão ler esta extensa mensagem e sentar o dedo no gordinho aqui. Normal. Mas como não quero passar por "só aquele que fica no cacarejo", algumas atividades que vejo serem factíveis e podem dar resultados surpreendentes:

1) Planet - não entendo ainda porque não existe um planet da comunidade Drupal brasileira. E vejam, se existe, está muito escondido porque desconheço o mesmo. Querer que uma pessoa se comprometa a escrever um artigo por semana é algo que nunca vai acontecer para nenhum de nós, exceto se formos pagos para isso. Mas se colocarmos num agregador os diversos blogs/sites de pessoas que esporadicamente escrevem sobre Drupal, teremos um bom conteúdo em muito pouco tempo.

2) Organizar a baixaria - se esta lista é o "canal oficial" de mensagens da comunidade brasileira, onde está esta informação? Somente aquele link no Drupal-br? Falta um pouco mais, creio eu. Assim, se somos tão bons em gerir conteúdo, estamos pecando em nossa própria igreja neste ponto. Acredito que podemos fazer melhor renovando o Drupal-BR (que acredito ser o site da comunidade Brasil) e melhorando a busca e obtenção de informações.

3) Ambiente noob - Como dito, a parte rasa da pirâmide é muito grande. Porque não criar algo voltado para eles? Step-by-step simples, didático, estilo "mané" ajuda muito. Se o DNA joga contra, precisamos criar mecanismos para facilitar o encontro entre informação e pessoas. Aqui, creio que o item 2 resolve isso.

Finalmente, estou participando de um processo para "recriar" a comunidade Joomla! no Brasil que hoje está dispersa e perdida. Ela chama-se joomleiros e está sendo criada levando em consideração todos os pontos acima citados. Se pensam que o Drupal sofre com a bagunça generalizada, precisam ver Joomla!. É uma verdadeira Sodoma.

Meus dois centavos na discussão.

Abraços





Pedro Rocha

unread,
Jun 22, 2011, 11:46:47 AM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Isso do DNA Paulino, já vi muito sendo falado na minha época como desenvolvedor J2EE: a visão do pessoal de fora é essa, de que só nos aproveitamos dos projetos opensource, mas contribuir que é bom, necas. E eu concordo que isso é a regra geral mesmo, comprovada pelas exceções.

Eu concordo muito com o Planet, sendo que temos o Managing News prontinho para ser usado para isso. É só instalar o profile.

Uma sugestão que dou de cara é transformar o DBR no Drupal Commons. Para quem não conhece, é uma rede social em Drupal. Estou com ele em um projeto e creio que isso trará um dinamismo grande ao site principal de Drupal no Brasil. E temos que dar um jeito do site enviar email. É custoso,  mas ao meu ver é necessário para que as pessoas se envolvam e lembrem de entrar no site.

Acho que precisamos fazer algo, sejá lá o que for. Legal não está, então mudar já será positivo.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services



2011/6/22 Paulino Michelazzo <pmich...@gmail.com>

Paulino Michelazzo

unread,
Jun 22, 2011, 12:00:31 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Concordo contigo nos dois pontos Pedro. O Commons é bom e não dá para ficar assim.

Abs

Pedro Rocha

unread,
Jun 22, 2011, 12:05:16 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Eu ajudo a migrar o DBR para o Drupal Commons, se o povo se animar com isso, pois já to com ele "na veia" aqui.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services



2011/6/22 Paulino Michelazzo <pau...@michelazzo.com.br>

Joel Wallis

unread,
Jun 22, 2011, 12:22:59 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Bom, acho que agora é momento de aprender coisas novas com os erros passados e definir estratégias para um futuro próximo. Eu já estava escrevendo sobre o Planet quando vi o comentário do Michelazzo. Discordo parcialmente sobre a falta de conteúdo em português, pois há sim posts em vários sites e blogs, mas os mesmos estão fragmentados na internet. Seria ótimo ter um Planet para isso! Seria até incentivador aos autores, pois isso geraria tráfego aos seus sites/blogs.

O que mais vejo dificuldade é em apresentar o poder do Drupal aos iniciantes. Como explicá-los que eles podem desenvolver muitos tipos de projetos de baixa, média e grande complexidade sem precisar programar? Como explicá-los em poucos minutos sobre o que o trio CCK, Panels e Views pode fazer? Acho que, para a massa iniciante, a produção de screencasts seria uma ótima solução.

Enfim... Idéias, idéias, idéias! E execuções? Quem são os líderes da comunidade que tomarão a frente para iniciarmos ações sincronizadas para literalmente mover a comunidade? Um corpo, por mais forte que seja, não faz absolutamente nada sem uma cabeça. Quem será/serão a liderança dessa força tarefa, quais serão as etapas e os objetivos? Acredito que começar a discutir soluções já é um bom começo.
Joel Wallis
Freelancing em desenvolvimento web

Fortaleza, CE
+55 85 8744-1718 / + 55 85 9915-1903

São Paulo, SP
+55 11 6090-3158 / +55 11 8680-2031

joelwallis.net

aleagi

unread,
Jun 22, 2011, 12:36:40 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Senhores,

Eu sou o responsável pela documentação, e acho que vou ficar com a
maior parcela do trabalho e por isso precisarei de mais ajuda.

Coloco-me a disposição para organizarmos um grupo de pessoas
interessadas na gestão desses conteúdos, definirmos estratégias e
rumos para fazermos o melhor trabalho possível.

Vamos juntar uma panelinha separada dessa área e começar a pensar e trabalhar?

Abração!


ø¤º°`°º¤ø,¸
,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸
°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`
Luiz Gustavo Aleagi Nunes `°º¤ø,¸¸,
Desenvolvedor Drupal | Padrões W3C | Acessibilidade
http://aleagi.com | http://eopen.com.br | http://drupal-br.org
¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` Nosce te ipsum...¸,ø¤º°``°º¤ø,¸¸,

2011/6/22 Joel Wallis <joelw...@gmail.com>:

Fabiano Sant'Ana

unread,
Jun 22, 2011, 2:55:15 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com


Planet: http://drupaleiros.com/



2011/6/22 aleagi <ale...@gmail.com>

Fabiano Sant'Ana

unread,
Jun 22, 2011, 2:55:46 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Só explicando,  nós gastamos umas horinhas aqui resetamos o Planet que tava fora do ar desde começo de Junho.

2011/6/22 Fabiano Sant'Ana <fab...@chuva-inc.com>

Fabiano Sant'Ana

unread,
Jun 22, 2011, 2:56:10 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Agora só faltam posts né gente? :)

Paulino Michelazzo

unread,
Jun 22, 2011, 3:12:18 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Boa nego, resolvida uma pendência

Abs

Joel Wallis

unread,
Jun 22, 2011, 5:21:44 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Só pra motivo de incentivo dos outros membros da comu: já vou começar a trabalhar em um blog, vou migrar os posts interessantes de blogs antigos que tinha e vou voltar a blogar, principalmente sobre Drupal. Aconselho aos demais fazer o mesmo! Vamos nos mecher! Go! Go! Go!

Danillo Nunes

unread,
Jun 22, 2011, 5:35:22 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Boa Joel,

E para quem tem um blog que trate de outros assuntos além de Drupal: Crie uma categoria ou tag e um feed equivalente para Drupal para ele poder ir para o Planet (acho que o Core já faz isso, mas se não é só usar Views e ativar a view padrão taxonomy_term para ter o feed de um termo de taxonomia).

2011/6/22 Joel Wallis <joelw...@gmail.com>



--

Thiago Régis

unread,
Jun 22, 2011, 11:31:47 PM6/22/11
to drup...@googlegroups.com
Opa Galera, só consegui ler o email novamente agora.

Bem, vou comentar alguns pontos abordados aqui e deixar uma opinião mais clara minha...

"A pirâmide"

O Paulino sugeriu "estreitar as 2 pontas da pirânide". Eu concordo, e até considero que o primeiro passo para isso já foi dado, com a Administração Colaborativa no Drupal Brasil. Nós abrimos o espaço para os interessados em apoiar as áreas em que o Drupal-BR atua, e tivemos uma boa aceitação. Porém, como já foi comentado, na hora do "vamos ver" (eu mandei email para todos), só 2 ou 3 responderam. #tenso

Planet

Ótimo que o Fabiano tenha instalado o ManagingNews para agregar os conteúdos sobre Drupal. Porém eu penso da seguinte forma: O ManagingNews é um tiro de canhão para matar uma mosca. Não precisamos de geolocalização, até porque os feeds (como podemos ver) não estão com "GeoRSS" configurado. Está tudo caindo no "none". Acho que podemos configurar um agregator mesmo, no Drupal Brasil, que o resultado será ótimo (talvez até melhor). Será objetivo! O usuário acessou o site, achou o conteúdo. Não terá que ficar buscando no mapa, catando os feeds etc.

E eu ainda acho que esses conteúdos devem estar sob o domínio do Drupal Brasil, acho que traz mais relevância (tanto para o artigo quanto para a comunidade) e credibilidade. Eu não quero, com isso, que pensem que eu estou querendo centralizar tudo no Drupal Brasil, por ego etc e tal. Mas o Drupal Brasil é a comunidade brasileira, e a comunidade brasileira é o Drupal Brasil. Isso ninguem discute mais (concordam?). Então se queremos eficácia, é melhor centralizar tudo o possível na comunidade brasileira.

Documentação

Além desses conteúdos proativos, que são os artigos/tutoriais do Planet, o Drupal Brasil precisa de uma documentação. E eu acho que essa documentação pode ser, mesmo, traduzida e adaptada do Drupal.org. Só precisamos fazer um mutirão. O Aleagi já se dispôs a isso, como responsável pela Documentação. Eu me coloco a disposição também para auxiliar na criação da documentação.

DrupalCommons

Seria ótimo se daqui algum tempo tivessemos o Drupal Brasil totalmente migrado para uma estrutura semelhante ao DrupalCommons, com interatividade etc e tal. Mas será que é disso que precisamos agora? Será que devemos concentrar esforços nisso ao invés da Documentação?

Como Fórum o Drupal Brasil funciona muito bem. Precisamos de conteúdo/documentação para formar novos drupalistas/drupaleiros. Acho que quando tivermos um forum eficiente + documentação completa, então pensamos na interatividade e formas de manter o usuário colaborando. Com o grupo que temos, podemos movimentar a galera para gerar conteúdo de qualidade.

Eventos

Acho que a forma mais eficiente de fortalecer a comunidade é promovendo encontros regionais, e de fato estamos em falta com isso. Eu tinha ficado responsável por esses encontros/eventos, mas não consegui começar nada ainda, também.

Como responsável pelos encontros/eventos, então, e integrando com a área de Documentação (Aleagi), proponho juntarmos um grupo pequeno (mesmo que sejam apenas 2 pessoas) em várias regiões para iniciar o mutirão de documentação. Podemos marcar um dia, talvez um sábado, e juntar todas as cidades para isso. Conectados em numa conversa por voz, chat e/ou vídeo, podemos traçar as estratégias e missões de cada grupo. Se tivermos 5 cidades participando desse mutirão, com 2 pessoas em cada cidade, acho que nós conseguimos produzir no mínimo 30 páginas de documentação. Imagina se fizermos isso todo mês, fora as colaborações individuais durante a semana!? Será sensacional!

Topam? :)

#drupal-br

A lista #drupal-br é mais um canal de colaboração de Drupal, mas não necessariamente do Drupal Brasil. Pra ser sincero, a única vantagem que eu vejo numa lista é a notificação por email, porque de resto eu só acho que "dispersa" o público. Se essa discussão, por exemplo, estivesse sendo feita no fórum, o resultado seria o mesmo ou melhor.

Concordo que precisamos de notificações para os posts do Drupal Brasil. Vamos pensar em uma solução para isso. Aí passo a bola para o PedroFaria sugerir o que seria melhor. Notificar todos os 11mil usuários, a cada comentário, vai arriar o servidor :P

Então, com essas notificações ativas no Drupal Brasil, poderemos voltar a centralizar as informações/conteúdos/discussões.

Conclusão

Como vocês podem perceber, muitos dos problemas citados podem ser resolvidos com a Administração Colaborativa. Mas sem os auxiliares ativos, não podemos iniciar o processo. Precisamos que todos os envolvidos no processo de definição dos auxiliares/responsáveis da Administração Colaborativa apresentem sua disponibilidade. Para os que não participaram, e desejam participar, este é o post. Já que o Aleagi disse que precisa de mais apoiadores, e os atuais auxiliares ainda não se manifestaram, novos colaboradores podem se oferecer.

Bem, é isso. Vamos discutindo as alternativas ;)



Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org


Bruno Rios

unread,
Jun 22, 2011, 11:42:45 PM6/22/11