A Falácia do código simples – Testes são indispensáveis

2 views
Skip to first unread message

ElemarJR

unread,
Aug 30, 2010, 10:32:37 PM8/30/10
to .Net Architects
Olá galera, tudo certin??

Sim, resolvi confessar minha arrogância – eu não escrevo testes sempre
(segundo o Giovanni Bassi, por isso, não deveria me considerar um dev
sênior, e tenho coragem de dizer que sou arquiteto – que vergonha!);

Mas a questão é: Por quê? Por que eu não escrevo testes sempre? …

•Se eu sei que testes impedem que eu libere besteira;
•Se eu sei que testes me dão mais segurança para fazer a manutenção;
•Se os testes permitem que eu possa ganhar tempo, não pagando o tempo
de start da aplicação em debug;
•Se eu sei que o teste é replicável;
•Se eu experimento o benefício da automação dos testes todos os dias..

Por que eu não escrevo testes sempre? (Raiva e indignação comigo
mesmo)

•Sou ingênuo? acho que não [pelo menos, não é a palavra que melhor me
descreve];
•Gosto de perder tempo? definitivamente não;
•Gosto de passar vergonha por liberar código bugado? Nem respondo…

Por que não escrevo testes (a questão persiste)… Resposta mais
aceitável, sou arrogante e caio na falácia do código simples. Sabe
aquele código que:

•tem poucas linhas;
•tem pouco ou nenhum desvio condicional;
•tem pouco ou nenhum loop;
•onde o nome do método é óbvio e significado do código está claro.

O que o “bonzão” aqui pensa quando vê um código desses? Para que
testar? Imagine. Não tenho como errar em um código desses. (Eu sou
fo6@!).

Mas ...

Bem .. toda vez que um sistema meu falha, é nesse tipo de método que
eu caio ..

Resolvi compartilhar com vocês minha última experiência/vergonha nesse
sentido:

http://elemarjr.wordpress.com/2010/08/31/a-falcia-do-cdigo-simples-testes-so-indispensveis/

[]s

Elemar Jr

Paulo Roberto Pellucci

unread,
Aug 30, 2010, 10:46:19 PM8/30/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Difícil acompanhar sua gama de posts Elemar, no entanto, com essa introdução, me senti tentado a ler este ainda hoje, hehe.

Admito que também não sou o maior escritor de testes. Ainda não sinto todo aquele "tesão" que leio nos posts do Juan, por exemplo. Quando noto que comecei a debugar demais, aí sim, eu parto pra começar uns testes a respeito.

Estou errado? Com certeza vou tomar várias porradas ainda, mas respeito a sua postura de notar que errou e consertar isto. Ainda considero bem radical a postura de "sempre escrever testes a partir de agora", mas levarei o seu post como uma lição, pode ter certeza.

E o mais importante é que, se um cara como você que faz um código igual a este também é capaz de errar, eu ainda estou muito bem, rs.

Parabéns pelos posts.

2010/8/30 ElemarJR <elem...@gmail.com>

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Atenciosamente,
Paulo Roberto S. Pellucci

Elemar Junior

unread,
Aug 30, 2010, 10:51:22 PM8/30/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Poxa .. obrigado pelos elogios ... 

Comecei a programar muito cedo ... mas não tenho muita experiência nessa coisa de comunidade ... Sou workaholic e estou vendo nos posts uma forma de sair do "código nosso de cada dia".

Minha postura inicial sobre testes era a mesma que a sua ... mas sabe .. depois de levar tantas vezes por erros "bobos" como esse .. e ter consciência que eles poderiam ter sido evitados ... 

[]s

Elemar JR

Vinicius Quaiato

unread,
Aug 30, 2010, 10:36:12 PM8/30/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Não existe "código simples" e muito menos "sistema simples".

Eu falei sobre isso aqui, e este texto "deu o que falar" na comunidade:
Efeito borboleta e o software:

Glauco Vinicius

unread,
Aug 30, 2010, 11:02:44 PM8/30/10
to dotnetar...@googlegroups.com
2010/8/30 Vinicius Quaiato <vinicius...@gmail.com>

Não existe "código simples" e muito menos "sistema simples".

Eu falei sobre isso aqui, e este texto "deu o que falar" na comunidade:
Efeito borboleta e o software:

Abraços,



Claro que existe!

sim.ples

  1. diz-se do que não é complicadoseja em aparência ou composição
  2. feito de poucas partes ou elementos
  3. sem conotações escondidas
    • A peça é simples como uma pétala e não há quem não se emocione. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 17 de dezembro de 2008)
  4. comum
    • No entanto, não pode permanecer apenas como simples espectador da crise atual. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 30 de dezembro de 2008)
  5. sem ornamentações
  6. ingênuo
  7. modesto


A grande questão é: Algo que é simples para um, pode não ser para outro. Mas não é o fato de não haver um consenso geral em relação a isso que faz com que tal coisa não exista.

Como o próprio Elemar postou, ele definiu um conceito do que é código simples no contexto dele, logo, código simples existe.

--
At
Glauco Vinicius

-----BEGIN GEEK CODE BLOCK-----
Version: 3.12
GCS d- s+:+ a-- C++++ UL++ P+ L+++ E--- W++ N- o- K- w--
O-- M-- V-- PS PE-- Y PGP+ t+ 5-- X- R tv-- b+++ DI+++++ D++++
G++ e++ h! r y+
------END GEEK CODE BLOCK------

Juan Lopes

unread,
Aug 30, 2010, 11:34:12 PM8/30/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Elemar, sou fã da sua visão sobre o .NET, adoro seus posts (finalmente consegui ler todos) e esse em específico me deixou bastante feliz.

Obrigado por compartilhar essa experiência com todos nós, mostrando que até nos códigos mais simples os testes vêm para ajudar.

Parabéns pelo post e pela coragem de falar abertamente sobre isso :D

2010/8/30 ElemarJR <elem...@gmail.com>

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Kind regards,
Juan Lopes

http://qrcode.juanlopes.net

Felipe Teixeira

unread,
Aug 31, 2010, 9:10:14 AM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Elemar, mais um post brilhante...

Ser Xiita não leva.

Felipe G. Teixeira
Microsoft Certified Technology Specialist - MCTS
Application Development Foundation MS
Web -based Client Development
Mobile: +55 (11) 8021-6457
http://iguessimnotcrazy.wordpress.com/
http://br.linkedin.com/in/felipegoncalvesteixeira

Vinicius Quaiato

unread,
Aug 31, 2010, 11:01:33 AM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Queria entender pq vocês falam "Xiita"...

O Islam shiita não tem nada a ver com essa conotação... tsc tsc
2010/8/31 Felipe Teixeira <txdo...@gmail.com>

Felipe Teixeira

unread,
Aug 31, 2010, 12:45:32 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Difícil acreditar que alguém que fale português não entenda, mas vá lá: Usei o termo me referindo ao comportamento extremista de alguns membros da comunidade.

Não me referi diretamente ao significado real da palavra (que sim, é bem diferente e não, não tenho dominio do âmbito cultural de forma completa o suficiente para debater se os sunitas são mais radicais que os xiitas ou mesmo se católicos ou protestantes são mais radicais que qualquer outro grupo). Contexto, amiguinho, contexto... Esta é a beleza da linguagem onde uma palavra pode manifestar vários pensamentos diferentes. Entendeu o que eu quis dizer agora?

Complementando:
Gauches-Portugues
(Do árabe, Shi'a, uma das seitas da religião Islâmica.)
Graças aos ayatolás iranianos, o termo "xiita" tornou-se sinônimo de radicalismo e intransigência. São chamadas de xiitas, por exemplo, as alas mais "à esquerda" do Partido dos Trabalhadores (PT).

Att.,

Felipe G. Teixeira
Microsoft Certified Technology Specialist - MCTS
Application Development Foundation MS
Web -based Client Development
Mobile: +55 (11) 8021-6457
http://iguessimnotcrazy.wordpress.com/
http://br.linkedin.com/in/felipegoncalvesteixeira



Felipe Teixeira

unread,
Aug 31, 2010, 12:55:57 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
BTW: Elemar, neste post seu código pode até estar simples mas tá bem longe de ser trivial... hehehehe
Neste caso, acho que ter estes testes disponíveis será muito util para o cara que no futuro tiver que alterar algo na classe... para evitar quebrar alguma coisa que estava funcioanando...ele sim vai te agradecer. 

Att.,
Felipe G. Teixeira
Microsoft Certified Technology Specialist - MCTS
Application Development Foundation MS
Web -based Client Development
Mobile: +55 (11) 8021-6457
http://iguessimnotcrazy.wordpress.com/
http://br.linkedin.com/in/felipegoncalvesteixeira



Elemar Jr

unread,
Aug 31, 2010, 3:23:12 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Obrigado Felipe (eu acho?!). Sim, concordo que os testes são excelentes registros de especificação 


Enviado via iPhone

JR

unread,
Aug 31, 2010, 7:21:03 PM8/31/10
to .Net Architects
@Elemar

Parabéns pelo post, muito bacana a sua atitude em admitir que somos
humanos e erramos.

Eu comecei a programar computadores em 1979, naquela época debugávamos
numa folha de papel (popular Chines).

Se naquele tempo pudéssemos utilizar algo como o TDD, não haveria
tantos programas em Cobol rodando em grandes empresas onde ninguém tem
coragem de mexer.

[]a

Elemar Junior

unread,
Aug 31, 2010, 7:44:28 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Opa, 

Obrigado... Esse post foi uma espécie de desabafo e compromisso público ... :D
Hoje, em outra Thread .. o povo me considerou "velho" por ter começado em 1993 ... o amigo começou um "cadin" antes..

[]s

Elemar



--

Bruno Gross

unread,
Aug 31, 2010, 8:31:04 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
Piada pronta:

Qual o cúmulo da ironia?

O JR é o mais sênior de todos!

podre...

2010/8/31 JR <agcj...@gmail.com>
--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Visite: www.UpaLele.com

att.
Bruno Gross
Celular: (21) 78545483
Rádio ID: 83*39379

Cássio Rogério Eskelsen

unread,
Aug 31, 2010, 8:35:09 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
aheuhuaehauehuaheuheauhaeu

Cássio Rogério Eskelsen



2010/8/31 Bruno Gross <bruno...@gmail.com>

Thiago Alves

unread,
Aug 31, 2010, 11:00:08 PM8/31/10
to dotnetar...@googlegroups.com
eu ri

2010/8/31 Bruno Gross <bruno...@gmail.com>

JR

unread,
Sep 1, 2010, 12:10:22 PM9/1/10
to .Net Architects
hauauhauhahuahihauhaihaiiuaihauahi

Eternamente JR.. Tenho muito o que aprender ainda.

[]s

On 1 set, 00:00, Thiago Alves <thiago1...@gmail.com> wrote:
> eu ri
>
> 2010/8/31 Bruno Gross <brunogr...@gmail.com>
>
>
>
> > Piada pronta:
>
> > Qual o cúmulo da ironia?
>
> > O *JR *é o mais *sênior *de todos!
>
> > podre...
>
> > 2010/8/31 JR <agcjun...@gmail.com>
>
> > @Elemar
>
> >> Parabéns pelo post, muito bacana a sua atitude em admitir que somos
> >> humanos e erramos.
>
> >> Eu comecei a programar computadores em 1979, naquela época debugávamos
> >> numa folha de papel (popular Chines).
>
> >> Se naquele tempo pudéssemos utilizar algo como o TDD, não haveria
> >> tantos programas em Cobol rodando em grandes empresas onde ninguém tem
> >> coragem de mexer.
>
> >> []a
>
> >> --
> >> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
> >> hospedado no Google Groups.
> >> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> >> Para sair do grupo envie uma mensagem para
> >> dotnetarchitec...@googlegroups.com<dotnetarchitects%2Bunsubscrib­e...@googlegroups.com>
> >> Para mais opções visite o grupo em
> >>http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>
> > --
> > Visite:www.UpaLele.com
>
> > att.
> > Bruno Gross
> > Celular:(21) 78545483begin_of_the_skype_highlighting              (21) 78545483      end_of_the_skype_highlighting
> > Rádio ID: 83*39379
>
> > --
> > Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
> > hospedado no Google Groups.
> > Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> > Para sair do grupo envie uma mensagem para
> > dotnetarchitec...@googlegroups.com<dotnetarchitects%2Bunsubscrib­e...@googlegroups.com>
> > Para mais opções visite o grupo em
> >http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br- Ocultar texto das mensagens anteriores -
>
> - Mostrar texto das mensagens anteriores -

Diullei Gomes

unread,
Sep 1, 2010, 12:16:25 PM9/1/10
to dotnetarchitects
Krak o @JR tem mais tempo como programador do que tenho de vida! e olha que eu já me considero velho! kkkkkkkk...

2010/9/1 JR <agcj...@gmail.com>



--
Diullei Gomes
Desenvolvedor .NET
http://diullei.com/
http://twitter.com/diullei
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages