GraphQL

44 views
Skip to first unread message

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Mar 5, 2019, 8:13:39 PM3/5/19
to dotnetar...@googlegroups.com, DNA Elemar Jr
Olá a todos... 

Aparecendo aqui depois de um bom tempo afastado... querendo tumultuar um pouco pra matar a saudade.

Eu estou avaliando o GraphQL para um projeto novo pela capacidade de criar projeções dos dados que quero acessar, e acabei descobrindo pra minha surpresa que GraphQL não serve apenas pra fazer um fetch, mas que é uma proposta completa de interfaceamento web, e reúne o melhor dos dois mundos: SOAP e REST.

É enxuto e dinâmico como REST, mas mantém um schema e permite discoverability como SOAP, além de permitir um approach Behavior-centric (sem as limitações dos verbos HTTP e o dilema do design de apis de comando).

A pergunta é: por que isso parece estar sendo deixado de lado?

Alguém já experimentou? Já usou em produção? Tem algum feedback pra dar?

@DNA Elemar Jr ressaltou a questão de caching (que até pode ser considerado um ponto válido para quem tem apego ao cache no nível do WebServer, mas existem estratégias úteis) e também à dificuldade de implementação. Para implementar estou uma biblioteca em Node e está sendo razoavelmente tranquilo. Mas eu não sei sobre as alternativas para outras plataformas (o que pode sugerir um projeto pra comunidade).

O que vocês acham?

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
TrafficTalks
Um podcast sobre cinema feito a partir de conversas de trânsito.

jefersonspencer

unread,
Mar 6, 2019, 12:23:13 PM3/6/19
to .Net Architects
Oi Daniel,

Não sou especialista mas acredito que para leitura/pesquisa GraphQL é uma ótima ferramenta. Quanto ao cache no servidor: acho que é possível também.

Assisti hoje uma palestra no Qcon Londres que um engenheiro do Facebook estava justamente falando como eles usaram RSocket como protocolo e GraphQL para mostrar o feed de notícias de uma maneira reativa.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages