Dynamic rules

27 views
Skip to first unread message

Daniel

unread,
Nov 4, 2019, 3:00:50 PM11/4/19
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal, 

Aproveitando do precioso tempo dos colegas e se por ventura puderem me dar algumas dicas, ficarei grato.

Atualmente temos um produto no ar com 10 anos de vida, o produto foi criado em meados de 2007 com webforms, temos  o que chamamos de túnel de seguros, ou seja, nada mais é do que um agrupamento de seguradoras, cada uma com sua tarifa, incluimos essas tarifas no nosso back e clientes podem solicitar orçamentos se seguros para casa, carro, animal, saude, enfim a gama é grande.

O grande problema é que o pessoal na época duplicou todos os tuneis, por exemplo, o tunnel de automoveis foi copiado para o tunel de motos, as mesmas paginas, mais com regras diferentes, eu nem preciso dizer como estão essas regras né.

Conseguimos externalizar uma parte disso durante esses anos mais o produto é tão sensivel e sem testes que mexer nisso não era prioridade, até semana passada.

Essa semana uma parceria foi fechada e com a verba a decisão de criar tuneis dinamicos, para ser simples, imaginem o WIX para seguros, é mais ou menos isso.

Teremos então um so tunel para carros, motos, saude, dependendo da opção escolhida pelo usuario no inicio, as tarifas seriam calculadas de alguma forma mais inteligente (hoje esta na base, usamos reflection pois algumas paginas podemos configurar >= ou <= propridade.campo, então no calculo pegamos em conta regras dinamicas mais as regras do cliente junto com todas as opções selecionadas pelo cliente na hora da compra do seguro.

Alguem ja teve experiencia em criar conteudos dinamicos inteligentes, sem depender tanto da base de dados? sem muito if / else, pois até os campos teriam que ser dinamicos, imaginamos tambem que seguradoras poderiam criar workflow ou algo parecido, acho que a idéia é parecida com e-commerces dinâmicos onde o cliente criar tudo, o grande desafio são as regras.

Tambem ja usei em 2012 IronPython com c#, na época funcionou bem mais tem cliente que não entende as propriedades e isso tende a ser complicado, por isso um WorkFlow no estilo arrasta, configura regra e salva seria a idéia.

Alguem para me ajudar ?

Obrigado e desculpem os acentos.

Daniel

--
Cordialement,
Daniel Manga

Gabriel RB

unread,
Nov 4, 2019, 3:09:23 PM11/4/19
to dotnetar...@googlegroups.com
Fala Daniel.

Eu pensaria em:

Specifications Pattern
Talvez cada classe, seria um [ bloco lógico ], que implementasse uma interface padrão, onde eu adicionaria em uma classe container.

Usar alguma linguagem de scripts para C# também seria possível.

Com certeza alguém já resolveu problema parecido por aí.
Daí vem a dúvida:
qual abordagem escolheu?





--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo ".Net Architects" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dotnetarchitec...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/dotnetarchitects/CAJDpRqFXHbp%3DqOVJ_FJou8BU0q%3D%3D788qnk2MMzWGfzmrE8O8Ug%40mail.gmail.com.


--

Atenciosamente,

Gabriel Barcelos
Analista de Sistemas
https://gabrielrb.net

Daniel

unread,
Nov 4, 2019, 3:19:49 PM11/4/19
to dotnetar...@googlegroups.com
Ola Gabriel, 

Na verdade não escolhemos nada, diante da experiencia do pessoal comercial e vendas, disseram que são muitos dias para incluirem um novo cliente(seguradora) no sistema pois o mesmo tem muitas regras especificas e tarifas especificas são aplicadas diante do cenário dele.

No final do túnel o usuário final tem uma lista de seguradoras que foi calculado e com preços de acordo com todas as regras, hoje são mais de 1200 seguradoras, pois tem seguradora que é pequena e ganha em cima de uma grande, ou seja, também tem sua tarifa.

Daniel

--
Cordialement,
Daniel Manga

Daniel

unread,
Nov 5, 2019, 3:04:44 AM11/5/19
to dotnetar...@googlegroups.com
Bom dia Pessoal,

Olhando para o que Gabriel disse, encontrei alguns exemplos de softwares ja bem conceituados como  https://www.inrule.com, https://workflowengine.io, ou pelo menos a idéia é essa, talvez não com tanta abstração pois são produtos consolidados,  é um possivel caminho com algo dinâmico e com algum tipo de workflow para regras de negocio, sendo que o maior problema hoje são essas regras que mudam todo tempo e demoramos muito (devido ao legado) colocarmos em produção.

Alguem com conhecimento em dynamic rules WorkFlow ou ja passou por esse tipo de requisito ?

Grato
Daniel
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages