[OFF] Como construir um Curriculum Mortis (em dez lições)

461 views
Skip to first unread message

Renato Cantarino

unread,
Apr 12, 2012, 5:14:37 PM4/12/12
to dotn...@googlegroups.com
Pessoal,

Desculpem o OFF, mais achei de suma valia.

A maioria dos profissionais constroem um belo Curriculum Vitae ao longo das suas carreiras. Outros profissionais criam, ao invés, um pavoroso Curriculum Mortis à medida que passam por algumas empresas.

Compartilho aqui dez lições para criar um Curriculum Mortis (baseado em casos reais).

  1. Mudar de empresa a cada 6 meses. Vemos profissionais com 5 anos de profissão e quase 10 empresas no currículo. Promiscuidade similar, somente em micaretas.
  2. Negociar com uma empresa enquanto já estiver empregado em outra para conseguir uma oferta salarial melhor e então usar esta oferta para conseguir um aumento na empresa original. Leilão de salário.
  3. Faltar no trabalho e mentir sobre o motivo. E hajam tias e vós mortas para justificar estas desculpas.
  4. Não investir nenhum tempo pessoal para se atualizar na profissão. Vemos profissionais com 20 anos de experiência (em fazer a mesma coisa errada).
  5. Gastar 40 minutos diários nos cafés e conversas de corredor.
  6. Se intitular pleno após colocar o primeiro projeto em produção. Para que você possa pensar a respeito, a palavra plenitude, no dicionário, significa: “s.f. Estado ou qualidade do que está completo, cheio, inteiro. Totalidade.”
  7. Se intitular sênior após colocar o segundo projeto em produção.
  8. Se intitular Mestre Jedi após colocar o terceiro projeto em produção.
  9. Se certificar sem nunca ter trabalhado com o assunto alvo da certificação (e ostentar esta certificação na assinatura do seu email para todos).
  10. Manipular e usar indevidamente o trabalho dos colegas de profissão para agradar e ganhar o respeito dos chefes.

Pensamendo do dia: “Try not to become a man of success but rather try to become a man of value”, Albert Einstein


Fonte :  http://marcomendes.com/blog/2011/10/como-construir-um-curriculum-mortis-em-dez-licoes/

Harrison Façanha

unread,
Apr 12, 2012, 7:11:59 PM4/12/12
to dotn...@googlegroups.com
Onde você encontrou um cara assim?

--
==============================
Comunidade de desenvolvedores Dot Net no Brasil
 
WebSite: www.dotnetbr.com
 
E-mail do Grupo: dotn...@googlegroups.com
==============================

Frederico Spies

unread,
Apr 12, 2012, 9:05:30 PM4/12/12
to dotn...@googlegroups.com
 Desculpas antecipadamente ao colega, o qual não tenho intenção de ofender,até porque não tenho costume de contestar coisas tão diretamente, mas me parece que essa lista , em alguns pontos parece um mimimi de empregador mordido (eu ficaria pelo menos).
 Sobre os pontos:
 1) Realmente mudanças frequentes são complicadas se não analisarmos se a pessoa em questão teve progressão na carreira. Conheço varias pessoas que em início de carreira, por exemplo, mudaram de emprego 4x em 2 anos mas tiveram uma plena e merecida ascensão entre os cargos.

 2) O que eu sempre ví (mesmo!!) no mercado é exatamente essa é a principal técnica para pedir aumento. Como se não bastasse, o Max Gehringer em um dos seus podcasts  também explica o funcionamento dessa técnica e justifica ela. Parafraseando, se tem gente que pague bem por você é um indicativo de que você vale alguma coisa. (de forma BEEEEEEM resumida)

9) Muitos profissionais de RH ( inclusive o Max Gehringer, mas não somente) indicam a certificação pra quem quer mudar ou subir na carreira,  como pontapé inicial ou motivação.

Claro, assim como existe esse lado que eu apresento...existe a outra face que cabe bem nos pontos levantados pelo autor, mas não vamos generalizar.

Abraço


--

Saulo Brito

unread,
Apr 13, 2012, 12:29:54 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Acho que não foi generalizado ..  'Outros profissionais criam, ao invés, um pavoroso Curriculum Mortis à medida que passam por algumas empresas.'
 
Concordo com alguns tópicos e outros não + a questão não é com oq eu concordo e sim como o RH ou a empresa que vc trabalha irá pensar .. acho que para comparar, vc teria que pensar como alguem do RH ou como Dono de uma empresa.
 
Se fosse dono de alguma empresa com n funcionários esta seria minha opinião:
 
1- Não rola contratar funcionário que em dois anos trabalhou em 6 empresas diferentes .. seria perda de tempo e dinheiro
 
2- Se eu ofereço oportunidade de crescimento e valorizo o profissional ficaria puto com alguem me chantageando dessa forma, agora se não faço nada disso é direito do funcionário me f#d@#
 
3- Caso descobrisse a mentira, nem sei oq faria nessa situação hauehuaehuahe 
 
4- Profissionais acomodados ...  tbm nem comento
 
5- Acredito que de 8h de trabalho, 2h podem ser perdidas, ler o jornal, um blog para descontrair e cara as vezes uma conversa descontraída no corredor com algum amigo tomando cafezinho pode abrir sua mente para resolver um tal problema. A questão é que as outras 6h deveriam ser de foco total no trabalho
 
6,7,8 - Acho que plenitude, senioridade e mestre jedi vem com o tempo e vivência na área e com o contrário do item número 4
 
9 - Uma hora ele irá trabalhar com o assunto e tudo será colocado na mesa ...
 
10 - Prestaria atenção em meus funcionários e odeio puxa-saco ..
 
 
Essa é a minha visão como dono de empresa e ela mudaria um pouco pensando como funcionário ...

Thiago Coelho

unread,
Apr 13, 2012, 8:04:16 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
3- se falasse que a tia morreu, eu como um bom gerente iria dar o maior apoio ao meu funcionário e iria ao velório/enterro
Thiago Coelho - Engenheiro de Computação

Siga: www.twitter.com/scriptijolo
Curta: www.facebook.com/scriptijolo
Acesse: www.scriptijolo.com.br

Theo Alexandre Miliani

unread,
Apr 13, 2012, 9:13:18 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Eu nao ia meter o bedelho mas acho que posso contribuir com algo.
Ser pleno/senior ao meu ver hoje em dia é muito relativo, outro dia achei que ser pleno era ter anos de experiencia, depois meus colegas daqui mesmo me disseram que é uma uqestao de maturidade, se eu pessoalmente tenho um projeto de medio porte como um gerenciamento de empresa no ar feito inteiramente por mim, entao ao meu ver sou pleno sim, e so eu tenho tres desses, porem anteontem fui fazer uma entrevista, na qual iam me contratar como pleno, mas todos os testes eram de senior inclusive no proprio arquivo do teste era senior, e eu nao vi dificuldade nenhuma tirando o iis nao configurado e o bd podre(que empresa te chama para fazer teste e nao tem um ambiente configurado?????????), logo ao meu ver se vc tem um unico projeto que vc fez sozinho inteiro, de medio porte, sim vc é pleno, mas quem diz a verdade mesmo sao os testes...
Theo Alexandre Miliani
Programador ASP classico, Asp.Net

Saulo Carvalho

unread,
Apr 13, 2012, 9:20:12 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Tenho a opinião, para chegar a pleno ou senior, tem que ter cicatrizes. Passar alguns "perrengues" e resolve-los, assumir algumas responsabilidades, ter acertado e o mais importante ter errado bastante e seguir adiante corrigindo os seus erros.
Saulo Carvalho
Blog: http://saulocarvalho.net
Twitter: http://twitter.com/personalsaulo
"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei." (Pablo Picasso)


Caio Fontes

unread,
Apr 13, 2012, 9:39:30 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Concordo com o ponto de vista do Saulo, e gostaria de acrescentar ao tópico 5 que ele escreveu: Que funcionário trabalha 8 horas por dia (trabalhar BEM!) ?. Eu por exemplo, as vezes quando o projeto aperta, eu nao fico 8 horas na frente do computador, eu saio, vou tomar um café, fazer um lanche e etc, mas em compensação eu nao sou do tipo que pensa "ficar exatamente 8 horas no trabalho", dependendo de como está a demanda eu fico mais ou menos tempo, ja teve dias que fiquei quase 11 horas no trabalho, mas trabalhando tranquilamente sem me extressar, para poder ver as coisas funcionando. Acho que todo profissional deveria saber suas responsabilidades com o cliente e sua equipe, e acho que mensurar está responsabilidade pela quantidade de horas que está em frente a um computador é um pensamento muito errado.

Eu realmente acho que alguns pontos desta lista está um "mimimi" absurdo :-P
----------------------------------
Att,
Caio Silvestrim Fontes
Desenvolvedor .NET


Roger Luiz

unread,
Apr 13, 2012, 9:41:06 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Se for considerar os perrengues para ser classificado como pleno e sênior, então profissional de Sharepoint deveria ter um nível no estilo MMA, porque fica tão calejado quanto um lutador que perdeu no quinto round...

FATO!

Juan Lopes

unread,
Apr 13, 2012, 9:58:41 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Raramente trabalho 8 horas por dia (sempre menos). 

Sempre uso as ofertas que recebo como termômetro para o quanto devo ganhar.

BTW: a maior utilidade desse tópico pra mim foi incentivar estudar um pouco mais sobre as conjugações em latim para entender por que se usa "mortis" e não "mortem" nesse caso.

On Thu, Apr 12, 2012 at 6:14 PM, Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com> wrote:

--
==============================
Comunidade de desenvolvedores Dot Net no Brasil
 
WebSite: www.dotnetbr.com
 
E-mail do Grupo: dotn...@googlegroups.com
==============================

Rafael Amorim

unread,
Apr 13, 2012, 9:59:06 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Falou tudo Roger! huahuahauh

Rafael Amorim

Rafael Marques

unread,
Apr 13, 2012, 12:47:06 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
gastar 40 minutos no café?! hahahaha
eu me nego a trabalhar em uma empresa que fica de mimimi se ficar no café...
se de oito horas diárias, voce trabalhar bem trabalhado 6, tenha certeza que vc está produzindo bastante e dando bastante retorno para a sua empresa ;) Não tem como deixar de  beber agua, tomar café, ir ao banheiro ou descontrair um pouco de vez em quando...

leilão de salário e ter passado por muitas empresas em pouco tempo eu acredito ser mais um indicativo de as empresas serem ruins do que o cara ser ruim... lógico que tem gente sacana, mas todos nós sabemos a quantidade de consultoria que cobra um super profissional, dedicado e bla bla bla e não paga bem, ou as vezes até paga mas voce acaba ficando estagnado, etc... ainda mais com essa ondinha de start up. Eu dou risada quando vejo o anúncio de emprego, os caras começam descolados, etc: Ser geek, ser apaixonado pelo que faz, não dar valor a dinheiro (sim, eu ja li isso em oferta de emprego), ter 5 anos de xp em ruby, ninja em js, dominar css, conhecer php, wordpress, joomla, ingles fluente, conhecer api do twitter, facebook, rede social a rodo,e tc.. etc... ai vai ver o salario, os caras pagam 3 mil... hahahahaha
Sinceramente, a parte do gostar do que faz, faz muito sentido, até pq fazer o que nao gosta é gostar de sofrer... mas não gostar de dinheiro? sinceramente, eu programado de graça numa boa, eu gosto e sempre que posso brinco, procuro alguma coisa nova para ver, etc... mas se nao for pra ganhar dinheiro, eu continuo programando as coisas que eu gosto, e não ficar sendo escravo enquanto os outros ganham em cima de mim... 

Wesley Baldan

unread,
Apr 13, 2012, 1:16:23 PM4/13/12
to DotNet_Br Grupo
Concordo plenamente.....
Eu acho muito difícil alguém sair de uma empresa que valoriza o profissional, que não o trata como um robô...etc, etc, etc........ E que paga razoavelmente bem.......



Date: Fri, 13 Apr 2012 13:47:06 -0300
Subject: Re: [.Net - BR] [OFF] Como construir um Curriculum Mortis (em dez lições)
From: rafaelo...@gmail.com
To: dotn...@googlegroups.com

Daniel Freire

unread,
Apr 13, 2012, 1:18:56 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Muito bem ponderado. Não precisamos nem estender mais esse assunto. Em tempo: O Marco Mendes tem uma empresa consultoria.

2012/4/13 Rafael Marques <rafaelo...@gmail.com>



--
Daniel C. Freire
(31) 8467-2331
@danielfreire

Bruno Gross

unread,
Apr 13, 2012, 7:53:13 AM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Msm longe tenho que responder: email sintomático  de dor de corno de empresa ruim!

1- ja passei por umas 10 empresas em meus 8 anos ralando. Algumas saí pois a empresa era ruim. Outras pois não me davam valor ou oportunidades que eu esperava. 

2- seu valor pra empresa só aparece na hora do leilão. Certa vez eu ganhava x. Pedi x+300. Negaram. Arrumei outro emprego. Ofereceram o mesmo salario do outro acrescido de 500. VTNC! Meu valor só surge quando vão perder? Filosofia de pagode....

3- eh errado, mas quem nunca?

5- network vale MUITO. Sou a favor da meritocracia. Não sou um robo!

8- certificação a meu ver vale menos que papel higiênico


Sent from my iPhone

Thiago Coelho

unread,
Apr 13, 2012, 2:01:28 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
O quê? Certificação vale menos que papel higiênico? Tira uma certificação e manda o currículo para uma empresa parceira da Microsoft pra vc ver o retorno, nem 5% dos profissionais tem certificação, muitos não gostam de estudar, certificação é um baita diferencial no seu currículo....


daniel carli

unread,
Apr 13, 2012, 2:07:13 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
se para a empresa certificação for sinônimo  de competência, sai que é roubada

Em 13 de abril de 2012 15:01, Thiago Coelho <thiago...@gmail.com> escreveu:
O quê? Certificação vale menos que papel higiênico? Tira uma certificação e manda o currículo para uma empresa parceira da Microsoft pra vc ver o retorno, nem 5% dos profissionais tem certificação, muitos não gostam de estudar, certificação é um baita diferencial no seu currículo....

--
==============================
Comunidade de desenvolvedores Dot Net no Brasil
 
WebSite: www.dotnetbr.com
 
E-mail do Grupo: dotn...@googlegroups.com
==============================



--
Daniel Carli


Bruno Gross

unread,
Apr 13, 2012, 2:21:59 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Ok. Não quero trabalhar em uma empresa que dê mais valor a parte de certificações do meu curriculum que a parte de realizações profissionais. 5% dos profissionais podem ficar com TODAS essas vagas. 

Ps: de volta a gelada que to de férias



Sent from my iPhone

On 13/04/2012, at 15:01, Thiago Coelho <thiago...@gmail.com> wrote:

O quê? Certificação vale menos que papel higiênico? Tira uma certificação e manda o currículo para uma empresa parceira da Microsoft pra vc ver o retorno, nem 5% dos profissionais tem certificação, muitos não gostam de estudar, certificação é um baita diferencial no seu currículo....


Bruno Gross

unread,
Apr 13, 2012, 2:26:22 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
E ja recebi mta proposta de empresa parceira e neguei! Haha

Sent from my iPhone

Daniel Freire

unread,
Apr 13, 2012, 2:38:47 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Certificação não significa que a pessoa estou nem que tenha vivência em determinada tecnologia. Se te contrataram pela sopa de letrinhas de certificação, tem algo de errado aí...

2012/4/13 Thiago Coelho <thiago...@gmail.com>
O quê? Certificação vale menos que papel higiênico? Tira uma certificação e manda o currículo para uma empresa parceira da Microsoft pra vc ver o retorno, nem 5% dos profissionais tem certificação, muitos não gostam de estudar, certificação é um baita diferencial no seu currículo....

--
==============================
Comunidade de desenvolvedores Dot Net no Brasil
 
WebSite: www.dotnetbr.com
 
E-mail do Grupo: dotn...@googlegroups.com
==============================



--

Frederico Spies

unread,
Apr 13, 2012, 2:56:01 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Poxa eu vejo que tenho uma concepção bem diferente de vocês a respeito de certificação. =/
Pra mim certificação não é fator predominante na qualidade profissional mas por outro lado, certifica (dã?!) que a pessoa em questão teve um mínimo de desenvoltura acerca de determinado conjunto de conhecimentos.

O cara pode não ser um programador ninja mas percorreu a via sacra feijão com arroz em uma determinada tecnologia/produto. Pras microsoft's-oracle's-cisco's isso é o suficiente, talvez não pra um empregador que procure um sênior. ;)

Daniel Freire

unread,
Apr 13, 2012, 3:03:53 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Mas nem isso ela prova, Frederico. Prova apenas que a pessoa fez uma prova e passou. Ela não garante nem essa "via sacra feijão com arroz". Muito útil pra empresas que valorizam (e fazem isso no dia a dia), que é valorizar mais títulos do que trabalho real.

2012/4/13 Frederico Spies <fred...@gmail.com>

Silvio Marques - GMail

unread,
Apr 13, 2012, 8:06:32 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Trabalhei numa empesa onde houve um plano de certificação, um mês antes de eu entrar rsrsrs, depois fiquei sabendo que teve neguinho que tirou umas 10 ou 12 certificações pq iria receber 1.000,00 por cada uma.

A empresa nunca mais fez isso kkkkkk

Nesse caso houve dump pra carValho.
Vai lá ver se a galera manja!

As moscas brancas eu conhecia, mas a maioria... hummm...

Enfim, não vamos desmerecer ninguém que tenha certificação, pelo contrário, merece muito o reconhecimento, e juntar isso com experiência é melhor ainda.

Experiência anda sozinha; Certificação nem sempre!

2012/4/13 Daniel Freire <danie...@gmail.com>



--
"We're not yet where we can go!"
"I love email footer phrase!"

Marcus Alexandre Silva

unread,
Apr 13, 2012, 10:51:26 PM4/13/12
to dotn...@googlegroups.com
Muitos falam que passar por muitas empresas queima o filme. Eu passei por bastantes e quase sempre chego ganhando mais do que muita gente que esta na mesma empresa a mais tempo que eu tenho de experiencia. Você vale o que você sabe produzir.
E o que o Bruno falou é verdade: quando voce pede conta misteriosamente passa a valer mais do que ganha para a mesma empresa. Todas as vezes preferi sair porque acho um absurdo. 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages