Como utilizar várias coleções para criar objetos combinando dados dessas diversas coleções?

Paulo Henrique Lerbach Rodrigues

Eu tenho 8 coleções de IDs diversos e preciso iterar por todas elas para gerar objetos que combinam esses ids.

Suponhamos que eu tenha como entrada as seguintes coleções de ids:
cores, alturas, comprimentos, larguras, materiais, espessuras, texturas e efeitos.

E eu queira cria uma nova coleção de objetos que combinem todas essas características.

Então se cada uma dessas coleções de entrada tiverem 2 itens, ao final eu teria uma nova coleção contendo 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 objetos contendo todas as possibilidades de combinação dessas características.

Como fazer isso de forma eficiente utilizando Java?

http://stackoverflow.com/questions/40023754/how-to-use-various-collections-to-create-objects-by-combining-data-from-these-di