Como começar um DOJO

Ednaldo Miranda

to dojo-bahia
Olá pessoal,

Gostaria de saber como iniciar um DOJO sem nenhuma experiência ou alguém à recorrer, estou pensando em implantar um DOJO na instituição de ensino onde trabalho, sendo trabalhado com alunos do ensino médio, com o objetivo de praticar programação com a rapaziada.

Luiz Claudio Silva

to dojo-...@googlegroups.com
Ednaldo,

Eu posso fazer um primeiro dojo com vocês. Não é nada complicado.
Precisamos apenas de uma sala com um computador e um projetor ou
televisão.

[]s, LC
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "dojo-bahia" dos
> Grupos do Google.
> um e-mail para dojo-bahia+...@googlegroups.com.

Paulo de Almeida

to dojo-...@googlegroups.com
Ednaldo,

escolha desafios simples para que os alunos se sintam motivados a continuar e que não tenha muita configuração.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "dojo-bahia" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dojo-bahia+...@googlegroups.com.

Paulo de Almeida

Linux User #494076
Ubuntu User # 28289

"In a world without walls who needs windows and gates?"

Marcos Mass.

to dojo-bahia
Ednaldo,

acredito que você poderia complementar o DOJO com outras plataformas de resolução de problema.
Por exemplo, você poderia utilizar o DOJO para resolver problemas do SPOJ ou URI Online.

O SPOJ e URI online são plataformas de resoluções de problemas de computação, no formato de maratona de programação. Aliás este ano, terá uma equipe baiana competindo no mundial que será na Tailandia. Eu faço parte do GRUPRO(http://wiki.dcc.ufba.br/GRUPRO) juntamente com eles.

Aproveitando o momento gostaria de pedir a ajuda de todos com a vaquinha ou compartilhar este link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/classificados-para-a-final-mundial-da-maratona-de-programacao

A equipe está classificada, mas corre o risco de não ir por causa de verba.

obrigado.

Ednaldo Miranda

to dojo-bahia
SPOJ é meio complexo para alunos do ensino médio, mas gostei do URI Online, excelentes sites. Boa sorte a equipe GRUPRO e que eles tragam o troféu para o Brasil, onde ele deveria ficar rsrs. Fiz a contribuição e vou divulgar na listar de profissionais de TI que participo, espero que consigam arrecadar o valor necessário.

Ednaldo Miranda

to dojo-bahia
Valeu, Luiz Cláudio!

Esqueci de citar que sou do MT e peço desculpas por intrometer no grupo da Bahia, mas é porque não existe outros grupos, principalmente, daqui do MT. Assim que conseguir implantar o projeto aqui em nosso campus, vou ver a possibilidade de convidar pessoas com experiências em DOJO para contribuir conosco.

Obrigado por se disponibilizar!

Ednaldo Miranda

to dojo-bahia
Paulo, pretendo reunir alguns desafios simples, mas empolgantes em resolvê-los, assim motivando os alunos a participar cada vez mais e melhorando o trabalho em equipe e o raciocínio lógico.

Valeu!

Maurício Vieira

to dojo-bahia
Ednaldo,

Recomendo sortear algum do http://dojopuzzles.com/. No último dojo que eu fui, acabamos sorteando o desafio por lá.
Também pode ser legal já ter resolvido anteriormente, para comentar a solução do DOJO com a sua (que você fez pensando e com mais tempo).

Bom dojo!

Omnia bona bonis

Mauricio B. C. Vieira
+55 11 9 8645-9858