Coding Dojo - O que é e o Manual de Operações :)

8 views
Skip to first unread message

The Coder

unread,
Aug 21, 2011, 9:55:57 PM8/21/11
to Dojo Alagoas
Olá pessoal!

Existe lugar melhor para se aprender e tratar de novas tecnologias
do que um Coding Dojo!? Talvez muitos aqui até saibam o que é, mas
quantos estão usando? Quantas empresas já adotaram e caso contrário
porque não!? Será que sabem o que realmente é um CoDOJO? Gostaria de
compartilhar este artigo e espero que ajude a muitos sobre o nosso
vasto universo tecnológico.

link: http://blog.oxylabtech.com.br/?p=197

Abraços!

Beto

unread,
Aug 21, 2011, 10:35:12 PM8/21/11
to dojo-a...@googlegroups.com
muito bom !!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Luiz Alberto S. Ribeiro [ Beto ]
@madeinnordeste






2011/8/21 The Coder <thal...@gmail.com>

Alexandre Di Salvo

unread,
Aug 22, 2011, 7:20:22 AM8/22/11
to dojo-a...@googlegroups.com
muito bom !!! [2]
--
Alexandre Di Salvo
Desenvolvedor Web
Ubuntu User # 30750
NTech Tecnologia de Informação Ltda
Av. Durval Guimarães, 370
Sala 102 - Ponta Verde
Maceió-AL 57035

The Coder

unread,
Aug 22, 2011, 12:02:46 PM8/22/11
to Dojo Alagoas
Pessoal,

Valeu, acima de tudo, por vocês terem lido! Isso que é importante!
Nós devemos compartilhar nossos conhecimentos, pois o nosso objetivo
maior é enriquecer a comunidade e ajudar uns aos outros. Se acharem
útil, compartilhem o link e gostaria de convidar a quem leu que
registre seu comentário, esse é o maior prazer para quem escreveu, o
reconhecimento acima do dinheiro!

Abraços a todos e sucesso!
Thales Fernando
Membro do Dojo-Bahia @ http://groups.google.com/group/dojo-bahia/
CEO @ Oxylabtech - Qualidade em primeiro lugar.

On 22 ago, 07:20, Alexandre Di Salvo <disalvo.alexan...@gmail.com>
wrote:
> muito bom !!! [2]
>
> Em 21 de agosto de 2011 23:35, Beto <madeinnorde...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> > muito bom !!!
>
> > - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> > - - -
>
> > Luiz Alberto S. Ribeiro [ Beto ]
> > @madeinnordeste <http://www.twitter.com/madeinnordeste><http://beto.euqueroserummacaco.com>
> >http://beto.euqueroserummacaco.com
>
> > 2011/8/21 The Coder <thales...@gmail.com>

Antonio R. de Oliveira

unread,
Aug 22, 2011, 1:36:27 PM8/22/11
to Dojo Alagoas
Interesante a primeira regra ;-)

leandro vitor

unread,
Aug 22, 2011, 1:40:48 PM8/22/11
to dojo-a...@googlegroups.com
Será que posso usar no meu TCC, algumas coisas do seu artigo, é que meu TCC é sobre coding dojo...
--
Leandro Lima
------------------------------------------------------------
Graduado em Ciência da Computação
Desenvolvedor Web
------------------------------------------------------------
www.oneicon.com.br 
Desenvolvimento web e mídias interativas


The Coder

unread,
Aug 23, 2011, 2:22:23 PM8/23/11
to Dojo Alagoas
Olá Antônio!
Apesar de ser a primeira, pude constatar em alguns CoDOJO's é a mais
esquecida :( Na verdade, ela foi a principal razão para eu escrever
esse artigo. Ele praticamente sintetiza a essência do que seria o
CoDOJO. Vi muitas pessoas debatendo coisas, sendo faladas, sem se quer
haver código ainda! Piloto e Co-piloto implementando código sem se
quer haver o mockup do teste! Como disse numa mensagem anterior,
estamos ai para solucionar problemas e ajudar e esse artigo foi minha
contribuição.

Abraços,
Sucesso!

Abraços a todos e sucesso!
Thales Fernando
Membro do Dojo-Bahia @ http://groups.google.com/group/dojo-bahia/
CEO @ Oxylabtech - Qualidade em primeiro lugar.

On 22 ago, 14:36, "Antonio R. de Oliveira" <antonio_...@yahoo.com.br>
wrote:

The Coder

unread,
Aug 23, 2011, 2:17:28 PM8/23/11
to Dojo Alagoas
Olá Leandro!

Primeiro, parabéns! Conseguir se formar hoje, ainda mais na nossa
área, é uma verdade conquista!
Outro parabéns por respeitar os direitos autorais ao invés de sair
copiando e colando, outra coisa infelizmente muito comum de nossa
área.
Sinta-se livre em utilizar o texto! Se seu TCC tiver uma versão
online, envie-me posteriormente o link para eu fazer um trackback! E
não se esqueça da referência bibliográfica, por sinal, meu nome é
Thales Fernando :)

Abraços!

On 22 ago, 14:40, leandro vitor <vitolean...@gmail.com> wrote:
> Será que posso usar no meu TCC, algumas coisas do seu artigo, é que meu TCC
> é sobre coding dojo...
>
> Em 22 de agosto de 2011 13:02, The Coder <thales...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> > Pessoal,
>
> >  Valeu, acima de tudo, por vocês terem lido! Isso que é importante!
> > Nós devemos compartilhar nossos conhecimentos, pois o nosso objetivo
> > maior é enriquecer a comunidade e ajudar uns aos outros. Se acharem
> > útil, compartilhem o link e gostaria de convidar a quem leu que
> > registre seu comentário, esse é o maior prazer para quem escreveu, o
> > reconhecimento acima do dinheiro!
>
> > Abraços a todos e sucesso!
> > Thales Fernando
> > Membro do Dojo-Bahia @http://groups.google.com/group/dojo-bahia/
> *Leandro Lima*
> ------------------------------------------------------------
> Graduado em Ciência da Computação
> Desenvolvedor Web
> ------------------------------------------------------------
> *w* <http://vitoleandro.wordpress.com>*ww.oneicon.com.br*

Leandro Vitor

unread,
Aug 23, 2011, 7:18:19 PM8/23/11
to dojo-a...@googlegroups.com
Obrigado por permitir que use seu artigo. Certamente colocarei uma versão online e você será o primeiro a receber o link.

Antonio R. de Oliveira

unread,
Aug 24, 2011, 12:05:39 PM8/24/11
to Dojo Alagoas
Caro The Coder, testes é um passo importante esquecido ou ignorado não
só no dojo mas no desenvolvimento em geral.
Não sei por que, mas, há muita resistência por parte das pessoas a
isso.

Por que podemos escrever código e não podemos escrever testes para o
código? Será que é tão difícil? Escrever software de qualidade
minimizando os erros tem que ser sempre a nossa meta.

Eu estou inscrito nesse grupo mas ainda não participei de um CoDOJO,
gostei bastante das informações e espero que havendo um próximo que
possamos seguir os princípios citados.

Grande abraço!

On 23 ago, 15:22, The Coder <thales...@gmail.com> wrote:
> Olá Antônio!
>  Apesar de ser a primeira, pude constatar em alguns CoDOJO's é a mais
> esquecida :( Na verdade, ela foi a principal razão para eu escrever
> esse artigo. Ele praticamente sintetiza a essência do que seria o
> CoDOJO. Vi muitas pessoas debatendo coisas, sendo faladas, sem se quer
> haver código ainda! Piloto e Co-piloto implementando código sem se
> quer haver o mockup do teste! Como disse numa mensagem anterior,
> estamos ai para solucionar problemas e ajudar e esse artigo foi minha
> contribuição.
>
> Abraços,
> Sucesso!
>
> Abraços a todos e sucesso!
> Thales Fernando
> Membro do Dojo-Bahia @http://groups.google.com/group/dojo-bahia/

The Coder

unread,
Aug 24, 2011, 3:18:52 PM8/24/11
to Dojo Alagoas
Olá Antônio!

Percebi que o problema com os testes se originam bem antes da vida
profissional e talvez, ainda antes da vida acadêmica. No início já
sabemos como as coisas se dão ok!? Ao invés de estudar Python (por
exemplo), alguém que decide aprender a programar busca por um tutorial
qualquer na internet, copia e cola. Sai fazendo isso até alcançar
alguma coisa, um suposto "produto" provavelmente de baixa qualidade.
Para piorar, quando ele vai a faculdade, os professores dele "ensinam"
algoritmo e programação sem se quer ensinar o que é realmente o
desenvolvimento de software! Ah! Já ia esquecendo, testes lá não
existe! Com isso lá se vão 4 anos de faculdade (se ele se formar, o
que é bem difícil) + uns 2 anos de pré-faculdade seguindo tutoriais,
copiando e colando e aprendendo POG. São 6 anos de "aprendizagem"
incorretos! Agora o caminho certo:

1) Uma pessoa quer aprender desenvolvimento de software (não
programação...).
2) Ela busca entender sobre esse processo (não pega uma linguagem
qualquer que ouviu alguém falar e sai lendo tutoriais por ai).
3) Ao ler sobre isso ele viu que existem diversas linguagens e cada
uma tem sua aplicabilidade, processos e metodologias. (ele não vira um
imbecil que morre defendendo que sua linguagem é a melhor do mundo!)
4) Ele então escolhe uma linguagem para aprender (ex.: Python) já
aplicando conceitos e metodologias (ex.: BDD).
5) Ele começa seus estudos em Ruby, com BDD já com TDD incluso. Testar
para ele se torna algo nativo, natural.
6) Ele entra na faculdade e descobre que seus professores são um lixo,
o ensino está errado e a pedagogia é pré-histórica!
7) Ele sai da faculdade tendo absorvido apenas o que era realmente
certo, tendo checado sempre as informações "passadas" pelos
professores em livros e materiais de referência.
8) Ele trabalha na IBM, Microsoft ou Apple ou cria uma empresa
qualquer, independente disso, ele vai viver a vida bem.

Isso era o que deveria acontecer sempre :)

Abr!

On 24 ago, 13:05, "Antonio R. de Oliveira" <antonio...@gmail.com>
wrote:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages