Qualidade na EaD

Mi

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Ol� todos!

Depois do JOVAED tenho acompanhado tweets de v�rios dos coordenadores de
atividades, inclusive R�gis. Jurandir Rafael e Jo�o Mattar t�m trazido
uma discuss�o que acho bastante pertinente ao escopo de nosso grupo: a
quest�o da qualidade dos cursos.
(Link para blog de Jurandir Rafael sobre o tema:
http://www.eadaqui.com.br/blog/opiniao/qualidade-na-ead)
Na verdade essa quest�o j� esteve presente nas discuss�es de nosso
grupo, mas creio que � importante retom�-la, at� para pensarmos em algum
tipo de limpeza/defesa.

Abs,
Mi

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá Mi!

Sou de opinião que não precisemos defender a docência online
independente com relação a tais colocações sobre a qualidade de cursos.

Certamente há cursos independentes de qualidade ruim. A DO-In, embora
possua elementos que nos permitam acreditar que leve a resultados de
qualidade, não oferece efetivamente garantia de qualidade.

É preciso lembrar, contudo, que o fenômeno do crescimento exponencial de
iniciativas independentes ocorre em diversas frentes como produção de
textos em blogs, wikis, e-books, imagens, vídeos, prestação de serviços
de todo tipo, comunidades online de temas diversos etc. Não é nova a
crítica sobre a proliferação de conteúdos de baixa qualidade na web e as
consequencias disso para a sociedade. Também não é novo o argumento que
em meio a essa quantidade é gerado material de qualidade (seja lá quais
forem os critérios que escolhermos para definir o que é qualidade).

Não há como controlar nem censurar esse processo e isso não seria desejável.
Por que faríamos algo diferente na área de cursos online? Quem teria
legítimo direito de dizer o que é um curso de qualidade?

Com relação a outros tópicos abordados no post que você indicou gostaria
de comentar:

1. Concordo que associações deveriam ter critérios para admissão se
autorizam a exibição de suas logomarcas em sites de associados, pois
isso confere aos mesmos credibilidade (infundada) perante o público.
Deviam exigir certa quota de apresentação de trabalhos em congressos ou
periódicos para oferecer tal autorização, indicando assim que a
instituição ou profissional contribui com pesquisas na área.

2. Penso que instituições privadas, associações e redes de indivíduos
são livres para criar selos de qualidade conforme critérios em que
acreditem. Acredito que ainda vamos ver isso acontecer no Brasil, como
já existe no Exterior.

3. Também sou a favor que instituições e profissionais da área de
educação procurem informar e promover os princípios que acreditam
caracterizar cursos de qualidade. Trata-se de um debate/embate que
admite muitos pontos de vista e, mesmo sem consenso possível, há de
gerar benefícios para a sociedade.

4. Sou contra, no entanto, que iniciativas desse tipo partam do governo
ou que sejam definidos/estabelecidos princípios universais para definir
o que seja um bom curso. Devido à complexidade dos fatores envolvidos no
planejamento e realização de uma solução, seja qual for a modalidade, os
diferentes modelos pedagógicos, a variedade de públicos e objetivos, e
mesmo a dificuldade em se definir o que é exatamente um curso, não
acredito que a definição de critérios universais seja possível.

5. Sobre questões relacionadas a práticas pouco éticas por parte de
cursos livres, creio que merecem ser discutidas e denunciadas. Também
escrevi algo sobre isso em:

http://educacaoproxima.wordpress.com/2010/04/28/nao-compre-gato-por-lebre/
http://educacaoproxima.wordpress.com/2010/06/06/192/
http://educacaoproxima.wordpress.com/2010/08/07/nao-compre-gato-por-lebre%E2%80%A6-iii-cargas-horarias-superestimadas/

Abraços,
Régis

Em 29/07/2011 09:27, Mi escreveu:
> Olá todos!
>
> Depois do JOVAED tenho acompanhado tweets de vários dos coordenadores
> de atividades, inclusive Régis. Jurandir Rafael e João Mattar têm
> trazido uma discussão que acho bastante pertinente ao escopo de nosso
> grupo: a questão da qualidade dos cursos.

> (Link para blog de Jurandir Rafael sobre o tema:
> http://www.eadaqui.com.br/blog/opiniao/qualidade-na-ead)

> Na verdade essa questão já esteve presente nas discussões de nosso
> grupo, mas creio que é importante retomá-la, até para pensarmos em

Message has been deleted

Jurandir Rafael

to Docencia Online Independente
Olá

Em relação à postagem do Régis ( http://www.eadaqui.com.br/blog/opiniao/qualidade-na-ead
), acho bastante interessante a colocação "...instituições privadas,
associações e redes de indivíduos são livres para criar selos de
qualidade conforme critérios em que acreditem. Acredito que ainda
vamos ver isso acontecer no Brasil...". Eu também acredito que isso
irá ocorrer, existem inúmeras Instituições que emitem certificações de
qualidade para inúmeros serviços e produtos, por que não uma formada
por diversos representantes do universo da EaD para emitir uma
certificação ? Selo de qualidade não é garantia, mas serve de
indicador, principalmente quando quem o emite não é formado por um,
mas por muitos indivíduos, através de múltiplos olhares e
conhecimentos. Todos têm a liberdade para produzir o que quiser, para
infinitas finalidades, a vida é democrática, ainda mais em tempos de
Web 2.0, redes sociais e etc. Dar um indicativo para a sociedade do
que possui determinados critérios para ser algo bom é mais do que
necessário. Quanto mais dialogarmos sobre esta questão, mais debatido
for o tema, mais os profissionais se encorajarão para implementar tais
ideais de qualidade, não só através da criação de Instituições multi-
representativas certificadoras, como também na geração de consumidores
mais conscientes, bem como os próprios produtores de cursos lixo se
sentirão na obrigação de melhorarem o que é ofertado para a sociedade.
Enfim, todos ganham quando debatemos sobre qualidade, principalmente
quando está relacionado à educação.

Saudações !

Jurandir Rafael