Educação a Distância

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com

Olá Colegas participantes da JOVEAD

Primeiro quero parabenizar a todos e todas pelas discussões tão ricas durante todo o Evento.

A Educação a Distância - Ead hoje é fato.

Gostaria de saber como vocês vêem a relação Educação a Distância e Educação Presencial daqui a 10 anos e que contribuições a Ead trás para a melhoria do Ensino Presencial.

Abraços

Elizenda.

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Elizenda,

Concordo com o Wilson que ensino totalmente presencial deve acabar ou será muito raro. Mesmo em cursos que dependem de atividade física como dança e esportes as pessoas criam comunidades online para socialização e troca de informações, com ou sem a liderança do professor nesse processo. Ainda que um professor não queira usar meios de interação online, seus alunos provavelmente o farão. E onde estabelecer o limite entre os recursos que fazem parte ou não de um curso? São aqueles colocados pelos docentes, ou as experiências vividas pelos alunos mesmo ´sem autorização´? ;-)

Vejo que a EAD traz como grande contribuição, além da democratização do acesso à educação, uma série de inovações metodológicas e tecnológicas que podem ser aproveitadas no ensino presencial. Há cada vez mais profissionais de diferentes áreas estudando e procurando meios de desenvolver e atualizar suas competências para trabalhar com EAD em áreas como: design instrucional (que é planejamento educacional técnico), mediação pedagógica, fatores de evasão, avaliação, aprendizagem por meio de colaboração, aprendizagem informal, comunidades de aprendizagem e aprendizagem em rede, perfil das novas gerações, uso de mídias, tecnologias etc.

É uma época de desafios e realizações interessantes, com novas possibilidades e questões que se colocam...

Abraços,
Régis
--
Informações sobre como participar desta atividade do JOVAED:
http://ow.ly/55fx1

Envie suas mensagens para o grupo através de:
docencia-onlin...@googlegroups.com

Para sair do grupo envie um email para:
docencia-online-inde...@googlegroups.com

Mais opções em:
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente?hl=pt-BR

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Obrigada Regis

Abraços

Bom São João para você e família.

Elizenda

--
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa
Mestre em Educação - PPGE/UFPB

Profª Gílian Cristina

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá!

Realmente este dias foram de aprendizagens ricas e muito significativas. Quero agradecer a todos pelas aprendizagens oportunizadas e compartilhadas.

Eu considero, que daqui a 10 anos, a Educação Presencial e a Educação a Distância serão unas, não haverá distinção entre elas, pois o uso dos recursos e estratégias da EaD estarão tão intrínsecos e serão tão necessários a Educação Presencial que não haverá necessidade de diferenciação. Seria isso um sonho? Fica a indagação, mas é dessa forma que vejo o futuro não da EaD e nem da Educação Presencial, mas da Educação.

2011/6/20 ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA <eliz...@gmail.com>
--
[...]

Prof.MSc.Gílian Cristina Barros
Educação, Matemática, Tecnologia e Música
http://about.me/giliancris

Pensamento do mês:
Como um filtro, um filtro seletivo, vão ficando apenas as coisas e as pessoas que realmente contam. (Caio Fernando Abreu)

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Obrigada Gilian

Abraços e Bom São João.
Elizenda

Marianna A.F. Outeiro-Bernstein

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá colegas!

Respondendo a questão proposta pela Elizenda, vejo no futuro que a educação a distância e a educação presencial não serão mais vistas como coisas diferentes e não haverá mais preconceito com relação às formações obtidas à distância.
A EaD contribui e muito para o ensino presencial mostrando como o uso das tecnologias pode ser extremamente útil e eficiente para o processo de aquisição do conhecimento. Acredito que cada vez mais o ensino se baseará não somente nos livros didáticos mas também nos inúmeros recursos multimídia e ferramentas de interação que a tecnologia nos oferece!

Abraços a todos

Bjs,

Marianna

Tel: 2238-5148

Cel: 8814-7007

My profiles: Facebook Twitter
Contact me: Google Talk outeirobernstein Skype outeirobernstein Y! messenger outeirobernstein

Ana Paula Almeida

to docencia-onlin...@googlegroups.com
            Eu não tenho uma opinião totalmente formada a respeito, mas acredito que pelo menos o preconceito em relação a Educação a Distância deve diminuir e muito. Também penso que não teremos ainda estrutura para ter apenas cursos a distância, pois na Educação as coisas acontecem de forma muito lenta.

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá, Mariana

O mais importante é caminharmos colaborativamente pelas trilhas da Ead sempre com objetivos de garantir uma educação de qualidade para todos.

Abraço Elizenda.