Chamilo e Dokeos, na docência online independente

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá colegas!

Quero socializar para o grupo minha experiência com dois AVA com
grande potencial para a docência online independente. Trata-se do AVA
Dokeos e Chamilo que apresentam uma interface intuitiva e adequada a
um projeto de docência online. Na pesquisa da pós apresentei as suas
ferramentas de autoria, interação e administração necessárias a gestão
do ensino e da aprendizagem online. Portanto, mostram-se poderosos
como ferramenta para ampliação dos horizontes do que estamos discutido
aqui no grupo.

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Alberto,

Nunca utilizei o Dokeos e o Chamilo. São software livres?

Você diria que são mais fáceis de usar que o Moodle? Quais as principais
diferenças?
Por que um docente independente os escolheria?

Para um professor que deseje ter um AVA - Ambiente Virtual de
Aprendizagem, próprio usando esses sistemas, quais seriam as
alternativas e passos a seguir?
Pode nos dar uma idéia do investimento necessário?

Obrigado pela contribuição e desculpe pela quantidade de perguntas... ;-)

Um grande abraço,
Régis

Alexandra Caetano

to Docencia Online Independente
Alberto,

Assim como o Régis, gostaria de conhecer um pouco mais sobre os dois
AVAs Dokeos e Chamilo. Encontrei na rede algumas apresentações sobre
ambos, que já esclareceram as dúvidas iniciais. Mas queria saber um
pouco mais sobre a sua pesquisa e qual a sua opinião sobre ambos.

Abraços,
Alexandra

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Regis e Alexandra,

Regis acompanho seu trabalho e inclusive seus textos foram fontes de
inspiração para investigar a docência online independente.

O Dokeos caminha para transforma-se em versão comercial. Foi por
discordar dessa mudança que surgiu a comunidade que desenvolveu o
Chamilo.

http://campus.dokeos.com/index.php

http://www.chamilo.org/en/demo-campus

Em meu trabalho de investigação optei pelo Dokeos por conta de uma
interface do usuário mais simples e fácil configuração por qualquer
pessoa, com pouca ou nenhuma habilidade em gestão de AVA e
principalmente pela forma de disponibilizar conteúdos em rotas de
aprendizagem e contemplar auto-aprenzidagem.
Sempre fui aluno no Moodle, mas minha experiência com tal interface,
motivou a buscar outras opções de plataformas para utilizar em meus
projetos de docência online na educação básica. Algo que me incomodava
era justamente é que só encontrava referência ao Moodle como a mais
adequada a educação online.
Foi daí que encontrei o Dokeos e com ele passei a desenvolver
atividades com meus alunos, já pensando em ampliar a experiência para
docência online independente. Mas por força da mudança do Dokeos,
estou investigando o Chamilo como alternativa mais viável para
continuidade dos meus projetos como docente da educação básica e
docência online.
Outra questão em relação a sua pergunta sobre o fato da escolha, em
meu projeto de pós defendir é que para cada contexto de aprendizagem e
público é preciso considerar a plataforma a ser utilizada e o Moodle é
para um contexto de maior complexidade, a exemplo do acadêmico ou de
alunos bastante experientes.
Olha as versões demos disponibilizadas (20MG) se encaixam muito bem na
categoria do rapid e-learning, ou seja para cursos rápidos e muitos
interativos. Estou formando cursos para docentes no Chamilo e até o
momento não tenho encontrado restrições quanto a postar conteúdos ou
qualquer outro recurso no AVA.

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Regis

Segue um link com breve discussão da minha defesa sobre Dokeos. Foi a
partir dos seus textos e dessa defesa que resolvir investir na
pesquisa da docência online independente.

Abraços

Alberto

http://www.slideboom.com/presentations/276572/AVA-NA-ESCOLA-P%C3%9ABLICA---Defesa-04%2F09%2F2010

Clecy Bortolon

to Docencia Online Independente
Alberto,

Gostaria de saber mais sobre o Chamilo. É de adminstração mais fácil
que o Moodle? A colocação dos materiais é semelhante? Em que é
diferente do Moodle para ser mais adequado à docencia online
independente?

Obrigada,

Clecy

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Clecy

Como utilizo muito o Chamilo posso te afirmar que a sua configuração é
melhor para usuários pouco experiente. A interface é mais organizada,
a exemplo de você facilmente localizar as principais ferramentas de
gestão em três grupos: autoria, interação e administração. Outra
dinâmica muito interessante é a forma de organizar o conteúdo em rotas
de aprendizagem, o que dar um aspecto mais organizado muito diferente
do Moodle. Na rota é possível integrar qualquer formato de texto,
vídeos, fóruns, ou seja o aluno não precisa sair da mesma para acessá-
los, o que facilita sua dedicação ao estudo.
A plataforma permite uma integração com qualquer conteúdo da Web 2.0,
objetos de aprendizagem, etc. Utilizo tais recursos para potencializar
os conteúdos de Geografia e Sociologia. Vejo muito promissor seu uso
para ampliação do campo de atuação da docência online independente.

Veja minha defesa sobre o Dokeos que resultou no desenvolvimento do
Chamilo (camaleão em espanhol)
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.slideboom.com/presentations/276572/AVA-NA-ESCOLA-P%25C3%259ABLICA---Defesa-04%252F09%252F2010

Luciana Mendonça

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá Alberto e grupo, você teria outro link para disponibilzar o material abaixo?
A página está dando erro.
Estou curiosa e ansiosa para conhecer seu trabalho.

Aguardo retorno.

Boa semana para tod@s!

--
Informações sobre como participar desta atividade do JOVAED:
http://ow.ly/55fx1

Envie suas mensagens para o grupo através de:
docencia-onlin...@googlegroups.com

Para sair do grupo envie um email para:
docencia-online-inde...@googlegroups.com

Mais opções em:
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente?hl=pt-BR

--
Luciana Mendonça

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Luciana

Segue o link http://www.slideboom.com/presentations/276572/AVA-NA-ESCOLA-P%C3%9ABLICA---Defesa-04%2F09%2F2010

Marianna A.F. Outeiro-Bernstein

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Alberto,
fiquei bastante interessada no seu projeto. Quanto ao Chamilo, vc precisa baixar para um servidor como fazemos com o Moodle para montar o curso ou os cursos são montados em uma plataforma externa? Você poderia dar uma ideia do funcionamento disso? No caso da necessidade de um servidor, tem ideia de tamanho e configuração?
Desde já agradeço!
Atenciosamente,
Marianna

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá Alberto,

Obrigado pelos links e pelas informações sobre o Dokeos.
Você já oferece capacitação para uso desse ambiente? Caso afirmativo,
por favor, pode enviar o link para mantermos como referência ;-)

Abraços,
Régis

Alexandra Caetano

to Docencia Online Independente
Alberto,

Obrigada pelos links. Gostei muito, mas fica a vontade de experimentar
o ambiente.

Abraços,
Alexandra

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Regis,

No momento oriento a ambientação de professores da minha escola tendo
por base meu projeto de pesquisa (com o Chamilo) e formantado cursos
online para assumir futuramente um projeto de docência online voltado
exclusivamente para professores para usar os recursos da Web 2.0 em
sala de aula, a exemplo de astronomia, blogs, web rádio e
possivelmente sala de aula 2.0 (com Chamilo também).
Assim que concluir a formatação te passo o link. Caso queira conhecer
a proposta em andamento na minha escola é só se cadastrar no ambiente
que te darei acesso para conhecê-lo.

Segue link para cadastro http://campus.chamilo.org/index.php?language=brazilian
Assim que concluir o cadastro me avise para permitir o acesso.

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Luciana

Segue o link para cadastro http://campus.chamilo.org/index.php?language=brazilian
Assim que concluir avise-me para permitir o acesso.

abraços

Alberto

On 13 jun, 23:08, Alexandra Caetano <alexandracmcaet...@gmail.com>

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Alexandra

[...]

wrote:
Message has been deleted

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Marianna

É possível, mas sempre usei online. Não vejo diferença. Aconselho que
teste o ambiente. Para segurança é possível fazer backup total ou
parcial. É tão funcional que de imediato se cria um curso.

Segue link para cadastro http://campus.chamilo.org/index.php?language=brazilian
Assim que concluir o cadastro me avise para permitir o acesso.

On 13 jun, 19:31, "Marianna A.F. Outeiro-Bernstein"
<outeirobernst...@gmail.com> wrote:
> [...]
> funcionamento disso? No caso da necessidade de um servidor, tem ideia de

Alberto

to Docencia Online Independente
Olá Mariana

O Chamilo pode ser baixado e instalado em um servidor. Mas como sempre
utilizei online e sempre funcionou muito bem nunca me preocupei em
instalá-lo em servidor. É mais econômico, apesar dos riscos, mas é
possível fazer backup do curso todo como segurança.
A versão Web 2.0 é excelente tenho muitos cursos projetados para meus
alunos e colegas da escola. No momento estou formatando cursos para
exercer de fato a docência online. São cursos rápidos tendo por base o
rapid e-learning e voltados justamente para docentes sem muita
habilidade internet.

Acesse e conheça você vai se surpreender com a versatilidade da
plataforma http://campus.chamilo.org/

Alberto

to Docencia Online Independente
Marianna

Olhe o seguinte comparativo Moodle e Dokeos.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B6NLa5FhoH3xNmM3OGU5NTYtZDRiYS00YWI3LWFkZWUtMWVkZjY4OWZhZjcx&hl=pt_BR

On Jun 13, 7:45 pm, Alberto <al2...@ig.com.br> wrote:
> [...]
> habilidade internet.
>
> Acesse e conheça você vai se surpreender com a versatilidade da

btrautwein

to Docencia Online Independente
Prezados colegas, temos neste JOVAED um evento assincrono utilizando o
Chamilo.
Estamos tendo um demabte muito interessante sobre aprednizagem social
em rede.

http://campus.jazmani.com/courses/JOVAED2011/?id_session=0

Alberto

to Docencia Online Independente
Colegas,

Até aqui apontamos diversos elementos necessários a uma boa
experiência de docência online independente. Desde a formação do
docente passando pela eliminação do intermediário até a adoção de um
AVA adequado a determinado projeto e usuário.
Contudo, temos que também lembrar que a docência online independente
demanda uma concepção de ensino e aprendizagem online. Neste sentido,
quero propor a discussão sobre tal questão. Coloco em discussão o
Modelo de Comunidades de Inquirição dos pesquisadores da Athabasca
University liderados por Terry Anderson que propõe três níveis de
atuação para os docentes online, que são presença cognitiva, presença
de ensino e presença social.

Mais detalhes acesse http://mpelearning.pbworks.com/f/Resumo_Garrison%26Arbaugh.pdf
e http://orfeu.org/weblearning20/3_2_3_comunidade_inquiricao

Marianna A.F. Outeiro-Bernstein

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Alberto!
Já fiz o meu cadastro.

Att,

Marianna

Tel: 2238-5148

Cel: 8814-7007

My profiles: Facebook Twitter
Contact me: Google Talk outeirobernstein Skype outeirobernstein Y! messenger outeirobernstein

On 13 jun, 23:40, Alberto <al2...@ig.com.br> wrote:
> Olá Alexandra
>
> Segue o link para cadastrohttp://campus.chamilo.org/index.php?language=brazilian

Marianna A.F. Outeiro-Bernstein

Alberto

to Docencia Online Independente
Vou te mandar por e-mail

On 21 jun, 16:00, "Marianna A.F. Outeiro-Bernstein"