Competências do Aluno Virtual

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Prof. Wilson
Prof. Régis

Será que algumas pessoas não possuem a habilidade para o e-learning?

Sabemos que o aluno virtual para ser bem sucedido precisa administrar algumas competências tais como: possuir a responsabilidade de planejar, executar e avaliar seus esforços na busca do conhecimento, ou seja, possuir características como autoconhecimento (identificação da necessidade de aprender algo; auto-suficiência (habilidade de gerenciar a atividade de aprendizado para garantir a conclusão bem-sucedida e a realização dos objetivos estabelecidos) e autoconfiança (crença de que se é capaz de aprender de um modo auto-orientado.). Dessa forma autoconhecimento significa “Eu preciso aprender”, auto-suficiência significa “Eu sou responsável por meu aprendizado” e autoconfiança significa “Eu posso aprender”. Geralmente os alunos virtuais quando bem sucedidos entendem e reconhecem seu próprio estilo de estudo e usam estratégias eficientes atingir seu objetivo, utilizam algumas técnicas como: revisões do conteúdo estudado; anotações; auto-avaliação; leituras; pesquisas na internet; revisões de tópicos relacionados ao assunto em estudo; etc. Ter a competência de um bom “aluno virtual” significa compartilhar as informações abertamente, respeitando a opinião dos outros e participando e contribuindo para a Comunidade Virtual de Aprendizagem a qual faz parte.

Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa
Prof. Mediadora a Distância - UFPB Virtual

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Boa tarde Elizenda,

Acredito que as competências para ser bem sucedido como aluno virtual são semelhantes àquelas necessárias aos estudantes presenciais.

Autonomia, desejo e confiança na capacidade de aprender, técnicas de estudo etc. servem bem às duas modalidades, e não penso que a presença em sala de aula seja o fator mais importante para o grau de envolvimento ou senso de proximidade que um curso gera, e sim o planejamento pedagógico, a relevância do tema em estudo para os participantes, e a competência de um docente em se relacionar com seus alunos, seja no presencial, seja online.

Abraços,
Régis
--
Informações sobre como participar desta atividade do JOVAED:
http://ow.ly/55fx1

Envie suas mensagens para o grupo através de:
docencia-onlin...@googlegroups.com

Para sair do grupo envie um email para:
docencia-online-inde...@googlegroups.com

Mais opções em:
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente?hl=pt-BR

ELIZENDA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA SOBREIRA CARVALHO DE SOUSA

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Obrigada Professor.

Parabéns pelo Sucesso da JOVEAD.

ABRAÇO

--
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa
Mestre em Educação - PPGE/UFPB

Marcio Leitao

to Docencia Online Independente
Régis,
apesar de concordar com você, minha prática em curso de graduação a
distância vai em um caminho um pouco diferente, pois encontro uma
quantidade enorme de alunos que apesar de estarem matriculados em um
curso de EAD quase imploram e se queixam que querem aula presencial,
sentem falta da sala de aula e quando vamos a encontros presenciais
com esses alunos o rendimento melhora muito on-line. Por que isso
aconteceria? Tenho algumas intuições, mas gostaria de ouvir você e os
colegas.

abraços

Márcio Leitão

On Jun 18, 6:12 pm, Regis Tractenberg <rtrac...@gmail.com> wrote:
> [...]
> pedagógico, a relevância do tema em estudo para os participantes, e a
> competência de um docente em se relacionar com seus alunos, seja no

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Márcio,

É natural que alunos sintam falta de aulas presenciais uma vez que
sempre estudaram assim e uma vez que na maioria dos cursos à distância o
contato que têm com professores é bem menor que no presencial. Se
experimentassem seguidamente cursos bem elaborados e mediados,
provavelmente se adaptariam à EAD.

Encontros presenciais podem ajudar nessa transição pois oferecem
condições para um tipo de proximidade afetiva com a qual estão
habituados na relação com professores.

Sem essa proximidade e acompanhamento, daí sim, a EAD demanda níveis de
autonomia maiores... mas veja que isso também acontece em disciplinas
presenciais onde professores não aparecem em sala, não dão aula direito
nem a atenção necessária aos estudantes.

Abraços,
Régis

Se tivessem