Eliminação do Intermediário

Josete Carvelli

to Docencia Online Independente, jocar...@yahoo.com.br
Olá

Achei interessante essa colocação da eliminação do Intermediário.
Em alguns, casos estar vinculados a uma instituição é ficar atrelado e
sem liberdade de cátedra, porém ainda estamos "engatinhando"no Brasil,
nessa modalidade on line independente. Não há legislação que ampare a
certificação nem ao reconhecimento pelo MEc desses cursos.
É preciso que isso se solidifique para que a prática provoque a
necessidade da legislação.

Atenciosamente,

Josete

Wilson Azevedo

to Docencia Online Independente
Josete

Eu ja' acho que temos legislacao demais e que precisamos
desregulamentar muita coisa na Educacao. O fato de nao haver
regulamentacao ou legislacao sobre cursos livres e' uma das coisas que
mais me atrai na docencia online independente. Tenho total liberdade
para fazer o melhor, para tentar oferecer o maximo de qualidade.

Liberdade para fazer o melhor e para oferecer o maximo de qualidade e'
justamente o que falta em Educacao. Muito especialmente em EaD. A
legislacao em EaD impede que instituicoes mais serias, que desejam
fazer EaD com qualidade ainda melhor, possam faze-lo. Elas precisam
desperdicar tempo, energia e recursos no atendimento a exigencias
burocraticas inocuas para a qualidade. Como avaliacoes presenciais,
apenas para ficar em um exemplo.

Ainda bem que nao temos regulamentacao e leis para seguirmos em cursos
livres. Ainda bem que cursos livres sao... livres!

Wilson

Valeria Farhat

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Boa noite pessoal.

Concordo plenamente: "temos legislacao demais e que precisamos
desregulamentar muita coisa na Educacao. O fato de nao haver
regulamentacao ou legislacao sobre cursos livres e' uma das coisas que
mais me atrai na docência online independente. [...] Ainda bem que cursos livres sao... livres!"

--
Informações sobre como participar desta atividade do JOVAED:
http://ow.ly/55fx1

Envie suas mensagens para o grupo através de:
docencia-onlin...@googlegroups.com

Para sair do grupo envie um email para:
docencia-online-inde...@googlegroups.com

Mais opções em:
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente?hl=pt-BR

--
             Valéria Farhat
LEG Educacional | (11) 2839-6705

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Boa tarde Valéria, Wilson e todos!

Certamente sou a favor de que os cursos livres permaneçam livres de regulamentação  ;-)

Mas no caso do ensino básico, atualmente controlado pelas secretarias estaduais e municipais de educação, vocês imaginam que seria interessante haver leis que autorizem o trabalho de professores independentes (sejam presenciais ou à distância) em iniciativas de homeschooling?

Homeschooling, para quem não sabe, é a situação onde estudantes do ensino básico (fundamental e médio) não vão para escolas. Ficam em casa estudando com os pais e/ou com professores particulares. Por vezes formam-se pequenas turmas entre jovens da mesma vizinhança.

No Brasil, infelizmente, essa prática não é prevista em lei e existe a obrigação que os pais coloquem seus filhos em uma escola. Há casos, inclusive, de famílias lutando na justiça para que possam educar os filhos em casa, de acordo com suas crenças, orientações filosóficas, ou mesmo para evitar problemas escolares como bullying, desperdício de tempo, além do alto investimento exigido por escolas particulares.

Vocês acreditam que seria interessante para a sociedade criar meios para a eliminação da intermediação das escolas do ensino fundamental e médio?
Qual a opinião de vocês? Certamente é uma questão polêmica que admite variados pontos de vista...

Abraços,
Régis

Wilson Azevedo

to Docencia Online Independente
Regis, demais colegas

A obrigatoriedade de frequencia a escola por criancas ate' 14 anos foi
uma medida com otimas intencoes, mas...

O direito fundamental da crianca nao e' necessariamente 'a escola, mas
sim 'a educacao.
,
Os que advogam o homeschooling para seus filhos entendem que a escola
convencional nao e' a melhor opcao para dar educacao formal a seus
filhos.

A intencao dos legisladores foi tornar ilegal a pratica nada incomum
no passado, mas a cada dia menos frequente atualmente, de familias
tirarem seus filhos da escola para po-los a trabalhar. Esta foi a boa
intencao.

Mas isto acabou atingindo o direito que as familias tem de darem a
educacao que acham ser a melhor para seus filhos. Com ou sem docente
online independente.

Eu preferia que a lei nao obrigasse criancas 'a escola, mas
criminalizasse a pratica de por criancas para trabalhar. Mas
sinceramente acho que a sociedade brasileira em geral nao esta' madura
para aceitar a ideia de deixar que as pessoas sejam tao livres assim.

Wilson

Valeria Farhat

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Régis,

A resposta que acabo de enviar em outro tópico tangencia a questão que você coloca aqui.
Penso que temos pouco a perder, pois nosso Sistema Educacional já se mostrou insustentável.
É preciso manter uma discussão séria sobre isso, pois é fato que 'escola' e educação estão em caminhos opostos.
Retiro mais um link compartilhado na nossa página do face para compartilhar aqui: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/929093-eua-questionam-educacao-superior.shtml

Até quanto pode valer um diploma institucional?

bjs

[...]

Fernanda Carneiro Romagnoli

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi pessoal,

entendo os pontos de vista de voces e concordo com eles, porem, tambem
penso por outro lado. Acho que para criancas, principalmente, a escola
'e um espaco de sociaizacoa importante. Cada vez mais criancas que
vivem em grandes cidades saem menos de casa, brincam menos com outras
criancas, convivem menos com pessoas de sua idade, por medo da
violencia. Dessa maneira, acho que a escola 'e um importante espaco de
socializacao e convivio para criancas, em especial. Para adultos, nao.

O que voces acham sobre isso?

--
Fernanda Carneiro Romagnoli
Bióloga/ CRBIO 52910/06-D

Orientadora Acadêmica/ Universidade Aberta do Brasil

Wilson Azevedo

to Docencia Online Independente
Fernanda.

Eu acho que escola e' UM dos espacos de socializacao. Nao e' o unico.
E pode nao ser o melhor.

Depende das alternativas que a familia possui para a convivencia de
seus filhos com outras criancas da mesma idade ou de idades proximas.

Vejo que acontece com o homeschooling algo parecido com o que
acontecia e ainda acontece um pouco com ensino superior a distancia no
Brasil.

Temos experiencia quase nula com homeschooling no Brasil. Como
tinhamos ate' 15 anos atras experiencia praticamente nula com EaD em
nivel superior.

Entao ficamos cheios de receios, supondo um monte de fantasias a
respeito de algo que no fundo, no fundo, nao fazemos nem a mais leve
ideia de como e', como funciona, seu cotidiano, sua realidade.

Acontecia, e ainda acontece, com ensino superior a distancia. Acontece
tambem hoje com o homeschooling no Brasil.

Wilson

On Jun 17, 8:13 pm, Fernanda Carneiro Romagnoli

Fernanda Carneiro Romagnoli

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá Wilson,

acredito, também, que o homeschooling deva ser testado e cada vez mais
utilizado. Mas como a escola ainda é um importante espaço de
socialização, acredito que devamos pensar em espaços substitutos, como
você colocou, caso a eliminação do intermediário comece a ocorrer.

Na verdade, concordo que a EAD e a docência independente tendem a ser
mais democráticas e abranger maior número de alunos, especialmente os
que têm dificuldade quanto à localização e ao tempo. Porém, para
crianças, os espaços de socialização são fundamentais, acredito.

Obrigada pela sua resposta!

Alexandra Cristina Moreira Caetano

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Fernanda,

Contudo percebo que cada vez mais as crianças, nas escolas, têm utilizado das redes sociais e dos portais desenvolvidos pelas próprias escolas para formarem redes de aprendizagem. Sendo que hoje muitas escolas já utilizam o Moodle como suporte às atividades desenvolvidas dentro de sala de aula. Mesmo que ainda não tenhamos experiâncias consistentes em homeschooling , vejo que o espaço da escola hoje é um espaço expandido e amplificado pelas redes.

Abraços,
Alexandra
Alexandra Cristina Moreira Caetano
Mestre em Arte e Tecnologia
Universidade de Brasília
http://interfacesarteetecnologia.blogspot.com/

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi Fernanda,

Obrigado pelo link ;-)

Sobre a escola como espaço de socialização, concordo que seja muito
importante. É preciso dizer, contudo, que a maioria das escolas é pouco
competente em promover aprendizagens interpessoais. O que a garotada
aprende nessa categoria deriva de interações informais, não planejadas
em meio à diversidade de colegas. Resultados semelhantes podem ser
alcançados em outras formas de agrupamento: times esportivos, grupos
artísticos, grupos sociais etc.

O currículo escolar poderia fazer muito mais pela socialização dos
alunos, abordando diretamente temas, como por exemplo, treino de
assertividade (algo que se faz em algumas terapias em Psicologia e é
recomendado pela UNICEF). Uma pessoa assertiva saber dizer sim quando
deseja dizer sim, e dizer não quando deseja dizer não. É menos
suscetível a influências entre pares, sabe responder e dosar a
intensidade de suas colocações em diferentes circunstâncias. O
desenvolvimento da assertividade ajuda a evitar problemas como
drogadicção, gravidez não planejada, transmissão de HIV, comportamento
violento, comportamentos de risco, pequenos crimes, e acidentes de
trânsito (todos derivados, ao menos em parte, na incapacidade de se
posicionar diante da influências entre pares).

Essa e muitas várias outras competências importantes para a vida não são
abordadas pela maioria das escolas.

Uma iniciativa de homeschooling pode ser mais flexível e atualizada que
o sistema escolar. Precisa, certamente levar o desenvolvimento social em
consideração e pode prever esse tipo de aprendizagem. Não se trata de
manter jovens em casa o tempo todo, isolados do mundo.

Mas veja que não sou a favor de se acabar com as escolas. Penso no
homeschooling como uma alternativa interessante para muitas famílias e
também como possibilidade para novas propostas curriculares que, em
tempo, podem trazer inovações e pressão para mudanças nas escolas.

Abraços,
Régis

Mas veja que iniciativas de homeschooling a idéia é oferecer uma
formação melhor que

edson76

to Docencia Online Independente
Olá colegas, tdo bem?

Acho que está na hora do nosso país sair do tradicionalismo
educacional e encontrar novos modelos de ensino que possam ser
utilizados pelos mais preparados. Claro que a "escola na casa" não
dará certo em todas as familias. Mas há familias que dará! Logo,
variar o modelo de educação, com escolas e professores melhores
preparados para este mundo interativo que vivemos hoje e que será
muito mais intenso daqui a 10 anos é a saída para uma educação de
qqualidade. SObre a socialização ou falta dela, outros colegas já
responderam que a escola não é o único lugar para que isso ocorra,
apesar de que seja sim um lugar importante porque congrega grupos
muito diferentes, do tipo: pobres e classe média, negros e brancos,
religiosos ou não religiosos, etc.
Igual a outros colegas, eu também sou a favor de buscar novos meios,
creio que a escola na casa seja uma das muitas respostas para uma
mlhor educacão.

Elizabeth Faustino

to Docencia Online Independente
Olá, pessoal.

O nível do debate está muito bom, esse tema me interessa bastante e
não pude deixar de me manifestar...

[...]

Pois é. A questão do trabalho infantil ninguém discorda: é terrível
mesmo, e permanece, apesar de todos os esforços, embora em menor
índice.

O que me preocupa são as famílias que tem o direito de darem a
educação que acham ser a melhor para seus filhos. E se não for? E se
estiverem equivocadas?

Preocupam-me algumas iniciativas familiares que objetivam a manutenção
de dogmas ou a doutrinação de crianças e jovens. Ainda que a escola
formal não seja exatamente um paraíso - longe do que queremos,
principalmente no que se refere à escola laica, pública, universal,
gratuita etc -, pelo menos é um espaço, na maioria das vezes, de
discussão e debate.

Quando o aluno tem a oportunidade de pesquisar por sua conta
determinado tema, sem rédeas, pode se defrontar com elementos que
suscitem o questionamento, a reflexão, a criticidade. Veja, isso aqui
existe, mas tem aquilo ali também...

Claro, tem certas escolas que não permitem que isso aconteça: livre
pensar é perigoso demais para alguns professores, para algumas
instâncias sociais, melhor dizendo. Porém o homeschooling sem qualquer
regra, norma, nem uma amarrazinha, uma fiscalizaçãozinha de nada, só
para ver para onde o barco está indo... Não sei, desconfio muito.

Abs, EFS.