IDE para python e django....

Fábio Elísio

to django...@googlegroups.com
Bom dia Python Developers, sei que este assunto é meio complexo mais queria um feedback de vcs em relação a isso. Quem esta usando eclipse para desenvolver com python e django??? que note vc daria??? eu uso ele para java e php e como estou migrando para o python queria saber se eu aproveitaria a IDE ou mudaria para outra, se não eclipse alguma sugestão???
Obrigado caros colegas ....
Aquele abraço.....

--
<script>
function nome(){

Igor Leroy

to django...@googlegroups.com, Fábio Elísio
Fábio, Eclipse existe sim e já usei.
Mas aconselho VIM ou caso tenha Mac use TextMate.
Me sinto muito confortável com esses dois editores.

2011/4/14 Fábio Elísio <fabio....@gmail.com>
--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>

--
-- Igor P. Leroy

Tiago de Souza Moraes

to django...@googlegroups.com
Fábio,

já usei eclipse, mas infelizmente não consigo sair do VIM, resolve
tudo que preciso com as opções e facilidades que tem.
Fiz um vim personalizado para Python, HTML e outras linguagens,
veja: http://teago.futuria.com.br/tip/8/

[]s!

2011/4/14 Igor Leroy <ip.l...@gmail.com>:

--
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.
Tiago de Souza Moraes                       Skype teagom | Phone: +55

d4n1

to django...@googlegroups.com
Cara eu uso o PyDev (Plugin Python para Eclipse) pois ele tem boas funcionalidades como o autocompletar, identação, debug e etc. Porém o Vim com o python-syntax é muito bom, tem até autocompletar e etc. Para projetos pequenos o vim serve tranquilo, mas para grandes projetos as vezes prefiro o PyDev. Tem o Spyder (QT) bem legal e opensource.
Network Administration Technician
Systems Analysis Technician
Graduate student in Analysis and Systems Development
SysAdmin / Developer

Cyberpunk

Linux userid #471402
LPI userid #LPI000216985
gtalk/msn/skype/twitter d4n1h4ck3r
lattes
d4n1h4ck3r

Fábio Elísio

to django...@googlegroups.com
Eu ja uso o VIM e gosto muito dele, a questão é essa, que para um projeto maior que é o meu caso preciso de uma IDE que me dê mais facilidades como o auto-complete, uma boa estrutura para criação dos testes, como o eclipse ja faz isso muito bem para mim no java e no php queria saber se para o python ele teria essa mesma "cobertura" se assim posso dizer, por sinal tambem tenho o TextMate instalado mais ele é pago né? porque so conseguir baixar uma versão de degustação.....

Igor Leroy

to django...@googlegroups.com, Fábio Elísio
Fábio, o VIM tambem tem essa cobertura. Infelizmente não tenho nenhum vimfiles configurado pra te indicar, venho do Ruby onde o VIM tambem tinha essa grande cobertura e estou agora alocado em Python, mas acredito que deve existir tambem. =)
O Textmate da cobertura tambem, executar testes lá dentro, interface bonita e super leve. A parte ruim? É pago e é caro; $58, eu paguei, valeu a pena, mas se tiver paciência bomba plugins no teu VIM.

Gabriel SERPRO

to django...@googlegroups.com
Eu recomendaria o pycharm também, principalmente no que tange testes e desenvolvimento orientado a teste.

Rodrigo de Oliveira

to django...@googlegroups.com
e tem pycharm pra linux?

Rogério Bragil

to django...@googlegroups.com
Se você puder/quiser um IDE pago, existe o PyCharm da JetBrains. Possui muitos recursos, principalmente para o Django.

Mas é preciso ter máquina, porque o negócio é pesado.  =)

Particularmente, prefiro usar um editor leve e a boa e velha linha de comando.

Abraço!

2011/4/14 d4n1 <d4n1h...@gmail.com>

--
"Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria"

Rogério Fernando Bragil
Blog: http://www.bragil.net
Twitter: @bragil
Campinas-SP

Rogério Bragil

to django...@googlegroups.com
Tem sim.

2011/4/14 Rodrigo de Oliveira <r.ef...@gmail.com>

André Baptista

to django...@googlegroups.com
Eu recomendo o Wingware Python IDE [1]  (tem autocompletar e tudo mais)

[1] http://www.wingware.com/downloads
att,
André P. Baptista
+55 (55) 9996.9874
Desenvolvedor Web
http://www.halts.com.br

Gabriel SERPRO

to django...@googlegroups.com
Se não puder ser pycharm eu recomendo o eclipse+ pydev +aptana.

Na minha opinião o recurso de auto complete para python do eclipse + pydev é bem melhor que o do pycharm, e edição de conteúdo html(padrão sem ser linguagem de template) e afins (css, js) no eclipse+ aptana é melhor do que o do pycharm, contudo quando se fala em recursos para o django, como a criação de views, templates, testes, o Pycharm é superior.

Mas não fiz a última atualização que saiu esse semana (atualização menor, provavelmente algum bug ou coisinha).

Estou utilizando Pycharm 1.2

Rodrigo Chacon

to django...@googlegroups.com
Eu já me aventurei com o Eclipse+PyDev, mas não me habituei.
A melhor opção free que encontrei foi o KomodoEdit, é multi-plataforma e tem "syntax highlight" para Python e Django (além de uma porrada de outras linguagens), aceita auto-complete entre outras diversas funcionalidades. Demora um pouquinho para inicializar, mas nem se compara a espera do Eclipse.

Para coisas mais rápidas vou junto ao pessoal da lista: VIM !!

-- Rodrigo Chacon

Tarsis Azevedo

to django...@googlegroups.com
Aqui tem um vim files ja configurado para projetos grandes xD

Tarsis Figueredo Azevedo.
-------------------
Celular: (22) 81244668
Skype: tarsisazevedo
@tarsisazevedo
-------------------

Thiago Avelino

to django...@googlegroups.com
Uso VIM e recomendo, minhas conf do VIM:
https://github.com/avelino/.vimrc

--
Thiago Avelino | www.avelino.us

Rodrigo de Oliveira

to django...@googlegroups.com
também voto no vim (apesar de ainda estar iniciando com ele)

Elvis Castro

to django...@googlegroups.com
Aptana \o/

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Elvis Castro Tavares da Silva
Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - IFPE
Estagiário da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias (DADT)
Telefone: +55 (81) 3446-5530 / 8629-4202

Yuri Piratello

to django...@googlegroups.com
Utilizo o KomodoEdit igual o amigo Rodrigo Chacon.

É leve, da pra gerenciar projetos grandes, auto complete.

Atenciosamente;

Yuri Zanola Piratello
=====================
Desenvolvedor Web
Site: http://yuripiratello.orgfree.com
msn: yuri_...@hotmail.com
Skype: yuri_zpira
Gmail: yuri.pi...@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/yuri_zpira
Celular: (14) 96426862
GNU/Linux user number: 530410

Cássio Nandi Citadin

to django...@googlegroups.com
Também sai do Java com Eclipse, e sem ele lá eu me perderia nos projetos. Nos meus projetos pessoais uso GEdit com alguns plugins. Foi uma batalha deixar de usar um IDE complexa pra começar a mexer num bloco de notas, mas me sinto mais livre agora (parece propaganda de absorvente feminino haeeheahioe)

Sou curioso pra usar o VIM pq muitos falam bem, mas nao tenho coragem de usar um editor com comandos só via texto. Já testei o Cream (conjunto de macros que deixa o VIM mais amigável), mas parei pq senti que tava cheatando muito, se for pra usar que seja no modo roots.
Cordialmente
   Cássio Nandi Citadin
   (48) 9921-9991

Não basta ser agora, tem que ser pra Jah!

Rodrigo Pinheiro Marques de Araújo

to django...@googlegroups.com
[...]

 Eu uso o VIM há pelo menos 6 anos, programar em python com VIM é tranquilo. Existem diversos plugins que auxiliam em vários pontos porém ele não é muito indicado para iniciantes, até você se tornar produtivo nele leva algum  tempo.

Quais editoers/IDEs tem suporte a Auto complete?
   Vim, Komodo, Eclipse(Pydev), PyCharm, WingIDE

Essa é a feature mais importante para escolher uma IDE para programar em Python? Eu acredito que não.

De todos eles o PyCharm na minha opinião é o que tem melhor integração com Django. Corrijam-me se eu estiver errado. Estou completando agora 1 mês de testes com o PyCharm, não pretendo deixar o VIM mas encontrei alguns pontos positivos no PyCharm.

No PyCharm quando você está escrevendo uma view, se o template que você usar no render_to_response não existir, ele vai te avisar. Além disso, quando você clica na string que define o nome do template ele te levar até o template. Se você estiver escrevendo as rotas no urls.py e por o nome de uma view que não esta definida ele vai te avisar também. O PyCharm possui uma boa integração com o Django, como citei, eles trabalham nos pequenos detalhes, coisas que são específicas do framework mesmo. Não sei te dizer se Pydev faz isso.

O debugger do PyCharm também é muito bom, quando você estiver com algum problema cabuloso um debugger gráfico ajuda bastante.

Entretanto, a integração dele com o GIT não é boa, repositório autenticado vai ser um problema. É uma IDE relativamente nova e tem alguns bugs chatos, as vezes até a opção de substituir buga. É em java, pesada e etc.

O Eclipse com Pydev funciona numa boa, se você já é acostumado com o ambiente acredito que seja o mais produtivo pra você.  Apesar de achar que ele não tem a integração com Django que o PyCharm tem.

Eu particularmente me sinto pouco a vontade no Eclipse quando é pra programar em python.

Vale lembrar também que o PyCharm e o WingIDE são pagos, e nada muito barato não.

[]s,

Rodrigo Araújo

Ezequiel Bertti

to django...@googlegroups.com
eu uso o pycharm já desde os primeiros alphas e usei várias outras IDEs, ele ganha disparado...

tanto na formatação do html, css, javascript, utilização do console, autocomplete e sem falar na incrível suporte ao django como já comentaram aqui...

acho que o preço que se paga na licença se ganha umas 10x no tempo economizado!

2011/4/14 Rodrigo Pinheiro Marques de Araújo <fen...@gmail.com>

--
[...]

E-Mail: ebe...@gmail.com
MSN: ebe...@hotmail.com
Cel: (21) 9188-4860

VÁ PARA BÚZIOS!!!
http://www.agh.com.br/
Ane Guest House

Haroldo Barbosa

to django...@googlegroups.com
Outra alternativa é o Eric: http://eric-ide.python-projects.org/
Haroldo Barbosa
Desenvolvedor web, designer

Marcelo Milo

to django...@googlegroups.com, Haroldo Barbosa
Pycharm domina. Quem comprou ele ai ou tem a licensa de opensource ?

Gabriel SERPRO

to django...@googlegroups.com
Eu fiz a compra nos primeiros dias ainda com o desconto de 50%.

Como eu disse no meu email anterior para django eu trabalho com pycharm.

Para coisas específicas em python (ou trabalho mais 'pesado' com python) eu utilizo eclipse ou vim (o auto complete do pycharm para python ainda não é nem de longe do meu agrado), além do que o pydev 2.0 está muito bom em recursos ligados a testes.

Fábio Cerqueira

to django...@googlegroups.com, Marcelo Milo, Haroldo Barbosa
Realmente, Pycharm esta ficando muito bom, se ele ficasse umas 100x
mais rápido na minha máquina eu até tentava usar uma IDE :D

Faço propaganda dele, para todo mundo que chega no Python e tá
acostumado com IDEs

2011/4/14 Marcelo Milo <bee...@gmail.com>:

--
Fábio Cerqueira

Rodrigo de Oliveira

to django...@googlegroups.com
o problema dos brasileiros é o chorôrô danado...

se a IDE (pycharm) for mesmo tão boa quanto dizem, não acho que seja caro pagar R$ 160,00 nele (visto que creio eu, você irá ganhar um "pouco" mais que isso desenvolvendo UM produto...)

Rodrigo de Oliveira

to django...@googlegroups.com
MUITO bom!! testei aqui e recomendo! https://github.com/franciscosouza/vimfiles

Estêvão

to django...@googlegroups.com
Eu aconselho o Wing IDE Professional 4.0. Tem suporte a Django e a vários VCS.... é uma mão na roda pra git, além de ter a fama de ser a melhor IDE existente para Python (Se é não sei, só sei que é uma IDE fantástica!).

Você vai pagar USD 95,00 pela versão Pro, mas é um ganho de produtividade grande, sem falar que a IDE é super leve e responsiva, com zilhões de recursos (snippets, python shell, um debugger excelente, etc... destaque para o source assistant que é demais!)

Veja todos os recursos aqui: http://wingware.com/wingide/features

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser uma IDE top de linha, vá de Wing.

Atenciosamente,
Estêvão Valadão

Júlio Max

to django...@googlegroups.com
Já usei todos os citados na lista e todos por um bom tempo...
Já tive minha época de usar configurações de terceiros pro vim e jpa tive a época de criar as minhas próprias
Cada um tem sua vantagem... Gosto demais da documentação que o eric-ide cria... é show!
Gosto do suporte ao django do pycharm
Gosto das teclas de atalho do netbeans e o esforço deles para deixar o plugin de python cada vez melhor.

Mas atualmente e novamente uso Aptana.
Gosto de ver ele cuidar dos imports com o alt-f1... gosto de usar controle de versão integrado no ide, gosto do suporte à Django que ele oferece ao se criar botões para executar as tarefinhas corriqueiras e também os comandos do django_extensions
O autocomplete é excelente, o suporte itegrado a mais de uma linguagem é muito útil...
As teclas de atalho são fáceis, boas e configuráveis...
Possui suporte à temas (vs3) ou a customização de cores (vs2)
Possui suporte a templates iniciais para tipos de arquivos...
Possui conexao direta com bd
É completo... desnecessário o uso de adjuntos

Porém é só mais uma opnião, e aconselho mesmo é você testar sempre um e outro até achar o que mais te agradar e mesmo assim... continuar testando outros e os mesmos vez por outra... pois nessa corrida, não tem domínio que seja eterno.

Valeu

to django...@googlegroups.com
Bom, das ides que eu já utilizei, não tem nada comparável ao PyCharm.. Pena que é pago :P

Mas hoje, me adapto e utilizo o Komodo Edit.
Também é uma ide bem completa, não tem um auto-complete bacana igual o PyCharm, mas tem outras coisas que deixam o ambiente bem produtivo, como comandos de atalho etc...

Abraços!

"
O relógio da vida recebe corda apenas uma vez.
Ninguém tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão, se mais cedo ou se mais tarde.
O presente é o único tempo que você possui.
Viva, ame e trabalhe com vontade.
Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento.
"

Fred Chevitarese - GNU/Linux

Estêvão

to django...@googlegroups.com
Acho PyCharm muito pesado, embora tenhas ótimos recursos.
Estêvão Valadão

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Eu nao consigo me adapatar o Vim, atualmente abandonei o Netbeans devido a sua descontinuidade, mas perdi muito em produtividade devido algumas coisa que o mesmo faz e o Kate hj não faz, como por exemplo uma perfeita integração com meu versionador de código.
Rodrigo Pinheiro Matias
Bacharel em Ciência da Computação

Celular
+55 (063) 8111.2080

Telefone em horário Comercial
+55 (063) 3216.7564

Blog
http://rodrigomatias.goware.com.br/blog/

Feed
http://rodrigomatias.goware.com.br/blog/feed/

Twitter
http://twitter.com/rodrigopmatias

Rodrigo Chacon

to django...@googlegroups.com
Rodrigo, já pensou em usar o KDevelop? O suporte a Python tem melhorado em suas últimas versões.

Eu não consigo largar o terminal, então prefiro sempre um editor que "não entre no meu caminho". Como já citei, o Komodo Edit e o Vim são meus preferidos hoje, mas se o Kate funciona-se bem no Mac... =D

-- Rodrigo Chacon

rafael...@gmail.com

to django...@googlegroups.com
Eu que também trabalho com Java, gostei muito do Aptana Studio 3(Eclipse + PyDev)

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Em 18 de abril de 2011 11:23, Rodrigo Chacon <roch...@gmail.com> escreveu:
Rodrigo, já pensou em usar o KDevelop? O suporte a Python tem melhorado em suas últimas versões.

Acho o kdeveloper muito cachorro.

Eu não consigo largar o terminal, então prefiro sempre um editor que "não entre no meu caminho".

Se ele tiver interface com controlador de versão você pode usar ou não então nao vai ter fazer faltar, vc ainda pode continuar usando o terminal.

Como já citei, o Komodo Edit e o Vim são meus preferidos hoje, mas se o Kate funciona-se bem no Mac... =D

Já testou? quais foram os problemas? foi qual versão? era estável?

Rodrigo Chacon

to django...@googlegroups.com
Já testei o Kate no Mac sim, faz um tempinho, uns 5 ou 6 meses. Compilei direto dos fontes, não lembro a revisão que tinha do código. Quando usei, com arquivo Python, deram alguns "problemas gráficos", coloração de algumas linhas por ex., e senti um pouco lento, mas acabei usando muito pouco para afirmar se estava ou não estável.

Uma recompilação das libs do KDE e do Kate, no Mac, está na minha lista de pendências a algum tempo, acredito que deve ter melhorado bastante desde então.

-- Rodrigo Chacon

Timóteo Ramos

to django...@googlegroups.com
É bom saber que existe gente que gosta do Aptana, eu usei Komodo Edit 5 por muito tempo e depois que descobri o Aptana eu não larguei mais, apesar de algumas pequenas inconsistências o Aptana com PyDev é uma ótima alternativa pra se trabalhar com web em geral, pelo utilitário do Aptana ainda dá pra instalar PHP Development Tools, GIT, Subclipse, Adobe AIR e uns utilitários pra bibliotecas JavaScript, além de suportar os plugins do Eclipse, até mesmo o kit de desenvolvimento do Android. Cada editor tem suas características, o Komodo Edit não é bem uma IDE mas sempre me ajudou, uso o Notepad++ no Windows pra muita coisa, pra projetos bem elaborados eu prefiro o Aptana... Não existe "o melhor" ou "o pior", o importante é o cara se sentir à vontade com a ferramenta.

Gabriel Pugliese

to Django Brasil
Eu uso o KomodoEdit, pois tem suporte multi-linguagem e é muito fácil
de usar e instalar.

On Apr 14, 6:40 pm, Fábio Cerqueira <steel...@gmail.com> wrote:
> [...]
> mais rápido na minha máquina eu até tentava usar uma IDE :D
>
> Faço propaganda dele, para todo mundo que chega no Python e tá

Mesias

to django...@googlegroups.com
Aptana \o/. Mas o aptana baixado, não sei porque usar ele como plugin dá alguns problemas, melhor baixar ele completo. Há, se baixar ele, não vem com ferramentas para Java, somente python, django (e ruby acho)

2011/4/19 Gabriel Pugliese <gabriel....@directperformance.com.br>

Alejandro Mesias André Nebra Perez
Java/Python/Js/Something else Programmer
Skype.: meszias
Msn.:    amoavidas...@hotmail.com
Twitter: @meszias
Linux User #442506
Campinas - SP - Brasil - South America
======================================

Python - Django

to Django Brasil
Eu testei algumas IDE's, achei o Wingware bacana, usei a versão trial,
mas não me adaptei bem ao mesmo, antes disso tinha utilizado o pydev,
mas um tanto meio chato de configurá-lo e entendê-lo, após abandonar o
Wingware, voltei novamente ao pydev, aí consegui configurar python e
django lendo muito a documentação, funciona bem e até me adaptei,
debug by pass, só explicação dele é que meio confusa pra quem já tem
projeto em django pronto, importá-lo para o ambiente dele, demorei
descobrir isso, na tentativa e erro, mas consegui, uso o Ubuntu 10.10
64, e dos opensource certamente ele seria o ideal.

Não muito contente com o pydev mas ainda usando, partir para o
Pycharm, me impressionou a integração com o Django, fácil de importar
um projeto já existe, debug by pass integrado, e até sugere novos
modos do django para se atualizar, e não o achei lento não, minha
máquina é um Dell Vostro 3500 com 4GB

On 14 abr, 17:40, Fábio Cerqueira <steel...@gmail.com> wrote:
> [...]
> mais rápido na minha máquina eu até tentava usar uma IDE :D
>
> Faço propaganda dele, para todo mundo que chega no Python e tá

Python - Django

to Django Brasil
Com certeza 99,00 dólares para uso individual está de bom tamanho,
comecei a usá-lo hoje e foi fácil e rápido me adaptar, vou esperar o
trial terminar e ver se vale a pena comprá-lo, ainda não explorei tudo
o que o mesmo oferece.

Antonio.

On Apr 14, 6:30 pm, Rodrigo de Oliveira <r.efr...@gmail.com> wrote:
> [...]
> pagar R$ 160,00 nele (visto que creio eu, você irá ganhar um "pouco" mais

d4n1

to django...@googlegroups.com
Estou usando o VIM com o plugin para Python, com autocomplete tanto para Python como para Django, muito bom. E como já adotei o vim como editor padrão na minha vida open source, então facilita. Pydev é bom mas acabei deixando de lado.

Estêvão

to django...@googlegroups.com
Em 19 de abril de 2011 18:56, Python - Django <toninh...@gmail.com> escreveu:
[...]

Concordo com você. Acho que USD 99,00 é um valor até pequeno para uma ferramenta que vai te dar tanta produtividade no seu _ganha pão_. Tem gente que vai gastar muito mais do que isso em ovo de páscoa pra namorada :-)

Falando em páscoa... ótima semana santa para todos! Abração!

--
Estêvão Valadão

Fábio Elísio

to django...@googlegroups.com
Baixei o Komodo e fiquei usando um dia inteiro acho que naum conseguir explorar ele todo, mas entre ele e o aptana ainda sou mais o aptana, acho que vou baixar a versão trial do pycharm para da uma olhada. Vcs estão falando tão bem que estou me convencendo, quem de vcs é representante da ferramenta??? rsrsrsrsrsr... ta ganhando uma boa comissão rsrsrsrsrsr....
Valeu Galera

Robson

to django...@googlegroups.com
Já testei várias vezes o aptana, pycharm e o eclipse, mas não consigo
me adaptar com estas IDE's mais completas..

Apesar delas terem excelentes funcionalidades, a qtde de informação e
opções na tela me incomoda hehehe

Estava usando o Vim até alguns dias atrás, quando falaram sobre o
Sublime Text [1] na lista python-brasil... Testei e achei ele
excelente, o visual é clean, os plugins são em python, e a nova versão
[2] está disponível p/ linux, mac e win :)

abs!
Robson

[1] http://www.sublimetext.com/
[2] http://www.sublimetext.com/blog/articles/sublime-text-2-public-alpha

THLopes

to Django Brasil
Tenho usado Eclipse + PyDev + Aptana há uns 2 anos ou mais, e só tenho
prós. Também desenvolvo projetos no Google App Engine, e a integração
com o PyDev é muito prática. Na hora do Debug e testes que o Eclipse
mostra todo seu poder. Quem quiser mais detalhes do Ambiente, pode
encontrar em http://www.thlopes.com/2011/02/meu-ambiente-de-trabalho-em-7-itens/

Muita gente reclama do Eclipse, mas ao meu ver, são problemas de
configuração. Quando as referências dos projetos estão definidas
certinho, o autocompleter com documentação funciona até para suas
libraries próprias. Dá pra automatizar várias coisas e ganhar muita
produtividade. Só não pode ficar dependente de IDE, por isso estou
sempre experimentando novos editores, consoles, etc. Recentemente,
testando o DreamPie (http://dreampie.sourceforge.net/).

> [...]
> mais rápido na minha máquina eu até tentava usar uma IDE :D
>
> Faço propaganda dele, para todo mundo que chega no Python e tá

Danilo Cabello

to django...@googlegroups.com
Lendo essa discussão, eu fiquei pensando, será que um escritor escolhe
o editor dele pelo auto-completar de palavras da língua portuguesa? Ou
pelo corretor gramatical acoplado com o editor!? Minha opinião é que o
editor tem que ser clean, leve e objetivo, eu pessoalmente, uso o vim
(macvim) e sublime text 2 (depois de ver na lista de Python como o
colega Robson).

Algumas coisas pra mim são imprescindíveis:

- Syntax highlight (acho que não tem editor sem essa funcionalidade
mais neh? hehe).
- Temas com cores que ajudam a passar um dia inteiro programando
cansando menos a vista.
- Foco no texto!!! Atalhos que colaboram pra eu não ter que pegar o
mouse e apontar para um menuzinho, por exemplo, de Refactor e abrir
uma caixa pra renomear uma variável.
- Abridor de arquivo inteligente, Command-T no vim, CMD+T no sublime,
CTRL+ SHIFT + O no netbeans, se o projeto é MVC e tem um arquivo ou
pasta chamado models, não importa onde ele esteja eu quero encontrar
ele digitando models.
- Poder "quebrar" a janela para ter um arquivo do lado do outro
verticalmente, gosto do teste de um lado e do código do outro.

O resto pa mim, lembre que é só minha humilde opinião, é perfumaria,
auto-complete, bracket matching, verificar sintaxe enquanto digita,
auto-import, busca por algum termo no projeto inteiro.

Pra quem ainda não deu uma chance pro vim por causa da curva de
aprendizado ou da feiura, sugiro uma chance utiliza um gvim ou macvim,
leia alguns tutoriais (vem um junto com o editor), configure e be
happy.

Pra quem gosta de editor que está 100% do tempo em modo de INSERT, o
Sublime Text 2 me deixou de queixos caídos, lindo, com scroll smoth e
várias outras coisas divertidas, vale os U$ 59,00.

Abraços a todos,

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Sempre usei o Kate só que para C++ nunca percebi nenhuma lentidão, deve ser algum problema de compatibilidade com Mac não sei.

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Bons argumentos eu só não tenho na minha lista:

[...]

E não o colocaria, mas adicionaria integração visual com controlador de versão, acho muito rico a informação de linhas modificadas no editor do netbeans.

--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>

Luciano Rodrigues da Silva

to django...@googlegroups.com
Dois links pra ajudar na discussão:
http://blogs.codecommunity.org/mindbending/destaques-da-pycon-2011-python-ides-panel/
http://pydev.org/video_pydev_20.html

2011/4/21 Rodrigo Pinheiro Matias <rodrigo...@gmail.com>:

--
Até,

Luciano

<quote>
"Na prática, a teoria é outra!"
</quote>

:wq!

Berg Ginú

to Django Brasil
Ô, galera, a questão de IDE é igual e time de futebol, religião e
política.
Não adianta tentar vem quem é melhor. Você pode me dizer que o PyDEV é
a melhor IDE free já criada.
E eu insistir com o VIM, feliz da vida.
Particularmente, amo IDE's customizáveis.
Como uso Ubuntu, estou usando e Gedit mesmo (que usa gtksourceview2),
claro com alguns plugins que incluem desde o colorir de syntaxe de
Python e Django a autocompletar. Também inclui uns scripts que
automatizam o "runserver" e o "syncdb", desviam os logas de saída pra
um arquivo texto. Tem ae navegador de classes e de arquivos do
projeto. Ainda faltam algumas melhorias é claro, mas acho meu IDE
incomparável pois ele atende as minhas necessidades.
Por último digo que já usei PyDEV com Eclipse e com Aptana2 e 3
também, já usei Pyda, uso e recomendo o IPython, use o SPE, Eric,
entre outras milhares e que se não fosse pela lentidão aqui no meu PC,
não teria deixado o PyDEV.
Pessoal, meu conselho é de que experimentem bem, depois vc vejam.
Conheço programadores que desenvolvem projetos monstruosos em Python/
Django com Gedit e de forma produtiva. Tudo é questão de uso, prática,
conhecimento e gosto.

Arthur Furlan

to django...@googlegroups.com
2011/4/22 Berg Ginú <ginu...@gmail.com>:

> Ô, galera, a questão de IDE é igual e time de futebol, religião e
> política.
[...]

Exatamente, no final das contas, a IDE é como distribuição linux:
melhor é aquela com a qual você está mais familiarizado.

Acho que podemos encerrar essa discussão por aqui. Esse tópico,
além de ser recorrente, acaba sendo mais preferência pessoal mesmo.
Aqueles que quiserem, podem complementar a págian do wiki da
pythonbrasil sobre IDEs[1] e com isso terão maior alcance do enviando
as vantagens/desvantagens de sua IDE predileta aqui na lista. Aqueles
que ainda tiverem dúvidas, podem consultar essa mesma página da
wiki[1] ou então consultar o histórico da lista para ver as outras
threads que aconteceram sobre esse mesmo assunto.

[1]. http://va.mu/B8w

Arthur Furlan (afurlan) - Moderação
afu...@afurlan.org
http://blog.afurlan.org
GPG KeyID: 0x27D81084

Cássio Nandi Citadin

to django...@googlegroups.com
Alguem já usou esse carinha, o Scribes?

http://scribes.sourceforge.net/demo.htm

--

   Cássio Nandi Citadin  @cassionandi
   http://cassionandi.blogspot.com
   (48) 9921-9991

Não basta ser agora, tem que ser pra Jah!

Python - Django

to Django Brasil
Essa discussão aqui já tinha acabado, o meu trial acabou e comprei o
pycharm, vale cada centavo, me ajudou muito a ter produtividade e o
que é mais interessante na nova versão que vai vir, vai ter debug
também no template entre outros recursos interessantes, um trabalho
que entreguei, já se pagou tranquilo.

Toninho Nunes.