O Coletivo apresenta:
PROJETO BISPO
Tratados como bicho, comportam-se como um
Espetáculo faz a primeira apresentação do ano em um espaço novo
Confiram aqui o video promo do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=UNX8S9xN0bY
"Tratados como bicho, comportam-se como um", espetáculo que traça um
panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um mergulho
no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem, assim como
elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se apresentam
como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam.
O enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A
impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura
dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade
cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e
prisão, arte e liberdade de expressão.
O ponto de partida é o Sesc Santos, dali o público será encaminhado e
convidado a percorrer um percurso onde os personagens em novas e diferentes
situações irão ressignificar vários trechos e ruas daquela bairro.
Teremos cenas inéditas onde a arquitetura dos locais interferem diretamente
na dramaturgia da encenação e partir dali, várias cenas acontecem em
diversos pontos até que o público chega ao estacionamento onde será
convidado a entrar e assistir o desenrolar do espetáculo. Em cada rua,
cada esquina, o espectador pode se deparar com personagens que estão todos
os dias nas ruas e que muitas vezes passam desapercebidos por nossos
olhares treinados e ignorar tudo o que não nos convém.
O espetáculo foi premiado no Terceiro Festkaos em 2014 e foi um dos
destaques na recente edição do MIRADA - Festival Ibero Americano de Artes
Cênicas.
Este projeto foi contemplado com o FACULT/2012.( Fundo de Assistência a
Cultura) e tem apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria de
Cultura, Vila do Teatro, Olhar Caiçara e Casa 3.
Sobre o espetáculo: PROJETO BISPO
Tratados como bicho, comportam-se como um
"Desvio de percurso para a "Nau dos Insensatos" - um convite ao perder-se
O projeto, experimental por essência, foi concebido inicialmente como um
processo de imersão na produção artística de Arthur Bispo do Rosário e de
Stela do Patrocínio, mas ganhou dimensões maiores, transcendendo a proposta
inicial. Estabelecendo organicamente uma viagem profunda na chamada
"loucura", em seus vários momentos históricos, nuances e tratamentos
sociais. O próprio processo é per si bastante denso e revelador, por
estabelecer um caminho de vivências, que reuniu atores, não-atores,
pesquisadores, interessados em geral, e vários "loucos", que durante 15
meses se entregaram ao estudo e ao processo, percorrendo caminhos,
experimentado desvãos, vazios e medos, arriscando mergulhos e múltiplos
questionamentos e inquietações, numa intensidade transformadora. O processo
é a obra e não o seu resultado. Buscou-se durante o percurso, o encontro
com os abismos dos incompreendidos, sejam artistas, poetas, profetas,
sábios, encarcerados, desfigurados, desordenados - mas libertos dos
grilhões e conformações sociais. Essa imersão evoca em vários momentos a
chamada "Nau dos Insensatos", transportando os tipos sociais que a
sociedade excluiu, encarcerou, evitou, maltratou e não quis (ou não
conseguiu) entender. Lembrando que a loucura está bem ao lado de todos nós,
como uma sombra, relacionando as fraquezas, ilusões e sonhos, e
representando um sutil relacionamento que o homem mantém consigo mesmo. É
um tênue fio que separa lucidez e sombra. A loucura não diz respeito à
verdade do mundo, mas sim ao homem e à verdade que ele distingue de si
mesmo. Ela pode ser o refugio, a prisão, mas também a liberdade criativa. O
que fazer com ela é que pode ser trágico e cruel e principalmente revelador
dessas sombras. O percurso é um convite ao embarque em uma viagem simbólica
em busca de histórias de seus destinos e verdades, de onde ninguém sairá
indiferente."
A loucura das ruas é livre, assim como é livre o louco inserido no contexto
urbano, ainda que prisioneiro de seus delírios e abandonado a própria
sorte. O louco já foi o sábio de outrora, o que permeava universos
desabitados e o excluído.
Abandonado ou encarcerado, o louco é a representação da liberdade, uma
metáfora de que não é possível não se ajustar aos moldes da cultura, pois
esse liberto será sempre rejeitado, "a alegoria da caverna de Platão" é
muito reveladora desses contextos. No entanto, a loucura em cada época é
compreendida como um espelhamento da forma como se lida com as diferenças e
com os que seguem outras rotas, além das impostas pela cultura. Como diz
Tom Zé: a tradição é composta por uma multiplicidade de medos. E
analogamente a liberdade é composta da experimentação e do lançamento rumo
ao desconhecido, aos desmoldes.
Esse percurso cênico, promove um encontro com Bispo do Rosário com Estela
do Patrocínio e todo universo de abandonados que permeiam os centros de
cidades, esquinas e ruas, portas de igrejas, marquises, bancos de jardins.
Mesclando delírio, arquitetura e arte, A peça "Projeto Bispo" vai traçando
um panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um
mergulho no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem,
assim como elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se
apresentam como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam. O
enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A
impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura
dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade
cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e
prisão, arte e liberdade de expressão. O Manto da Apresentação, com seus
símbolos e vai se desvelando em tramas e ritos e apresentando suas tramas
de desenganos, auto-enganos e mascaramentos sociais. A peça é um convite ao
abismo que todos carregam e que apenas alguns estartam...
Serviço:
PROJETO BISPO- Tratados como bicho, comportam-se como um
Quando: Dia 17 de Janeiro, sábado, as 19h com saída da entrada social do
Sesc Santos.
Ingresso: R$ 5 a R$ 17
Classificação etária: 18 anos
Lotação: 40 pessoas por sessão ( dentro do estacionamento) o trajeto pelas
ruas é livre.
Ficha Técnica
Atores Criadores
Junior Brassalotti
Juliana Sucila
Renata Carvalho
Rafael de Souza
Wendell Medeiros
Lucas Oliveira
Malvina Costa
Sérgio Bratz
Zécarlos Gomes
Thalita Nascimento
Assistência Geral
Junior Texaco
Produção
Kadu Verissimo
Thalita Nascimento
Junior Brassalotti
Assistência de produção
Marcelo Wallez
Direção:
Kadu Veríssimo
Apoio:
Prefeitura Municipal de Santos
Secretaria de Cultura de Santos
Vila do Teatro
Casa 3
Olhar Caiçara
Fórum do Audiovisual Santista
Junior Brassalotti
Direção de produção e artística
Curta Santos - Festival de Cinema de Santos
www.curtasantos.com.br
Coletivo Vila do Teatro
Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses - Santos/SP
Me conta!!
@jrbrassalotti
Skype: junior.brassalotti2
Facebook.com/Junior.Brassalotti
Se liga no Blog do nosso grupo =>
http://ospanthanas.blogspot.com.br/
Se liga no Blog da sede do nosso grupo e nas atividades que rolam lá =>
http://www.viladoteatro.blogspot.com.br/
*Antes de imprimir este e-mail, pense em sua responsabilidade e compromisso
com o meio ambiente.