Correções

74 views
Skip to first unread message

Amanda Aires

unread,
May 4, 2013, 2:06:09 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com
Pessoas, vou comentar aqui uma dúvida enviada por um aluno.
Com o aumento da taxa de juros, há um aumento no volume de poupança já que aumenta o custo de oportunidade do dinheiro.
Contudo, há, também, uma redução da poupança já que essa é uma função da renda.

Nesse caso, como poderíamos fazer um parágrafo para explicar essa aparente confusão?


Gustavomnf

unread,
May 4, 2013, 2:17:43 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com
Acho que depende do que ocasionou o aumento dos juros. Se foi uma contração monetária, a renda diminui então a poupança também diminui, assim como o investimento (por causa dos juros), assim o mercado IS permanece equilibrado (deslocamento da LM sobre a IS). Agora, se o aumento foi devido uma expansão fiscal, então a renda aumenta, aumentando a poupança (o q acontece com o investimento é ambíguo segundo o Blanchard). Nesse caso o aumento dos juros ocorre para equilibrar o mercado monetário, ou seja, reduzir a demanda por moeda ocasionado pelo aumento dos gastos.
Essa é minha visão, não sei se ta completamente exata. Nem sei se responde a dúvida, rs. Abs!

Viveros Fernando

unread,
May 4, 2013, 2:22:11 PM5/4/13
to Amanda Aires, discurs...@googlegroups.com
Muito boa por sinal..
 
Se caísse isso escreveria algo do tipo..
 
O que acontece é que apesar de se aumentar o custo de oportunidade no primeiro momento, a elevação da taxa de juros provoca uma redução da renda que tem um efeito negativo na poupança (S[Y,r]).

Viveros Fernando

unread,
May 4, 2013, 2:29:58 PM5/4/13
to Gustavomnf, discurs...@googlegroups.com
Bastante coerente seu ponto Gustavo, mas no caso ela fala que há uma redução da poupança em função da renda.. só daria para acontecer isso com a politica monetária restritiva... não se tem aqui, ao me ver, a possibilidade de uma política fiscal expansionista, pois como você disse esse aumentaria a renda.

C_Silva

unread,
May 4, 2013, 3:01:08 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com

Boa pergunta. Se fosse na prova eu diria que a poupança aumenta. O efeito positivo do juros sobre a poupança é imediato. Já o efeito negativo é secundário: passa pela queda da renda. Teria que ver em que magnitude essa renda cai e até que ponto essa queda influencia negativamente a poupança. Mas tem outra questão: o efeito positivo é "micro". Já o negativo é no agregado. Não sei até que ponto podem ser confrontados assim.  

Jaqueline Silva

unread,
May 4, 2013, 4:48:42 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com
Amanda, qual o seu parecer?

vitorjo

unread,
May 4, 2013, 5:12:16 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com
Eu responderia essa confusão da seguinte forma:

Com a elevação da taxa de juros há uma redução dos investimento produtivos, o que, por sua vez, reduz a demanda agregada. Com isso, há uma aparente elevação do nível de poupança, digo aparente, pois na verdade o que se eleva não é a poupança propriamente dita, como defendida pelos economistas, que é quando os agentes econômicos mantém uma reserva monetária de forma líquida literalmente, por exemplo, deixando dinheiro embaixo do colchão ou em cofres em suas casas. Na verdade, a poupança que a sociedade conhece que é a poupança bancária, ou melhor, as aplicações financeiras de maneira geral, que tende a se elevar, mas não a poupança como é conhecida na economia. Portanto, com a elevação da taxa de juros há uma elevação das aplicações financeiras em detrimento de uma redução dos investimentos produtivos, da poupança e consequentemente há uma redução do nível de renda da economia.


Em sábado, 4 de maio de 2013 15h06min09s UTC-3, amandaires escreveu:

Amanda Aires

unread,
May 4, 2013, 5:28:47 PM5/4/13
to vitorjo, discurs...@googlegroups.com
Vejam o seguinte.
eu consideraria que o efeito que prevalece sobre o que acontece na poupança dependerá da sua elasticidade com relação à taxa de juros à renda. 
Assim, o aumento da taxa de juros incentiva a um aumento das aplicações financeiras. Contudo, como há uma redução da renda, haverá uma redução da poupança. Assim, logo de cara, não daria para dizer o que acontece.

o que acham?


2013/5/4 vitorjo <vitores...@hotmail.com>

cris

unread,
May 4, 2013, 9:05:59 PM5/4/13
to discurs...@googlegroups.com
Amanda,  a sra. tá considerando poupança como aplicação financeira ou como dinheiro em baixo do colchão?
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages