Edição nº 176 - Ano VI - 02/08/2012
Mensalão - o Julgamento
Começa hoje, no Supremo Tribunal Federal, o julgamento do denominado "mensalão petista". Será o caso de maior cobertura midiática da história do STF. Direito na Mídia estará lá, procurando trazer aos leitores uma visão diferenciada do julgamento e bastidores da cobertura jornalística. Os textos a seguir foram escritos como preparativos e analisam alguns dos principais personagens envolvidos.
Defesa
Não será fácil se destacar entre tantos defensores, incluindo vários dos criminalistas mais famosos do país. Confira algumas orientações que sugerimos a advogados envolvidos em um caso tão rumoroso. (Leia mais)
Acusação
O julgamento não poderia vir em melhor hora para Roberto Gurgel. A mídia está do lado do procurador-geral da República, ele sabe disso e irá aproveitar o momento. (Leia mais)
Ministros e o grande público
Embora haja sinais claros de grande pressão exercida sobre os ministros (leia mais), o mensalão os tornará mais conhecidos da sociedade, assim como aconteceu quando do processo de impeachment do ex-presidente Collor. (Leia mais)
Joaquim Barbosa
O relator e próximo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, tem em mãos o caso mais importante de sua carreira. Acredita-se que votará pela condenação de boa parte dos acusados, recebendo muitos elogios da imprensa. (Leia mais)
Definição dos crimes
A configuração do crime de lavagem de dinheiro e a necessidade ou não de se conhecer previamente a origem do dinheiro devem ser temas muito debatidos. Os bancos aguardam com expectativa o posicionamento do Supremo sobre tais assuntos. (Leia mais)
Vale a leitura!
Clipping com bons textos opinativos e reportagens sobre o julgamento que se inicia hoje. (Leia mais)
Boa leitura,
Ricardo Maffeis
Editor