Ir al primer mensaje no leído

Juliano Krieger

no leída,
17 jun 2013, 3:23:18 p.m.17/6/2013
para dev...@googlegroups.com,tvinte...@googlegroups.com
Alguém sabe qual o padrão de codificação dos arquivos no Ginga-NCL?
Já vi exemplos utilizando "UTF-8" e "ISO-8859-1".

Na recomendação da ITU tem um exemplo que define
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>.

Codificação de texto: Código de caracteres de 8 bits (UTF-8)

O maior problema é que no emulador (Ginga4Windows) a codificação é "ISO-8859-1" e no Set-Top Box que temos de teste a codificação é "UTF-8".

Alguém sabe como resolver isso?

--
Juliano Krieger

Manoel Campos da Silva Filho

no leída,
17 jun 2013, 10:12:04 p.m.17/6/2013
para TV Interativa,Fórum DevDTV

É estranho. A norma fala uma coisa, as ferramentas implementam outra.

Tem uma ferramenta de linha de comando, pra Linux, chamada iconv que permite converter, em lote, arquivos de uma codificação pra outra.

Veja se resolve paleativamente.

TVDI - Grupo de Discussão da TV Digital Interativa
Para sair do grupo: tvinterativa...@googlegroups.com
Site do grupo: www.tvdi.inf.br

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "TVDI - Interatividade e Usabilidade para TV Digital (www.tvdi.inf.br)" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para tvinterativa...@googlegroups.com.

Juliano Krieger

no leída,
17 jun 2013, 10:17:13 p.m.17/6/2013
para tvinte...@googlegroups.com,Fórum DevDTV
Mudar a codificação não é difícil. O problema é saber qual padrão colocar em produção.

2013/6/17 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>

--
Juliano Krieger

Roberto Gerson

no leída,
18 jun 2013, 11:14:29 a.m.18/6/2013
para dev...@googlegroups.com,tvinte...@googlegroups.com
Oi Juliano,

observe que a norma que voce estah referenciando eh a Norma de
monomidias. Isso significa que o que deve ser UTF-8 sao objetos de
midia de texto que sao incluidos no NCL, nao o codigo NCL em si.

A codificacao XML em si suporta diferentes codificacoes (a qual eh
especificada na primeira linha do arquivo, chamada de prolog: <?xml
version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>). O requerido pela Norma de NCL
eh a codificacao ISO-8859-1. Ou seja, por via das duvidas, utilize
sempre o ISO-8859-1 para o codigo NCL (ou ASCII puro).

O parser XML utilizado tanto no Ginga Virtual Set-top Box como no
Ginga4Windows eh o Xerces, que dah suporte tanto a
ISO-8859-1 como a UTF-8, desde que isso esteja especificado no prolog.
Talvez o problema que vc esteja tendo seja que o teu arquivo estah
codificado de uma forma e o prolog esta indicando outro. Tambem eh
interessante dar uma olhada no Xerces e ve qual o default quando
a codificacao nao eh especificada no prolog.

Se voce quiser/puder mande os arquivos que estah tentando utilizar
tambem, para tentarmos reproduzir o problema tambem.

--
sds/
Roberto Azevedo (http://laws.deinf.ufma.br/~roberto)

Juliano Krieger

no leída,
18 jun 2013, 3:58:46 p.m.18/6/2013
para tvinte...@googlegroups.com,Fórum DevDTV
Obrigado pelas contribuições.
O meu problema são os objetos de mídia de texto, que no emulador a acentuação é lida em UTF-8 e no set-top box é preciso utilizar ISO-8859-1.

2013/6/18 Roberto Gerson <rg.albu...@gmail.com>

--
Juliano Krieger
Responder a todos