Grupo Design & Opressão

29 views
Skip to first unread message

Frederick van Amstel

unread,
Aug 8, 2020, 10:09:10 AM8/8/20
to Grupo Xuê, ihc-l, computar-e...@googlegroups.com, ermelindo.schultz, DesInterac
Olá pessoal.

Estaremos começando na semana que vem este grupo online de estudos. Talvez interesse a alguém desta lista.

Sobre o grupo Design e Opressão

O grupo tem como objetivo ser um espaço para discussões e ações envolvendo as relações entre design e opressão. Neste primeiro momento, nosso foco está na leitura e discussão de textos que auxiliem na formação de uma visão crítica sobre essa relação. Futuramente, a ideia é que o grupo também se envolva em outras ações voltadas para a ampliação das discussões e práticas, chegando a mais pessoas em outros contextos do pensar e fazer design.


Neste processo de ampliação, realizamos uma live sobre as relações entre a obra de Paulo Freire e design. O objetivo desta live foi concluir nosso grupo de estudos anterior sobre Freire e servir de pontapé inicial deste novo grupo. Se você ainda não assistiu, a gravação está disponível aqui.


Quando começa?

O primeiro encontro do grupo Design e Opressão será na terça-feira, dia 11 de agosto, das 18h às 20h. A ideia é que os encontros ocorram semanalmente neste mesmo dia e horário.


Como posso me inscrever?


Onde vai ser?

Os encontros serão através da plataforma Discord. Se você ainda não está familiarizado com ela, não tem problema, enviaremos alguns dias antes do primeiro encontro algumas dicas de como utilizá-la, assim como o link para acesso do encontro.


Qual vai ser o primeiro texto?

Nossa primeira leitura vai ser um texto relativamente curto, voltado para debater algumas definições sobre o conceito de opressão e suas manifestações. O texto se chama "O que é Opressão?" e foi escrito por Gustavo Dalaqua e publicado no livro "Aprenda a dizer a sua palavra" do Instituto Paulo Freire. Segue cópia do texto

https://www.dropbox.com/s/z660xpw5lte4oi9/O_que_e_opressao.pdf?dl=0


Existem outras leituras prévias para serem feitas?

Não existe nenhuma obrigação de ter lido outras obras para participar do grupo. Mas, se podemos fazer uma sugestão, acreditamos que a leitura de "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire é uma forte recomendação. É uma obra muito importante nesta temática e que já foi lida e debatida por vários participantes do grupo Design e Opressão.


Princípios que regem os encontros

Como não poderia deixar de ser, os princípios dialógicos propostos por Paulo Freire serão a base de nossos encontros. Nesse sentido, buscaremos sempre que as discussões sejam abertas, horizontais e participativas, que as experiências e vivências pessoais de cada participante sejam valorizadas e que os temas que vamos estudar a cada encontro sejam uma decisão coletiva.


Esperamos você dia 11 de agosto. Até lá!


Grupo Design & Opressão

Bibiana Serpa (UFRJ e ESDI/UERJ)
Frederick van Amstel (UTFPR)
Marco Mazzarotto (UTFPR)
Paula Poc (ESDI/UERJ)
Ricardo Artur P. Carvalho (ESDI/UERJ)
Rodrigo Freese Gonzatto (PUCPR)
Sâmia Batista (UFPA e ESDI/UERJ)

.
.{ Frederick van Amstel }.
Assistant Professor at Industrial Design Academic Department (DADIN).
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages