Última chamada - Participatory Design Conference PDC2020 - Colômbia

9 views
Skip to first unread message

Frederick van Amstel

unread,
Aug 5, 2019, 2:37:47 PM8/5/19
to ihc-l, computar-e...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, DesInterac

Favor encaminhar a interessados. O prazo para submissão encerra-se em 1 de setembro de 2019.


========================================

Participatory Design Conference PDC2020 - Outras formas de participações

Manizales, Colombia - 15 a 19 de Junho

Universidade de Caldas

FB:https://www.facebook.com/PDC-2020-505446103195145

https://www.instagram.com/pdc_2020/

Twitter:@PDC_2020

========================================


A Participatory Design Conference (PDC) vem reunindo, ao longo de sua história, pesquisas relacionadas com o envolvimento direto de pessoas em atividades de co-design, desenvolvimento, implementação e apropriação de tecnologias, espaços, artefatos e serviços. A conferência convida pesquisadores e profissionais que abordem design participativo nos vários campos nos quais pode ser discutido, aplicado e problematizado. Entre os vários campos podemos mencionar, de forma não exaustiva:  IHC (Interação Humano Computador), CSCW (Trabalho Cooperativo Auxiliado por Computador), ACBC (Aprendizagem Colaborativa Baseada em Computador), ICT4D (Information and Communication Technology for Development), Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Informática Social e Comunitária, Estudos do Desenvolvimento, Estudos de Mídia, Antropologia, Sociologia, Design, Arquitetura, Planejamento Urbano, e Arte.

Em 2020, a 16a edição bienal da Participatory Design Conference (PDC) será realizada em Manizales, Colômbia, pela primeira vez na América do Sul. A conferência será realizada em conjunto com o Festival de la Imagen 2020 (www.festivaldelaimagen.com): um dos maiores e mais reconhecidos eventos de design da Colômbia. Este último trará uma variedade única de possibilidades e encontros para o PDC e sua comunidade.


O tema do PDC 2020 é “Outras formas de participações”

Desde o surgimento do Design Participativo (PD) como comunidade de pesquisa científica, pesquisadores interessados no PD tem compreendido e afirmado o design como instância prática, social e política. Neste sentido, seus principais compromissos incluem: oferecer tecnologias alternativas, tornar os processos de design mais democráticos, abertos e acessíveis para uma participação mais ampla, passíveis de escrutínio crítico e aprendizado mútuo. Ao propor o tema Outras formas de participações, queremos convidar a comunidade do PD a pensar nos mais diversos significados e ontologias que a participação e o design podem assumir. Queremos ampliar o entendimento de “participação” para além das narrativas modernistas e das soluções teoricamente “universais”, levando em consideração práticas diversas.

Quais formas, concepções e entendimentos de participação, colaboração, intervenção, design e tecnologia podemos acionar para contestar visões essencialistas sobre o design participativo? As concepções atuais são coerentes com visões de mundo e realidades plurais? O que não compreendemos até então? Com quem mais estamos aprendemos e podemos aprender?


São bem vindas contribuições de natureza diversa, tais como elaborações teóricas, estudo de caso, pesquisas de longo prazo e/ ou reflexões metodológicas. Os trabalhos submetidos podem endereçar um ou mais dos seguintes tópicos. Estes não devem ser considerados como obrigatórios, mas sim, como indicativos de questões cuja discussão acreditamos ser urgente:

Local/global - lugar/território: explorações acerca de lugar, espaço, materialidade e temporalidade no âmbito do design participativo e para pensar outras formas de tecnologia.


Economias: investigações sobre o papel e o escopo do design participativo com relação à crítica, reinterpretação e construção de processos sustentáveis, circulares, abertos, comuns e solidários. Isso inclui também reflexões provocativas sobre os próprios processos do design participativo, entendidos como processos de troca.


Representação, resistência e governança alternativas: o potencial das práticas de design participativo de apoiar (ou enfraquecer) formas de participação cívica, redistribuição de poder e negociação de conflitos, com a finalidade de desafiar o autoritarismo, ou de explorar formas horizontais de organização - incluindo a criação de tecnologias, espaços, sistemas, processos ou infraestruturas alternativas (ou resistentes).


Pesquisa em design: explorações de novas formas de fazer e inovações metodológicas para uma prática de design enquanto prática política e participativa (incluindo abordagens de pesquisa e práticas decoloniais, feministas e coletivas). Reflexões sobre como transformar a escrita científica para ser mais representativa dos processos de construção de conhecimento colaborativo.

Participação e interculturalidade: espaços e características de (e para) diálogo e projeto que permitam evitar abordagem e soluções universalistas e de incluir perspectivas críticas em direção de colaboração, co-criação e um diferente papel da tecnologia nesses processos.

Formatos de submissão:

* ARTIGOS COMPLETOS: (máximo 10 páginas, sem referências - em Inglês). Os artigos completos devem apresentar pesquisas substanciais e originais, não publicadas, que avancem a teoria do PD. Os artigos completos são apresentados em plenária na única conferência de pesquisa acadêmica dedicada exclusivamente ao PD. Portanto, os artigos completos apresentados têm um grande impacto para o desenvolvimento da teoria, abordagens e práticas do PD. Cada artigo completo submetido será sujeito a revisão cega por pares e a um processo de “revisão e reenvio” se for considerado adequado. No caso de trabalhos que alcancem a mesma pontuação, será dada preferência àqueles que melhor abordem o tema da conferência. Os artigos completos serão publicados no Vol 1 da série da Conferência Internacional do PDC da ACM.


* ARTIGOS PLURILÍNGUES (ES/PT): (máximo 10 páginas, sem referências - em Espanhol ou Português) Além das categorias tradicionais, este ano estamos convidando contribuições em Espanhol ou Português a serem feitas por profissionais e pesquisadores da região. A intenção é incentivar a comunidade latino-americana a compartilhar conhecimento e expressar idéias em seus próprios idiomas. Os artigos em ES/PT devem apresentar ideias originais e inéditas e pesquisas que contribuam para as práticas de PD. São bem-vindos trabalhos que apresentem temas e considerações regionalmente relevantes, bem como contribuições gerais. Os artigos serão apresentados e discutidos em sessões temáticas realizadas em paralelo. As submissões para a categoria plurilíngue serão avaliadas por revisão cega por pares e serão sujeitas a um processo de “revisão e reenvio”, caso sejam consideradas adequadas. No caso de trabalhos que alcancem a mesma pontuação, será dada preferência àqueles que melhor abordarem o tema da conferência. Os trabalhos serão publicados em ES/PT no Vol 3 dos trabalhos publicados pela Universidad de Caldas. Esta parte do processo não será publicada pela ACM.


* ARTIGOS EXPLORATÓRIOS: (máximo 4 páginas, sem referências - em Inglês). Os artigos exploratórios devem apresentar ideias originais, não publicadas e pesquisas que explorem, avancem ou reflitam sobre desenvolvimentos futuros do PD. Os artigos exploratórios deve trazer uma contribuição clara. Os autores são encorajados a apresentar reflexões e/ou estudos de caso empíricos significativos. Espera-se que a reflexão explore ou aprimore ideias / conceitos existentes ou proponha novos conceitos em nível teórico, mesmo vindo de disciplinas próximas a fim de construir um diálogo interdisciplinar. O estudo de caso deverá apresentar aplicações empíricas fascinantes de PD, mesmo sem um forte embasamento teórico. Os artigos exploratórios serão apresentados e discutidos em sessões temáticas realizadas em paralelo. Cada trabalho submetido será sujeito a um processo de revisão cega por pares. Os artigos exploratórios serão publicados no Vol 2 da série da Conferência Internacional do PDC do ACM.

*ALÉM DA ACADEMIA:  (máximo 2 páginas - em Inglês). Essa categoria convida contribuições de profissionais ativos em espaços comunitários, comerciais, governamentais e não governamentais que têm explorado abordagens participativas em seus trabalhos. O convite é aberto àqueles engajados com os potenciais e desafios da participação em quaisquer dos tópicos da conferência incluindo (mas não limitado a) participação em esferas econômicas de processos verdes, abertos, solidários e de bem-comum; participação em esferas políticas de representação, resistência e governança em assuntos cívicos; participação nas esferas de design, onde novas formas de fazer incluam abordagens de pesquisa e de ação descoloniais, feministas e coletivas; participação em esferas local/global onde questões de interculturalidade, inovação social, espaços colaborativos, democracia e política estejam em foco. A intenção é promover e celebrar intercâmbios que tratem questões emergentes sobre políticas e práticas de participação entre aqueles que trabalham em diferentes espaços de aprendizagem, inovação e ativismo, local e internacionalmente. Haverá um formulário on-line para o envio das propostas (não é exigido um trabalho acadêmico), e é permitido o envio de material audiovisual (vídeo de 2 min) para complementar a submissão. As apresentações serão feitas em forma de apresentações curtas/painéis/mesa redonda.

Todos os participantes devem pagar as taxas referentes ao cadastramento na conferência, independente de estarem apresentando o trabalho.


* EXIBIÇÕES/AÇÕES SITUADAS: (máximo 2 páginas de texto, excluindo referências + 2 páginas opcionais com imagens ou planejamento - em Inglês). Este formato engloba exposições, performances, demos e / ou trabalhos de design / arte inspirados no PD que podem ser apresentados no Festival em formato de exposição e de ação situada durante os dias da conferência. As propostas devem incluir uma descrição (2 páginas) do projeto e sua relação com o conceito de participação, bem como a descrição da ação situada proposta. Planejamento ou imagens (2 páginas) e requisitos específicos para a realização, em termos de espaço e materiais, devem ser mencionados. Arquivos de áudio ou vídeo descrevendo o projeto também podem ser enviados para esclarecer aspectos da ideia. Submissões que tratem ou explorem o tema da conferência serão privilegiadas no processo de seleção. Cada proposta submetida será revisada por pares para verificar a coerência com a conferência e sua aplicabilidade, e (uma vez aceita) será submetida a um processo de curadoria no formato de ação situada e para publicação no Vol 2 da série PDC ACM International Conference.


* WORKSHOPS INTERATIVOS: (máximo 3 páginas, sem referências - em Inglês). Espera-se que as submissões para esta categoria proponham sessões que vão além do formato de apresentação e que envolvam ativamente os participantes em novas e diferentes tipologias de atividades, por exemplo definição de problema, pequenos grupos de discussão, mapeamento de temas, faça-você-mesmo, trabalho mão na massa em grupo etc. O tópico pode se referir a qualquer área de interesse do PD e em qualquer nível, por exemplo, reflexões teóricas, metodologias, práticas, etc. As oficinas são realizadas 2 dias antes da conferência principal em sessões de meio dia ou dia inteiro. A proposta deve incluir: o título do workshop e seus objetivos; o formato, métodos ou técnicas usados para estruturar o workshop; a forma como os participantes devem contribuir para o workshop; sua relevância para PD; sua necessidade e valor na PDC; e um esboço de cronograma. Em particular, deve-se deixar claro como o tema e o formato do workshop se vinculam ao tema da conferência e se os organizadores têm experiência relevante para criar este workshop. A duração do workshop (meio / dia inteiro), o número mínimo e máximo de participantes e como eles serão recrutados também devem ser descritos. No procedimento de recrutamento, as datas importantes devem ser claramente comunicadas aos participantes. Finalmente, a proposta do workshop deve incluir uma declaração clara sobre os resultados concretos esperados (por exemplo, publicação de uma revista, proposta de pesquisa, futuras colaborações, exposição). Serão considerados os seguintes critérios principais de avaliação para selecionar e aceitar as propostas: relevância do tema para a conferência, interatividade do formato, potencial para atrair participantes. Se você compreender que vai ser necessário um equipamento ou configuração específicos para executar a oficina, entre em contato com os coordenadores da categoria antes do prazo de submissão. As propostas do workshop serão publicadas no Vol 2 da série PDC International Conference.


* TUTORIAIS: (máximo 3 páginas, sem referências - em Inglês). Sessões de meio dia e dia inteiro para o ensino das bases conceituais, métodos / técnicas e novas abordagens no PD. A proposta deve conter título, objetivos, método ou técnica, sua relevância para o PD, os participantes esperados e um cronograma da atividade. Estamos procurando sobretudo tutoriais relevantes para o tema da conferência e o contexto local / social do PDC 2020. Liste na proposta quaisquer apostilas ou materiais que você pretenda disponibilizar aos participantes. Os principais critérios de avaliação das propostas serão os seguintes: relevância do tema para a conferência; transferência de conhecimentos e habilidades; potencial de atrair participantes.


* CONVERSAÇÕES: (máximo 4 páginas excluindo referências - em inglês) Esta nova categoria tem o objetivo de fomentar processos de discussão engajada com preocupações emergentes, temas futuros e pontos de vista alternativos através de um formato participativo e integrado (por exemplo, conversas fishbowl, world cafe, etc). As propostas devem argumentar o porquê da relevância de discutir o tópico proposto e explicar por que é urgente que a comunidade de PD o enfrente. Ao propor um formato específico, é importante considerar o limite máximo de uma hora, e a necessidade de configurar a sala com os elementos disponíveis, como cadeiras e mesas. Será dada preferência a formatos que permitam uma participação mais ampla e ativa. A curadoria desta categoria será feita pelos organizadores da mesma. O processo de seleção visará proporcionar um programa variado capaz de envolver os participantes da PDC, de fortalecer a comunidade e de permitir que as pessoas participem. As submissões selecionadas serão compiladas no Vol 3 dos anais publicados pela Universidad de Caldas.


* COLÓQUIOS DOUTORAIS: (máximo 4 páginas, sem referências - em Inglês). Uma sessão de um dia inteiro destinada a estudantes de doutorado que trabalham no âmbito do Design Participativo (PD). Ele fornecerá aos alunos um espaço seguro e aberto para discutir o que lhes interessa em relação aos estudos e, de maneira colaborativa, buscar maneiras de abordá-los. Os participantes terão a oportunidade de apresentar seu trabalho, compartilhar suas experiências e receber retorno, apoio e sugestões de experientes pesquisadores e colegas de PD. A seleção para participação será baseada na qualidade da proposta, levando em conta como a pesquisa está relacionada ao PD. A proposta deve incluir: 1) uma visão geral do projeto de doutorado, incluindo motivações e questões de pesquisa, métodos, contribuições pretendidas, progresso até a data e planos para pesquisas futuras; 2) uma breve descrição do que se quer ganhar com a participação nos Colóquios Doutorais ou uma breve descrição do Colóquios Doutorais ideais para o PD. O objetivo será garantir a diversidade, incluindo estudantes com diferentes ênfases disciplinares, em diferentes estágios de seus programas de pesquisa e provenientes de diferentes origens culturais. Os candidatos aceitos serão solicitados a fazer algumas preparações prévias à conferência - por exemplo, ler as apresentações dos outros participantes ou relacionar sua proposta a um capítulo do PD Handbook. Mais instruções serão fornecidas. As submissões dos Colóquios Doutorais não serão publicadas nos anais da conferência.


* PROJETOS DE ESTUDANTES: (máximo 2 páginas de proposta, excluindo referências, e até 5 imagens para esclarecer a proposta - em Inglês) Convidamos estudantes de design a compartilhar como o PD é aplicado nos projetos que desenvolvem nas suas escolas, instituições de arte e pesquisa. Os projetos serão selecionados com base na clareza e relevância para o PD e para o tema da conferência, grupos de alunos são bem-vindos. Os projetos selecionados serão apresentados através de pôsteres no local da Conferência e do Festival. Durante a conferência, os participantes serão estimulados a fornecer feedback / comentários / idéias sobre os projetos exibidos na exposição. Um resumo dos projetos dos alunos será compilado no Vol 3 dos procedimentos publicados pela Universidad de Caldas.


* O PRÊMIO ARTFUL INTEGRATORS: São bem vindas indicações para o 9º Prêmio Artful Integrators, a ser apresentadas no PDC2020. O Prêmio visa reconhecer trabalhos de destaque na área de PD. Se os prêmios tradicionais de design são destinados a designers individuais e/ou objetos singulares, o prêmio Artful Integrators enfatiza a importância da participação colaborativa no processo de design e a compreensão que um bom projeto de design é o resultado de um alinhamento efetivo de diversas configurações de pessoas, práticas e artefatos.


Datas importantes :
1o de Setembro de 2019 — Prazo para Submissão de Artigos Completos + categoria Plurilíngue
1o Novembro de 2019 — Primeira notificação aos autores de Artigos Completos e categoria PlurilÍngue

1o de Dezembro de 2019 — Prazo para Submissão de Artigos Exploratórios, Além da Academia, Exibições/Ações Situadas, Workshops Interativos e Tutoriais, Conversações, e Colóquios Doutorais

1o de Dezembro de 2019 — Segunda rodada de submissões para Artigos Completos e PlurilÍngue
15 de Fevereiro de 2020 —  Notificação aos autores (todos)
28 de Fevereiro 2020 Prazo para Submissão das candidaturas para estudantes voluntários no PDC

15 de Março de 2020 —  Prazo para Submissão da versão final dos artigos (todos os formatos com exceção de projetos de alunos) + Prazo para submissão de projetos de alunos  
31 de Março de 2020 — Notificação aos estudantes voluntários

25 de Abril de 2020 — Primeiro lote de inscrições
25 de Abril de 2020 — Notificação aos autores dos projetos de alunos
15-16 de Junho de 2020 — Pré-Conferência: workshop interativos e tutoriais, colóquios doutorais e conversações

17-19 de Junho de 2020 — Conferência  PDC e Festival de la Imagen

Junte-se a nós em  Manizales, Colômbia!


Felipe Londoño, Claudia Jurado e Andrea Botero — Coordenadores gerais


Chiara Del Gaudio e Leonardo Parra — Coordenadores científicos


Frederick van Amstel (UTFPR), Barbara Szaniecki (ESDI/UERJ) e Alexandre Frediani (University College London) - Coordenadores da trilha de artigos em Português


www.pdc2020.org


.
.{ Frederick van Amstel }.
Assistant Professor at DADIN (Industrial Design Department)
UTFPR, Brazil
http://fredvanamstel.com
http://usabilidoido.com.br
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages