ūüĒī Lumen¬†N¬ļ569 ::: Agenda da semana e Espa√ßo Cartel

1 view
Skip to first unread message

Delegação Paraiba

unread,
Jul 2, 2020, 2:18:39 PM7/2/20
to DPB/EBP

N¬ļ569, 02¬†de julho¬†de 2020

 


Agenda da Semana


 

07 de julho (terça-feira)

UNIDUNIT√ä - N√ļcleo de Estudos e Pesquisa de Psican√°lise com Crian√ßas e Adolescentes na Contemporaneidade

 
Coordenação: Mª Cristina Maia
Colaboração: Edgley Duarte e Thayse Almeida
 
A DIFERENÇA SEXUAL

Próximo encontro: dia 07 de julho, às 19:30hs
Texto a ser discutido: Roy, D. Quatro perspectivas sobre a diferença sexual. Disponível no Cien Digital, 23, 1-6.
Os interessados, mandar e-mail para eueman...@gmail.com para ser inscrito na plataforma.
Vagas limitadas 


9 de julho (quinta-feira)

N√ļcleo de Estudos e Pesquisa em Sa√ļde Mental e Toxicomania

Coordenação: Cassandra Dias, Cleide Pereira, Zaeth Nascimento
 

NOMES DO MAL ESTAR ATUAL: PANDEMIAS, SEGREGAÇÃO, VIOLÊNCIA E TOXICOMANIAS
 

Diante do grande desafio da cl√≠nica atual e nos guiando pelas indica√ß√Ķes da psican√°lise a partir de uma afirma√ß√£o de Miller de que ‚ÄúN√£o¬†h√° cl√≠nica do sujeito sem cl√≠nica da civiliza√ß√£o‚ÄĚ, concordamos que a posi√ß√£o √©tica do analista hoje √© de ‚Äún√£o se isolar do que ocorre a seu redor, tendo em conta que o contexto √© complexo. Mas tamb√©m coloca a condi√ß√£o de que devemos fazer uma cl√≠nica da civiliza√ß√£o‚ÄĚ. (Tarrab, 2013, Pharmakon online, p. 13). Com esta indica√ß√£o, o N√ļcleo retoma suas atividades se dedicando ao tema dos efeitos subjetivos suscitados pelo encontro com o real, que, uma vez desapartado da natureza, se manifesta cada vez mais desordenado, levando ao pior.

Partindo de Freud, com seu ‚ÄúMal-estar na civiliza√ß√£o‚ÄĚ, pretendemos investigar sobre os nomes do mal-estar hoje provocados pela irrup√ß√£o do real, destacando alguns deles: segrega√ß√£o, viol√™ncia e toxicomanias,¬†sobretudo, em um contexto de pandemia.¬†Seguiremos com as contribui√ß√Ķes de Lacan ao formular que ‚Äúo real √© sem lei‚ÄĚ, interrogando sobre como o analista pode operar a partir da imprevisibilidade deste real. Qual a nossa a√ß√£o diante dos sintomas e do sofrimento ps√≠quico no mundo atual?

Aquele que deseja refletir sobre estas quest√Ķes, pode entrar em contato atrav√©s do e-mail¬†nucleosaudemen...@gmail.com¬†para receber o link do encontro.
 

Quintas-feiras, mensal, 19:00h pela plataforma Zoom

Início: 09 de julho

Indica√ß√£o de leitura: Cap√≠tulo III de¬†O mal estar na civiliza√ß√£o¬†‚Äď FREUD, S. - volume XXI¬† da Edi√ß√£o Standard Brasileira das Obras Psicol√≥gicas Completas de Sigmund Freud - Imago Editora

 


Coluna do IV Curso


IV Curso Fundamentos do Ensino de Lacan
II M√≥dulo ‚Äď Julho

Coordenação: Cassandra Dias
Carga hor√°ria: 12 horas

A transfer√™ncia √© um dos conceitos fundamentais para a psican√°lise. Freud a descobre atrav√©s do seu encontro com as hist√©ricas que o permitiu formular a hip√≥tese do inconsciente levando em conta o estabelecimento da transfer√™ncia.Inconsciente e transfer√™ncia, portanto, est√£o articulados. Poder√≠amos mesmo pensar que o inconsciente √© produzido sob transfer√™ncia, sendo essa a sua condi√ß√£o.Lacan relaciona esse fen√īmeno anal√≠tico √† esfera do amor articulado ao campo do saber. O sujeito anal√≠tico acessa o saber atrav√©s do amor de transfer√™ncia ou, como nos aponta Miller, ‚Äúo inconsciente prim√°rio n√£o existe como saber. E para que se torne um saber, para faz√™-lo existir como saber, √© preciso o amor‚ÄĚ. (MILLER, Uma fantasia).Nesse sentido, localizar a transfer√™ncia enquanto experi√™ncia amorosa que franqueia o saber inconsciente √© o objetivo desse m√≥dulo: passando por Freud e percorrendo com Lacan suas elabora√ß√Ķes acerca do amor e de como esse se articula na experi√™ncia anal√≠tica a partir da instaura√ß√£o do analista enquanto Sujeito Suposto Saber. Tamb√©m pretendemos acompanhar as modula√ß√Ķes da transfer√™ncia a partir do que se engendra na cultura em tempos onde tanto o saber quanto o amor est√£o postos em quest√£o, trazendo para o psicanalista uma tor√ß√£o em sua posi√ß√£o de saber para muitas vezes, precisar ocupar o lugar do Sujeito Suposto Amar.
  
04.07:¬†‚Äď 8:00h ‚Äď 12:00h¬† -¬†¬†A transfer√™ncia em Freud¬†com a participa√ß√£o de Sandra Conrado (professora convidada)

FREUD, S. ‚Äď A din√Ęmica da transfer√™ncia ‚Äď Volume XII ‚Äď Edi√ß√£o Standard Brasileira das Obras Psicol√≥gicas Completas de Sigmund Freud ‚Äď Imago Editora.
 

ESPAÇO CARTEL

 

    

Os cartéis na Paraíba
Respons√°vel: Cleide Pereira Monteiro

O cartel, dispositivo privilegiado por Lacan como órgão de base de sua Escola, se mantém atual como porta de entrada para aqueles que estão se aproximando do trabalho de Escola. Foi idealizado por Lacan como um grupo formado no mínimo por três pessoas, que se escolhem em torno de um assunto pertinente à psicanálise. A partir de um tema de investigação delimitado, escolhe-se o Mais-Um, que, não sendo um líder, pretende conter os efeitos grupais e incentivar a elaboração de cada um. Através deste pequeno grupo pretende-se exercer a lógica da singularidade, materializada na pergunta que instiga a pesquisa, não sem os outros com quem se compartilha esta experiência. Com um tempo de duração limitado (dois anos no máximo), a dissolução pode culminar com a exposição a céu aberto do produto de cada um, prontamente acolhido pela Escola através das Jornadas de cartéis ou outros eventos.
Aquele que deseja fazer parte desta rica experi√™ncia, pode expressar seu interesse enviando e-mail para Cleide Pereira Monteiro (cleidep...@hotmail.com), explicitando a tem√°tica que o anima a investiga√ß√£o. Ser√° acolhido na lista de Procura-se cartel ‚Äď com circula√ß√£o semanal em nosso Boletim Lumen ‚Äst¬† e logo que haja integrantes suficientes para a composi√ß√£o de um cartel, cada inscrito ser√° contactado.

CART√ČIS EM FUNCIONAMENTO
PSICAN√ĀLISE E POL√ćTICA: Glacy Gorski ( + 1 ), Lia Giraldo, Isadora Grego D‚ÄôAndrea, Marcelo Saturnino, Paulo Medeiros e Eva Lins.
SEMIN√ĀRIO XIX: Karynna¬† N√≥brega¬† (+1), Alice Tochetto, Ana L√ļcia Trov√£o, Ana¬† Elisabete, Cleide Nascimento
PSICOSE: Margarida Assad (+1), Kleyce Carvalho Silva, Renato Silvestre da Silva, Andresa Lima Barbosa, Lorena leite de Azevedo costa
ARTE¬† E¬† PSICAN√ĀLISE: Cassandra Dias (+1), Edison¬† Macedo, Carolina¬† Marques,¬†Hellen¬† Linhares, Clara¬† Jer√īnimo.¬†
PSICAN√ĀLISE E NEGRITUDE: Cleide Monteiro (+1), Renally Xavier de Melo, Br√≠gida Cavalcanti Alves,¬† Ana Carolina Cirne Dantas, Ana Paula Porto
SUTILEZAS ANAL√ćTICAS: Ricardo Seldes (+1), M¬™ Cristina Maia, Pauleska N√≥brega, Raquel Ferreira
HUMOR: Margarida Assad (+1), Gabriela Dupin, José Augusto Rocha, Marina Franco , Bruna Guarana
 
CART√ČIS¬† EM FORMA√á√ÉO
GENERO  E  GOZO: Iara  Fernandes, Monik  Monteiro, Georgiana  Franca. 
PSICOSE¬† ORDIN√ĀRIA:Francisco¬† Santos,¬†Georgiana¬† Franca,¬†Hellen¬† Linhares,¬†Marcelo Saturnino
SEMIN√ĀRIO 11: Maria Emilia Diniz de S√° Miranda, Danny Priscila Ara√ļjo Medeiros, Maria Gerlane Xavier do Nascimento, Fernando Brito da Silva Neto
 
PROCURA-SE  CARTEL
 
OS MESTRES CONTEMPOR√āNEOS: Renally Xavier de Melo, Monik Monteiro, Karem da Mata
PSICAN√ĀLISE NO TERRIT√ďRIO: Dayse Cat√£o, Marcela Ribeiro
PSICAN√ĀLISE E SUIC√ćDIO: Ubiratan Pereira de Oliveira
A TRANSFER√äNCIA EM FREUD E LACAN: Ana L√≠gia Barbosa da Silva, Ana L√ļcia Trov√£o
PSICAN√ĀLISE¬†E¬†NEGRITUDE:¬†Maria Vit√≥ria Nunes Souza, Nath√°lia Carvalho
MATERNIDADE: Mayane Oliveira
INTERVEN√á√ÉO PSICANAL√ćTICA PRECOCE COM BEB√äS: Mayane Oliveira
FEMININO: Raquel Martins
 

Facebook
Link
Email
Copyright ©  2019    Boletim Informativo Lumen 

Endereços da EBP na Paraíba:
Jo√£o Pessoa:Rua Nossa Senhora dos Navegantes, Empresarial Navegantes, n¬ļ415, sl 208. Tamba√ļ.
Campina Grande: Av. Nilo Pe√ßanha,¬† Empresarial Jos√© Augusto Lira, n¬ļ541, sl107, Prata.¬†¬†

Você está convidado a receber e-mails?
Você pode
atualizar suas preferências ou cancelar a inscrição nesta lista .

 






This email was sent to delegaca...@yahoo.com.br
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Delegação Paraíba - EBP · Rua Nossa Senhora dos Navegantes, 415, sl 208 · Joao Pessoa, Pb 58039-110 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages