Nº569, 02 de julho de 2020
|
|
|
|
07 de julho (terça-feira)
UNIDUNITÊ - Núcleo de Estudos e Pesquisa de Psicanálise com Crianças e Adolescentes na Contemporaneidade
|
|
Coordenação: Mª Cristina Maia
Colaboração: Edgley Duarte e Thayse Almeida
A DIFERENÇA SEXUAL
Próximo encontro: dia 07 de julho, às 19:30hs
Texto a ser discutido: Roy, D. Quatro perspectivas sobre a diferença sexual. Disponível no Cien Digital, 23, 1-6.
Os interessados, mandar e-mail para eueman...@gmail.com para ser inscrito na plataforma.
Vagas limitadas
|
|
9 de julho (quinta-feira)
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Toxicomania
|
|
Coordenação: Cassandra Dias, Cleide Pereira, Zaeth Nascimento
NOMES DO MAL ESTAR ATUAL: PANDEMIAS, SEGREGAÇÃO, VIOLÊNCIA E TOXICOMANIAS
Diante do grande desafio da clínica atual e nos guiando pelas indicações da psicanálise a partir de uma afirmação de Miller de que “Não há clínica do sujeito sem clínica da civilização”, concordamos que a posição ética do analista hoje é de “não se isolar do que ocorre a seu redor, tendo em conta que o contexto é complexo. Mas também coloca a condição de que devemos fazer uma clínica da civilização”. (Tarrab, 2013, Pharmakon online, p. 13). Com esta indicação, o Núcleo retoma suas atividades se dedicando ao tema dos efeitos subjetivos suscitados pelo encontro com o real, que, uma vez desapartado da natureza, se manifesta cada vez mais desordenado, levando ao pior.
Partindo de Freud, com seu “Mal-estar na civilização”, pretendemos investigar sobre os nomes do mal-estar hoje provocados pela irrupção do real, destacando alguns deles: segregação, violência e toxicomanias, sobretudo, em um contexto de pandemia. Seguiremos com as contribuições de Lacan ao formular que “o real é sem lei”, interrogando sobre como o analista pode operar a partir da imprevisibilidade deste real. Qual a nossa ação diante dos sintomas e do sofrimento psíquico no mundo atual?
Aquele que deseja refletir sobre estas questões, pode entrar em contato através do e-mail nucleosaudemen...@gmail.com para receber o link do encontro.
Quintas-feiras, mensal, 19:00h pela plataforma Zoom
Início: 09 de julho
Indicação de leitura: Capítulo III de O mal estar na civilização – FREUD, S. - volume XXI da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud - Imago Editora
|
|
Coluna do IV Curso
IV Curso Fundamentos do Ensino de Lacan
II Módulo – Julho
Coordenação: Cassandra Dias
Carga horária: 12 horas
A transferência é um dos conceitos fundamentais para a psicanálise. Freud a descobre através do seu encontro com as histéricas que o permitiu formular a hipótese do inconsciente levando em conta o estabelecimento da transferência.Inconsciente e transferência, portanto, estão articulados. Poderíamos mesmo pensar que o inconsciente é produzido sob transferência, sendo essa a sua condição.Lacan relaciona esse fenômeno analítico à esfera do amor articulado ao campo do saber. O sujeito analítico acessa o saber através do amor de transferência ou, como nos aponta Miller, “o inconsciente primário não existe como saber. E para que se torne um saber, para fazê-lo existir como saber, é preciso o amor”. (MILLER, Uma fantasia).Nesse sentido, localizar a transferência enquanto experiência amorosa que franqueia o saber inconsciente é o objetivo desse módulo: passando por Freud e percorrendo com Lacan suas elaborações acerca do amor e de como esse se articula na experiência analítica a partir da instauração do analista enquanto Sujeito Suposto Saber. Também pretendemos acompanhar as modulações da transferência a partir do que se engendra na cultura em tempos onde tanto o saber quanto o amor estão postos em questão, trazendo para o psicanalista uma torção em sua posição de saber para muitas vezes, precisar ocupar o lugar do Sujeito Suposto Amar.
04.07: – 8:00h – 12:00h - A transferência em Freud com a participação de Sandra Conrado (professora convidada)
FREUD, S. – A dinâmica da transferência – Volume XII – Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud – Imago Editora.
|
|
|
ESPAÇO CARTEL

Os cartéis na Paraíba
Responsável: Cleide Pereira Monteiro
O cartel, dispositivo privilegiado por Lacan como órgão de base de sua Escola, se mantém atual como porta de entrada para aqueles que estão se aproximando do trabalho de Escola. Foi idealizado por Lacan como um grupo formado no mínimo por três pessoas, que se escolhem em torno de um assunto pertinente à psicanálise. A partir de um tema de investigação delimitado, escolhe-se o Mais-Um, que, não sendo um líder, pretende conter os efeitos grupais e incentivar a elaboração de cada um. Através deste pequeno grupo pretende-se exercer a lógica da singularidade, materializada na pergunta que instiga a pesquisa, não sem os outros com quem se compartilha esta experiência. Com um tempo de duração limitado (dois anos no máximo), a dissolução pode culminar com a exposição a céu aberto do produto de cada um, prontamente acolhido pela Escola através das Jornadas de cartéis ou outros eventos.
Aquele que deseja fazer parte desta rica experiência, pode expressar seu interesse enviando e-mail para Cleide Pereira Monteiro (cleidep...@hotmail.com), explicitando a temática que o anima a investigação. Será acolhido na lista de Procura-se cartel – com circulação semanal em nosso Boletim Lumen – e logo que haja integrantes suficientes para a composição de um cartel, cada inscrito será contactado.
CARTÉIS EM FUNCIONAMENTO
PSICANÁLISE E POLÍTICA: Glacy Gorski ( + 1 ), Lia Giraldo, Isadora Grego D’Andrea, Marcelo Saturnino, Paulo Medeiros e Eva Lins.
SEMINÁRIO XIX: Karynna Nóbrega (+1), Alice Tochetto, Ana Lúcia Trovão, Ana Elisabete, Cleide Nascimento
PSICOSE: Margarida Assad (+1), Kleyce Carvalho Silva, Renato Silvestre da Silva, Andresa Lima Barbosa, Lorena leite de Azevedo costa
ARTE E PSICANÁLISE: Cassandra Dias (+1), Edison Macedo, Carolina Marques, Hellen Linhares, Clara Jerônimo.
PSICANÁLISE E NEGRITUDE: Cleide Monteiro (+1), Renally Xavier de Melo, Brígida Cavalcanti Alves, Ana Carolina Cirne Dantas, Ana Paula Porto
SUTILEZAS ANALÍTICAS: Ricardo Seldes (+1), Mª Cristina Maia, Pauleska Nóbrega, Raquel Ferreira
HUMOR: Margarida Assad (+1), Gabriela Dupin, José Augusto Rocha, Marina Franco , Bruna Guarana
CARTÉIS EM FORMAÇÃO
GENERO E GOZO: Iara Fernandes, Monik Monteiro, Georgiana Franca.
PSICOSE ORDINÁRIA:Francisco Santos, Georgiana Franca, Hellen Linhares, Marcelo Saturnino
SEMINÁRIO 11: Maria Emilia Diniz de Sá Miranda, Danny Priscila Araújo Medeiros, Maria Gerlane Xavier do Nascimento, Fernando Brito da Silva Neto
PROCURA-SE CARTEL
OS MESTRES CONTEMPORÂNEOS: Renally Xavier de Melo, Monik Monteiro, Karem da Mata
PSICANÁLISE NO TERRITÓRIO: Dayse Catão, Marcela Ribeiro
PSICANÁLISE E SUICÍDIO: Ubiratan Pereira de Oliveira
A TRANSFERÊNCIA EM FREUD E LACAN: Ana Lígia Barbosa da Silva, Ana Lúcia Trovão
PSICANÁLISE E NEGRITUDE: Maria Vitória Nunes Souza, Nathália Carvalho
MATERNIDADE: Mayane Oliveira
INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA PRECOCE COM BEBÊS: Mayane Oliveira
FEMININO: Raquel Martins
|
|
|
|
|
Copyright © 2019 Boletim Informativo Lumen
Endereços da EBP na Paraíba:
João Pessoa:Rua Nossa Senhora dos Navegantes, Empresarial Navegantes, nº415, sl 208. Tambaú.
Campina Grande: Av. Nilo Peçanha, Empresarial José Augusto Lira, nº541, sl107, Prata.
Você está convidado a receber e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a inscrição nesta lista .
|
|
|
|
|