Aqui está um estudo interessante sobre universidades feito por uma pessoa que é professor universitário.
Percam um pouco de tempo a ler pois é realmente interessante como recomendações destas caem no esquecimento tão rápido e passado algum tempo o governo faz um acordo com a instituição onde este senhor trabalha.
---------- Forwarded message ----------
Só agora vi este muito interessante documento de um prof. americano do MIT
que esteve uns anos a dar aulas no IST - Michael Athans, engª.
electrotécnica - em que compara o ensino nos 2 sítios, e que vendo bem se
aplica a todo o ensino em Portugal.
Vai em anexo para quem quiser ler.
Basicamente o que ele conclui é que nós até temos bons recursos e boa
matéria prima, mas não sabemos tirar o devido partido dos mesmos. Que
encontrou no Técnico alunos tão capazes e tão trabalhadores como os do MIT
mas que não vão mais longe devido à filosofia de ensino, de investigação e
de gestão presentes no ensino superior.
Que encontrou capelinhas e nepotismo e que não se segue uma promoção por
meritocracia.
Que os alunos do MIT são encorajados ao pensamento independente e à
resolução de problemas, enquanto que no IST são "doutrinados".
Não admira que as nossas universidades estejam nos fundos dos rankings
internacionais. Mas dizem logo os poderes instituídos -- "isso é porque
esses rankings são feitos com base no nº de publicações científicas,
referências a trabalhos publicados, prémios Nobel e outros obtidos, as
nossas têm um estilo de ensino diferente mas o nível e a qualidade do ensino
são tão bons como nas outras".
Só que o nosso sistema de ensino é totalmente alheado do mundo real e é todo
virado para seguir receitas e fórmulas estabelecidas, e não para a invenção,
investigação e desenvolvimento.
E nos tempos que correm o importante, o que cria valor, é a investigação,
inovação e desenvolvimento, não é seguir cientificamente receitas do
passado.
Entretanto fui ver o programa do MIT que está on-line (
http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Electrical-Engineering-and-Computer-Science/index.htm
)
e fiquei passado... é que nem há palavras!
Para além das matérias típicas de engenharia, só que muito mais avançadas,
têm cadeiras como:
- Inventions and Patents
- Introduction to Copyright Law
- Management in Engineering
- Ethics and the Law on the Electronic Frontier
- The Human Intelligence Enterprise
- The Structure of Engineering Revolutions
Por aqui se vê...