06 de junho de 2011
À Plenária do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC/MinC
Prezados Senhores,
Nós, membros do Colegiado Setorial de Teatro, eleitos por delegados de todos os estados da federação durante a pré-conferência setorial que antecedeu a II Conferência Nacional de Cultura, portanto, legítimos interlocutores entre os profissionais do Teatro Brasileiro e o MinC, manifestamos nosso total repúdio à proposta de retorno da isenção fiscal de 100% para projetos incentivados pelo ProCultura integrante do relatório elaborado pelo GT ProCultura a ser apresentado na 14ª reunião ordinária desta Plenária.
Consideramos essa tentativa de alteração no substitutivo da Deputada Alice Portugal, aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara e aplaudido por esse CNPC através de moção sem nenhum voto contrário em sua 13ª Reunião Ordinária; não só um grande retrocesso, mas uma afronta a todo o debate realizado nacionalmente, que estabeleceu um novo modelo para o financiamento público à Cultura no país. Os princípios de fortalecimento do Fundo Nacional como principal mecanismo de fomento à Cultura brasileira e a exigência de contrapartida percentual em recursos próprios da iniciativa privada para projetos aprovados no mecanismo da renúncia fiscal, são as bases conceituais da nova lei e qualquer alteração nesses pontos fere a construção democrática que culminou com a elaboração do projeto de lei ProCultura e sua apresentação ao Congresso Nacional.
Com os nossos cumprimentos e os votos de um bom trabalho,
Colegiado Setorial de Teatro do CNPC/MinC
Um Grupo de Trabalho do MinC fez um estudo para reforma do projeto do Procultura, entre outros "avanços" este "estudo" elimina do texto o Prêmio Teatro Brasileiro e volta com força a renúncia de 100%. Esta aberração será votada na quarta-feira, portanto precisamos nos manifestar com urgência.
As alterações propostas são um tributo ao liberalismo, os 100% de renúncia é um absurdo que só existe no Brasil. Este vergonhoso mecanismo terceiriza, aos interesses dos departamentos de Marketing das empresas, os destinos da Cultura do Brasil. Nem Margaret Thatcher ou Ronald Reagan teriam coragem de insistir com este equivoco, mas este Grupo de Trabalho do MinC insiste.
Leiam os documentos deste Grupo de Trabalho em anexo.
P.S. Escrevi um texto onde tento deixar claro o que eu acho dos 100% de renúncia (http://marcioboaro.blogspot.com/)
---------- Mensagem encaminhada ----------
De:Data: 3 de junho de 2011 20:26
Assunto: [setorial-teatro] Fwd: CNPC ENCAMINHA - Relatório Grupo de Trabalho ProculturaCorpo da mensagemPrezados(as) Conselheiros(as),
Segue, em anexo, relatório a ser apresentado na 14ª Reunião Ordinária do Plenário do CNPC, nos dias 7 e 8 de junho, e a tabela que contém as propostas dos membros do Grupo de Trabalho Procultura.
Atenciosamente,
Roberto Peixe
Secretário-Geral do CNPC
Ministério da Cultura
(61) 2024-2361
--
Márcio Boaro
--
Acompanhe também pelo Blog: www.debatecenico.blogspot.com
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Debate
Cênico" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
debate...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
debatecenico...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/debatecenico?hl=pt-BR