
O artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que integrou duas pesquisas sequenciais e interligadas, realizadas na Região dos Baús no município de Ilhota, Santa Catarina, região que sofreu grandes impactos com os movimentos de massa e inundações de 2008. Estas duas pesquisas configuram um desenho de estudo de caso. A primeira etapa consistiu na elaboração de um mapeamento de risco participativo e de um Sistema de Informações Geográficas Participativo (SIG-P); a segunda etapa incidiu na comparação dos resultados desse mapeamento participativo com um trabalho exclusivamente técnico (sem participação social), desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As técnicas de coleta de dados e intervenção transformadora incluíram reuniões e oficinas comunitárias, trabalho de campo participativo, observação participante e trabalho técnico em laboratório de geoprocessamento. A pesquisa realizada evidenciou a competência das comunidades em lidar com tecnologias de informação, elaborar e interpretar mapeamentos de risco e participar, ativamente, em diversas atividades de gestão/redução de risco de desastres. O formato de intervenção utilizado pode, com devidas adaptações, ser usado em outros locais e situações. O SIG-P é uma metodologia eficiente que pode ser aplicada pelos tomadores de decisão, permitindo integrar o ponto de vista comunitário.
Autores que publicam
-
Débora Ferreira
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Lisangela Albino
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Publicado: em 8 de abril de 2017.
Referências
FERREIRA, D.; ALBINO, L.; FREITAS, M. J. C. C. MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA A GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES: REGIÃO DOS BAÚS, ILHOTA - SC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44330. Acesso em: 15 maio. 2022.
Para baixar clique aqui ou compartilhe a leitura neste post.
Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
