[Novo post] Discurso do Deputado Federal João Matos na sessão solene em lembrança de um ano da tragédia de novembro de 2008

0 views
Skip to first unread message

Blog do dcvitti

unread,
Nov 23, 2022, 9:15:24 AM11/23/22
to dcv...@googlegroups.com
Site logo image Blog do dcvitti publicou: " Leia aqui, o discurso do Deputado Federal, João Matos, na Sessão Solene que foi realizada em lembrança e agradecimento à solidariedade do povo brasileiro ao glorioso Estado de Santa Catarina. Esta sessão foi requerida pelo nobre Deputado Paulo Bornhause" Blog do dcvitti

Discurso do Deputado Federal João Matos na sessão solene em lembrança de um ano da tragédia de novembro de 2008

Blog do dcvitti

nov 23

Sessão solene em lembrança de um ano da tragédia de novembro de 2008 no Complexo do Baú, Santa Catarina

Leia aqui, o discurso do Deputado Federal, João Matos, na Sessão Solene que foi realizada em lembrança e agradecimento à solidariedade do povo brasileiro ao glorioso Estado de Santa Catarina. Esta sessão foi requerida pelo nobre Deputado Paulo Bornhausen.

Nobre Presidente, Deputado Paulo Bornhausen, que não apenas preside, mas que também propôs a realização desta sessão em homenagem à solidariedade demonstrada por todo o Brasil às vítimas da catástrofe que se abateu sobre a nossa bela e querida Santa Catarina, a completar 1 ano a partir de hoje.

Cumprimento o Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira. Cumprimento os Srs. Senadores e Deputados Federais. Cumprimento a Secretária Nacional de Defesa Civil, Sra. Ivone, os demais componentes da Mesa, os Prefeitos que já usaram da palavra, os representantes da sociedade catarinense, os representantes das outras Unidades da Federação e de outras nações do mundo que demonstraram também seu sentimento de solidariedade no momento em que o Estado de Santa Catarina viveu, se não a pior catástrofe da sua história, a pior catástrofe de que já se teve notícia em território brasileiro, na minha avaliação, tão grandes as dimensões, como sabem V.Exas., dignas autoridades, e como sabem também as pessoas que participam deste evento ou aquelas que nos ouvem.

Eu registro, na condição de Deputado residente na região, pois que resido no Município de Navegantes, também duramente atingido, ao lado de Itajaí, cujo Prefeito é Bellini, meu agradecimento. E o faço como alguém que representa o povo daquela região no Congresso Nacional. Sou Deputado residente na região e, por isso, tive a obrigação de percorrer, desde o primeiro momento, ao lado dos nossos Prefeitos, o interior e as comunidades mais duramente atingidas.

Já nas primeiras horas após aquela grande destruição, com os deslizamentos concentrados que aconteceram, estive presente no Complexo do Baú, na nossa querida Ilhota e em inúmeras cidades. Também estive presente no interior dos Municípios de Luiz Alves, Gaspar, Itajaí, além de Navegantes, onde resido. A natureza foi severa com alguns municípios, tão durante atingidos pelas chuvas, ao lado de tantos outros, mas a severidade foi muito maior com estes que mencionei.

Tentamos, juntos, fazer a nossa parte aqui no Congresso Nacional. Cada um procurou ver de que maneira podia ser útil. O Deputado Paulinho Bornhausen logo propôs a organização de uma Frente Parlamentar que desse todo o apoio e que ficasse aqui na retaguarda, numa posição de atenção permanente, para ver de que forma poderia, naquele momento, ser mais útil à sociedade catarinense, de maneira especial às vítimas da catástrofe.

Fui o Relator da PEC que assegurou recursos para que o Estado pudesse realizar ações mais imediatas. Infelizmente, apesar de todo o esforço, a burocracia ainda impera em nosso País, e temos de lutar para que, além de outras iniciativas, Governador, diminuamos ao máximo a lentidão da burocracia que faz com que, meses após meses, aguardemos pela liberação de recursos que deveriam ser disponibilizados imediatamente, algumas horas após a ocorrência da catástrofe, e não alguns meses depois. Mas isso é culpa da burocracia, que haveremos de modificar, que haveremos de diminuir.

No mais, em nome daquele povo que sofreu, que esteve de luto, gostaria de lamentar também as 135 vidas que foram ceifadas. Mas devo reconhecer que, com certeza — enquanto homem que crê e que defende aquilo em que crê —, apesar da tristeza, apesar do vazio que deixou em todos, do enlutamento da sociedade catarinense, aquelas vidas não foram levadas em vão. Por certo, servirão sempre para nos lembrar de que devemos estar atentos às regras da natureza, às leis da natureza — as quais a mãe natureza cobra, às vezes, duramente, como nos cobrou em Santa Catarina e continua cobrando em outras partes do Brasil.

Mas devo dizer que aquelas vidas não foram levadas em vão. Com certeza, haverá de ser para nós um permanente lembrar da atenção e da prontidão que devemos ter, enquanto Poder Público, para atender a tais ocorrências.

Por fim, apesar de todo o luto, houve com certeza a oportunidade para a demonstração do mais nobre de todos os sentimentos humanos, o da solidariedade, que tem base no amor pelo próximo e que fez com que, não só o Brasil, mas o mundo se unisse em defesa e em proteção de Santa Catarina, sobretudo das populações atingidas naquele momento.

A todas e a todos, obrigado pela presença nesta Casa.

Parabéns, Deputado Paulo Bornhausen! Parabéns, autoridades que fazem parte desta Mesa!

Acho que momentos como este servem para que reflitamos. E é, com certeza, o legado que vamos levar desta sessão especial.

Muito obrigado. (Palmas)

Extraído partes da ata da 325ª sessão da Câmara dos Deputados, em 23 de novembro de 2009. A presente sessão solene foi realizada em lembrança e agradecimento à solidariedade do povo brasileiro ao glorioso Estado de Santa Catarina. Esta sessão foi requerida pelo Deputado Federal Paulo Bornhausen.

Fonte: Acesse aqui!

❤

Comentário
Tip icon image Você também pode responder a este e-mail para deixar um comentário.

Deixe de seguir Blog do dcvitti para não receber mais publicações.
Altere suas configurações de e-mail em gerenciar assinaturas.

Com tecnologia WordPress.com
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages