
Nascido em 19 de setembro de 1921 em Pernambuco, região onde desde muito jovem compreendeu as difíceis condições de sobrevivência das classes oprimidas, Paulo Freire nos dá um grandioso motivo para multiplicar sua memória e legado essencial em processos comunitários e populares ao redor do mundo.
Ele dedicou sua vida e sua obra à construção de uma educação libertadora para os povos oprimidos. E não apenas do Brasil. A lousa e o giz de Freire percorreram a América Latina e a África, iluminando experiências revolucionárias e descolonizadoras através do conhecimento e, sobretudo, da ternura e compreensão da história e da vida dos oprimidos de nossa região.
Ainda hoje, os passos das experiências de educação para a liberdade referenciadas por Paulo Freire continuam sua trajetória histórica, transformando vidas e anunciando um mundo de emancipação. É fundamental recuperar seu legado porque ele continua inspirando movimentos populares, no campo e na cidade, na luta pelos direitos dos povos, pela emancipação popular e pela construção de um mundo mais justo, sem opressores e sem oprimidos.
Paulo Freire, presente!
