Uma análise sensata sobre performance de Linguagens de Programação

230 views
Skip to first unread message

Rafael Almeida Batista

unread,
May 11, 2011, 4:00:25 PM5/11/11
to dcc...@googlegroups.com, dcc...@googlegroups.com
Caros,

Como lembro de ter havido uma longa discussão nesse sentido na dcc052 (que era sobre "qual a melhor plataforma de desenvolvimento web", e que acabou se enveredando pro famoso caminho do "Java para Web x Linguagens Dinâmicas Em Geral"), encaminho aqui o seguinte artigo:

Twitter muda de Ruby para Java. Ruby é 3x mais lento que Java.

Nele, o Fábio Akita mostra que as discussões típicas sobre performance de LPs (e de linguagens em geral) são contaminadas por conclusões apressadas e superficiais, muitas vezes baseadas em falácias argumentativas. Uma leitura imperdível em defesa do BOM SENSO e do USO DO CÉREBRO para a tomada de decisões e formação de opiniões.

Att.,
Rafael Almeida

Rafael Almeida Batista

unread,
May 11, 2011, 4:37:32 PM5/11/11
to dcc...@googlegroups.com, dcc...@googlegroups.com
Isso é muito verdade, mas muita gente que NÃO tem esse problema age como se tivesse, nesse sentido.

2011/5/11 Edson Cunha <senho...@gmail.com>
Sustentar esse argumento a 5 k tweets/seg ("morte" do Bin Laden) é
complicado hein

Em quarta-feira, 11 de maio de 2011,
gabrie...@gmail.com<gabrie...@gmail.com> escreveu:
> Ainda acho que para a grande maioria das pessoas deve pensar em um outro problema.Na maioria dos casos o tempo para desenvolver é muito mais importante do que o tempo de execução de uma linguagem.O tempo de execução do twitter se ele fosse escrito todo em assembly provavelmente seria 300x mais rápido do que java.
> Porem teria demorado 10 anos a mais para ser lançado. Preocupe menos com o desempenho do programa e mais com o desempenho do programador.

>
> Em 11 de maio de 2011 17:00, Rafael Almeida Batista <almeida...@gmail.com> escreveu:
> Caros,
> Como lembro de ter havido uma longa discussão nesse sentido na dcc052 (que era sobre "qual a melhor plataforma de desenvolvimento web", e que acabou se enveredando pro famoso caminho do "Java para Web x Linguagens Dinâmicas Em Geral"), encaminho aqui o seguinte artigo:
>
>
>
> Twitter muda de Ruby para Java. Ruby é 3x mais lento que Java.http://www.akitaonrails.com/2011/04/16/twitter-muda-de-ruby-para-java-ruby-e-3x-mais-lento-que-java

>
>
>
> Nele, o Fábio Akita mostra que as discussões típicas sobre performance de LPs (e de linguagens em geral) são contaminadas por conclusões apressadas e superficiais, muitas vezes baseadas em falácias argumentativas. Uma leitura imperdível em defesa do BOM SENSO e do USO DO CÉREBRO para a tomada de decisões e formação de opiniões.
>
>
>
> Att.,Rafael Almeida
>
>
>

--
Abraço,

Edson Cunha

Rafael Almeida Batista

unread,
May 12, 2011, 7:37:20 AM5/12/11
to dcc...@googlegroups.com, dcc...@googlegroups.com
Produtividade não implica baixa dificuldade, nem o contrário. Em um contra exemplo não relacionado, mas altamente generalizável, digitar com um teclado DVORAK tem uma curva de aprendizado tensa, mas consegue-se velocidades melhores do que com o QWERTY depois que "o pior passa".

E você diria pra alguém que usa DVORAK que "esperava mais da capacidade deles"?

2011/5/11 Bruno Morais <moraisf...@gmail.com>
e outro coisa, programar em java é tão difícil assim? eu esperava mais dos programadores de hoje...


2011/5/11 Rafael Almeida Batista <almeida...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages